Deixa o Alfredo falar - Chapa 2

Deixa o Alfredo falar - Chapa 2 Deixa o Alfredo Falar! Chapa 2 - Eleição DAAB (2016-2017) Acreditamos que um DA que se posiciona sem o estudante, não cumpre seu papel representativo.

Chapa 2 - Eleição DAAB (2016-2017)

A chapa DEIXA O ALFREDO FALAR nasceu da necessidade de ampliar a voz dos estudantes de medicina da FMUFMG e é composta pelos mais diferentes perfis de nossa comunidade, que precisam de representação. Venha com a gente construir esse espaço de diálogo!

Não, o Alfredo não morreu :) :)E é nessa manhã chuvosa 💦 que a Chapa 2 - Deixa o Alfredo falar! 📢 apresenta para a comun...
06/02/2017

Não, o Alfredo não morreu :) :)

E é nessa manhã chuvosa 💦 que a Chapa 2 - Deixa o Alfredo falar! 📢 apresenta para a comunidade acadêmica a prestação de contas da campanha.
O dinheiro foi arrecadado dos membros da Chapa e os gastos foram com a confecção das camisetas, impulsionamentos das postagens na nossa página do Facebook e com as artes que usamos durante a campanha. O saldo de R$ 15,00 foi doado ao DAAB. Na planilha abaixo estão discriminados todos os valores que entraram e saíram.
Qualquer dúvida, entrar em contato com nossa tesoureira de campanha ( Yuka Itiki).
Obrigado a todos os envolvidos

Com o total de 786 votos, a eleição para a próxima gestão do Diretório Acadêmico Alfredo Balena teve, como resultado, a ...
11/12/2016

Com o total de 786 votos, a eleição para a próxima gestão do Diretório Acadêmico Alfredo Balena teve, como resultado, a Chapa 1 – Veredas.
Nós da Chapa 2 – Deixa o Alfredo falar! agradecemos a todos os 380 estudantes que votaram nesta chapa e, em algum momento, entraram na plataforma do moodle para isso. Muito obrigado!

Este não é o resultado que queríamos e para o qual trabalhamos, mas sabemos que não podemos pensar em nós ou neles. O pensamento precisa ser um só: o DAAB que amamos e a construção de um espaço para você, aluno. É dessa forma que desejamos uma boa gestão para aqueles que assumirão e queremos deixar a mensagem para que os estudantes da Faculdade de Medicina da UFMG: DEIXEM O ALFREDO FALAR!📢

“A boa conversa implica sempre em deixar o Alfredo falar. Além disso a discussão, ainda que gratuita, pode exaurir o papo diante de uma impossível opção, como a de saber qual é o melhor, Tolstoi ou Dostoievski, Corcel ou Opala, Caetano ou Chico.” – Deixa o Alfredo falar!, Crônica de Fernando Sabino.

ÚLTIMA CHAMADA PARA (  ) o verão (X) construir o DA que você quer! As eleições para o DAAB se encerram às 12h, então, se...
09/12/2016

ÚLTIMA CHAMADA PARA

( ) o verão
(X) construir o DA que você quer!

As eleições para o DAAB se encerram às 12h, então, se não votou, corre lá no moodle e defenda o DA que você quer ver.

Tá em cima da hora, mas pode chegar que ainda dá tempo de conhecer nossas propostas e nos dar sua opinião.

Vem com a gente e DEIXA O ALFREDO FALAR 📢📢📢

É válido? É!É financiamento? É!!Como já foi visto: os gastos do DAAB não são poucos e sem financiamento, a manutenção do...
08/12/2016

É válido? É!
É financiamento? É!!

Como já foi visto: os gastos do DAAB não são poucos e sem financiamento, a manutenção do espaço de convivência f**a comprometida, assim os puffs, a aparelhagem de som, mesa de sinuca, pebolim/ totó e ping-pong f**am sem manutenção.

A chapa Deixa o Alfredo Falar pretende manter a Vinhada como principal meio de financiamento, mas dando uma cara nova ao principal evento de começo de semestre!

Vamos rever o conceito musical, promover concurso de bandas entre alunos da faculdade para que o vencedor toque na vinhada, dar aos nossos colegas que não podem pagar a possibilidade de fazer parte da organização da festa, além de descontos para alunos FUMP nível I e fazer o evento f**ar cada vez mais amor e menos gourmet-caga-regras.

É evidente, todavia, que o DA não se sustenta apenas com ela. As arrecadações paralelas abrangerão desde os tradicionais FDTs, à realização semestral do Forró e ao DAABar, relembrando as origens dos FDTs, sem cobrança de entradas! Também serão realizadas festas em conjunto com outros DAs e CAs, além da venda de jalecos personalizados.

Porém, nós não concordamos que a Vinhada deva ser o financiamento definitivo do DAAB, ainda que neste momento seja o meio mais seguro de garantir a manutenção e a execução de projetos. Por isso, um projeto a longo prazo para nosso financiamento é através de investimento de doações para o Diretório Acadêmico.

Vamos trabalhar para divulgar a Associação de Ex-alunos e Amigos da Faculdade de Medicina da UFMG (AMED) que atualmente conta com um programa de associação e anuidades pagas por ex-alunos e simpatizantes. A exemplo de outras faculdades do Brasil e do mundo (como USP, Harvard, Yale, etc), uma associação de ex-alunos consegue financiar diversos projetos científicos, atividades esportivas e até mesmo os centros e diretórios acadêmicos de suas escolas.

Queremos, sim, pensar alto e inovar, mas com responsabilidade e levando em conta a opinião de quem mais importa, você, estudante de medicina!
Deixa o Alfredo Falar!

08/12/2016

[ESCANINHOS NO HC]
Aí você passa para a próxima etapa e começa o internato e os novos problemas💣 - OSCE, plantões, GDs, estágio, ICs, monitorias, ligas, atividades extracurriculares. Não bastasse isso, há ainda a dúvida de onde deixar em segurança seus livros, cadernos e outros objetos pessoais no Hospital das Clínicas. Sim! Exatamente, não temos lugar para guardar nossas coisas em nosso próprio cenário de prática! Com o intuito de melhorar a vida desse estudante, a chapa 2 – Deixa o Alfredo Falar 📢 tem como proposta a instalação de armários e escaninhos dentro do Hospital das Clinicas, resolvendo, assim, toda e qualquer indisposição com relação aos funcionários dos HC quanto a este problema, como já aconteceu.

Se interessou? temos muitas outras propostas! As eleições já estão acontecendo na MinhaUFMG! Entre e vote!

07/12/2016

-------- ATENÇÃO! --------

Nós da chapa 2 - Deixa o Alfredo Falar!, nos últimos dias tivemos nossa postura questionada por algumas pessoas da faculdade pois declaramos publicamente em vídeo os motivos de não concordarmos com algumas propostas da chapa 1.

Em primeiro lugar, destacamos que as chapas concorrentes à gestão 2016 do DAAB têm algumas propostas diferentes e que o nosso intuito nessas eleições é fomentar o debate.
Em segundo lugar, f**amos surpresos com essa repercussão, uma vez que o que sustenta a democracia é o embate de ideias. Para gerir um DA que representa tantas pessoas diferentes, com pensamentos totalmente diferentes, consideramos extremamente necessária a tranquilidade para lidar com ideias opostas sabendo escutá-las e debatê-las.

Em terceiro e último lugar, apenas defendemos nosso ponto de vista com base em fatos e números. Nos sentimos na obrigação de esclarecer o que consideramos inviável. O que queremos, e o nome da nossa chapa demonstra isso, é dar voz ao estudante, é questionar o que incomoda, sair do lugar comum da nossa faculdade, abrir horizontes, e acreditamos que isso só pode ser feito mediante exposição de opiniões.

Estamos sempre abertos ao diálogo e convidamos todos ao debate. Envie-nos mensagens via página da chapa ou pelo perfil do Alfredo Sincero ou mande inbox para qualquer um dos nossos membros e !

06/12/2016

Você sabe como funciona para manter o DAAB? Quanto você acha que precisa para manter a estrutura física e dar auxílio aos estudantes? Quais propostas e projetos são viáveis? Quais não são? Por que algumas propostas não são viáveis?
Venha esclarecer essas e outras dúvidas com a gente

[O RURAL VAI ACABAR? ESTÁ ACABANDO?][PROPOSTA 1 DA COORDENAÇÃO ENSINO MÉDICO – MELHORIA DO ESTÁGIO NO INTERNATO RURAL]Sa...
06/12/2016

[O RURAL VAI ACABAR? ESTÁ ACABANDO?]
[PROPOSTA 1 DA COORDENAÇÃO ENSINO MÉDICO – MELHORIA DO ESTÁGIO NO INTERNATO RURAL]

Sabendo das dificuldades enfrentadas para a renovação de convênios do Departamento de Medicina Preventiva e Social (MPS) no campo de estágio do internato rural e também das dificuldades e limitações que o estudante de medicina encontra nessa vivência, a Chapa 2 Deixa o Alfredo Falar traz uma série de propostas que visa a melhorar e valorizar ainda mais o nosso amado Internato Rural.
Fizemos um estudo com nossos colegas que passaram pelo Rural, professores do Departamento de MPS e com a vivência de membros da chapa no Rural.
1. Integrar projetos de extensão e ligas acadêmicas no Internato Rural.
2. Ofertar para as cidades a possibilidade de receber pacientes em nossa atenção secundária e terciária através das vagas disponíveis nos ambulatórios e projetos de extensão. Explicamos: essas vagas não passam pela fila do SUS e são geridas pelos coordenadores dos ambulatórios, assim não estaríamos furando a fila de marcação de consulta do SUS.
3. Ofertar capacitação para os médicos da atenção básica na cidade conveniada para condução dos casos que sentem inseguros ou estão desatualizados. Ex: Exame de toque no homem; fundoscopia; atenção básica dermatológica e oftálmica e etc.
4. Oferecer capacitação para os gestores de saúde que muitas vezes não possuem a experiência necessária para conduzir as políticas e ações de saúde eficientemente.
5. Realizar estudos epidemiológicos e análises de Melhoria Continuada da Qualidade dos serviços prestados. A fim de melhor definir e direcionar as políticas e ações de saúde no município.
6. Integrar nosso Rural com o da Enfermagem e Nutrição. Além de propor aos outros cursos do Campus Saúde a criação de seus internatos rurais e que possamos integrá-los.
7. Criação de uma Empresa Júnior de Saúde Coletiva que coordenaria grande parte dessas ações mencionadas, daria suporte para todos os estudantes de medicina no Rural e faria o intermédio entre cidade-faculdade-aluno.
8. Visando um plano de ação mais horizontal e a longo prazo nas cidades conveniadas seria interessantes que uma dupla de estagiários deixasse uma sugestão de plano de ação a ser seguido pela próxima dupla.
9. Criar um manual de cada cidade com as informações epidemiológicas e detalhes de seu sistema de saúde, deixar definido detalhadamente quais os objetivos e funções do estudante naquele estágio, além de integrar o atual “Passômetro do Rural” que contém as informações de “sobrevivência” do estudante nesse manual.

Nós entendemos que o espaço para empreendedorismo na FMUFMG é extremamente subaproveitado e, portanto, queremos dar um p...
06/12/2016

Nós entendemos que o espaço para empreendedorismo na FMUFMG é extremamente subaproveitado e, portanto, queremos dar um passo ousado em direção a ampliar esse universo: EMPRESA JÚNIOR da medicina.

Nossa proposta é incentivar o estudante de medicina a aprimorar suas habilidades de gestão e gerência em saúde e expandir as ações de empreendedorismo para uma realidade próxima à da prática médica. A fim de estar preparado para o atual mercado de trabalho que está hostil, é necessário a vivência do cenário que nossos colegas encontrarão ao formarem.

Um DA que se preocupa com a cultura é um DA que se preocupa com a saúde mental do estudante de medicina. Queremos não ap...
05/12/2016

Um DA que se preocupa com a cultura é um DA que se preocupa com a saúde mental do estudante de medicina. Queremos não apenas promover eventos, mas também trabalhar no dia-a-dia com iniciativas que tornem o espaço físico e virtual do diretório mais atraentes e acolhedores para os alunos.

E somente com uma boa coordenação de comunicação é que podemos ter uma página atualizada e com informações realmente relevantes. Além disso, a comunicação direta com os estudantes é o que mais nos interessa!
Fique atento à votação na plataforma MinhaUFMG a partir de amanhã, terça-feira às 7h.

A todas e a todos: obrigadeeee! Nós, da chapa 2 Deixa o Alfredo Falar! retribuímos sua participação com trabalho e dedic...
04/12/2016

A todas e a todos: obrigadeeee!
Nós, da chapa 2 Deixa o Alfredo Falar! retribuímos sua participação com trabalho e dedicação!

Aproveitamos para relembrar os estudantes de medicina que as eleições ocorrerão nesta semana, a partir do dia 06 (terça-feira) e vão até o dia 09 (sexta-feira) às 12h! Para votar basta acessar sua plataforma MinhaUFMG e seguir a ordem: Meus colegiados > Colegiado do Curso de Medicina > Plataforma virtual do colegiado > Eleições DAAB 2016!

04/12/2016

Como se dá o financiamento atual do DAAB e quais são as consequências de se perder a nossa principal fonte de arrecadação, a vinhada? A tesoureira da chapa 2, Raquel Madalena, explica!

Alguma dúvida? Envie uma pergunta pra gente!
Gostou? Curta e compartilhe e divulgue uma informação relevante para todos os estudantes!

Endereço

Avenida Alfredo Balena
Belo Horizonte, MG
30130

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Deixa o Alfredo falar - Chapa 2 posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar