Associação de Pós-Graduandos da Universidade Federal de Minas Gerais

Associação de Pós-Graduandos da Universidade Federal de Minas Gerais Informações para nos contatar, mapa e direções, formulário para nos contatar, horário de funcionamento, serviços, classificações, fotos, vídeos e anúncios de Associação de Pós-Graduandos da Universidade Federal de Minas Gerais, Organização política, Belo Horizonte.

A APG-UFMG é uma associação que reúne ativistas que se preocupam com os rumos da pós-graduação no Brasil e que pretende se envolver nas discussões mais caras ao corpo dicente da pós-graduação na Universidade Federal de Minas Gerais: Trabalho e Pesquisa, Modalidade de Bolsa, Assistência Estudantil e etc.

08/11/2016
Oportunidade de votar numa regularização geral sobre ciência e tecnologia e inovação tecnológica a entrar em vigor a par...
05/11/2015

Oportunidade de votar numa regularização geral sobre ciência e tecnologia e inovação tecnológica a entrar em vigor a partir da aprovação.

http://www12.senado.gov.br/ecidadania/visualizacaotexto?id=171867

Opine sobre o texto: "Texto Inicial - Deputado Bruno Araújo e outros - 16/07/2015" do(a) PLC 77/2015 de 16/07/2011

20/10/2015

Olá Pós-Graduandos da UFMG,

Vale a pena ler até o fim, leva menos de 1 minuto).

Muitos me perguntam (Rafael Polidoro) sobre esse novo processo de reativação da APG que está ocorrendo. Ele está explicado abaixo dentro da minha versão dos fatos. Como sabem, uma versão não é uma verdade única e absoluta, mas é como eu como ex-presidente da APG UFMG e membro da Comissão Eleitoral li os fatos e o hino da UJS ao fim da anulação da última eleição:

o que aconteceu é que a antiga gestão (a minha) realizou uma eleição entre duas chapas - uma do PCdoB Jr,(UJS) e outra sem partido. Como a UJS é muito forte em grêmios acadêmicos, mas é muito fraca em pós, eles iam perder. Com isso, fizeram inúmeras ocorrências na FAFICH e anularam a urna (teve outras pequenas coisas). Assim sendo, a outra chapa pediu a anulação da eleição.
Como o resultado poderia mudar, todos presentes na apuração (Presidente da ANPG e outros 15 ou mais membros da UJS, a maioria de menor) concordaram que a eleição ia ser anulada sendo o Conselho de Representantes da Pós responsável por realizar nova eleição em dois meses com a ajuda dos presentes.
Em um documento assinado por todos isso ficava claro, entretanto o pessoal do PCdoB preferiu sacanear de vez, disse que assinaram, mas que não havia validade alguma e que não iam ajudar nada o processo. Assim o prazo de dois meses acabou e a APG extinguiu.
Então, o PCdoB começou um movimento através da ANPG de reativar a APG através de eleição indireta e assinaturas coletadas nas pós graduações e em duas assembleias. Continuará absolutamente ilegal, entretanto querem começar um novo estatuto inventado por eles mesmos para que possam pegar a APG UFMG e ter mais delegados deles na ANPG sem ter concorrência alguma.
Vocês foram convidados para esta segunda assembleia onde vão inventar um novo estatuto, aprová-lo sem quórum suficiente nem pra fazer uma associação de moradores de um prédio de 3 andares e virar a próxima APG. A Comissão Pró APG UFMG está por fora disso, e estão tentando ajudar.
E você me pergunta - Pq eu não vou fazer nada contra isso? Porque eu não so como eles, prefiro que haja uma APG, mesmo que sacana do que nenhuma. Ao menos daqui um ano haverá eleição e eles poderão sair democraticamente. E espero que uma gestão futura dê continuidade no processo de regularização no cartório que é muito difícil de fazer, mas ao menos está em andamento.

Se tem algo a dizer, principalmente, ajudar na confecção do novo estatuto) - compareça amanhã 18h na FACE.

Aos pós-graduandos interessados em vacinologia!
23/01/2015

Aos pós-graduandos interessados em vacinologia!

É hoje pessoal!! Um bom voto a todos! Ótima oportunidade participar. Se não conhece as propostas, converse com o pessoal...
19/11/2014

É hoje pessoal!! Um bom voto a todos! Ótima oportunidade participar. Se não conhece as propostas, converse com o pessoal das chapas perto das urnas! Se tiver reclamações, sugestões, serão bem-vindas!
A Associação de Pós-Graduandos da Universidade Federal de Minas Gerais não pode parar!!!
https://www.ufmg.br/online/arquivos/036172.shtml

Cerca de 15 mil alunos de pós-graduação stricto e lato sensu estão aptos a votar amanhã, 19, na eleição para a gestão 2015 da Associação de Pós-Graduandos da UFMG (APG). Facultativa, a votação ocorrerá das 9h às 20h em unidades...

O pleito será realizado em 19 de novembro, das 9h às 20h!!!https://www.ufmg.br/online/arquivos/035893.shtml
11/11/2014

O pleito será realizado em 19 de novembro, das 9h às 20h!!!

https://www.ufmg.br/online/arquivos/035893.shtml

Já estão homologadas as duas chapas que concorrerão às eleições da diretoria da Associação de Pós-Graduandos da UFMG (APG), biênio 2014-2015. O pleito, que será realizado em 19 de novembro, das 9h às 20h, será disputado pelos grupos Construção Coletiva...

últimos dias inscrição de chapas para APG- 2014-2015De 20 a 24 de outubro, serão efetuadas inscrições de chapas para as ...
23/10/2014

últimos dias inscrição de chapas para APG- 2014-2015

De 20 a 24 de outubro, serão efetuadas inscrições de chapas para as eleições da Associação de Pós-graduandos da UFMG (APG-UFMG). O pleito será realizado entre 10 e 14 de novembro, em dia a ser definido pela comissão eleitoral e pelas chapas inscritas.

São considerados elegíveis alunos de pós-graduação da UFMG (em regimes lato e stricto sensu) regularmente matriculados, pós-doutorandos que realizam suas pesquisas na UFMG e pós-graduados que tenham concluído o curso há, no máximo, um ano.

Para inscrição a chapa deverá enviar os cargos e o comprovante de matrícula dos seus membros.
Mais informações, no link: https://www.ufmg.br/online/arquivos/035417.shtml

Atenciosamente,
Comissão Eleitoral 2014

De 20 a 24 de outubro, serão efetuadas inscrições de chapas para as eleições da Associação de Pós-graduandos da UFMG (APG-UFMG). O pleito será realizado entre 10 e 14 de novembro, em dia a ser definido pela comissão eleitoral e...

06/09/2014

Prezadxs alunxs de pós-graduação,
A gestão autonomia da APG UFMG conseguiu ao fim da última gestão do reitorado 266.727.12 reais do orçamento da UFMG para ser viabilizado na FUMP com a finalidade de contemplar a Assistência Estudantil aos pós-graduandos.
Curto background: o Plano Nacional de Assistência Estudantil envia verbas proporcionais às Universidades para este fim, entretanto limitando sua aplicação aos cursos de graduação. Portanto, todas as nossas demandas apresentadas ao Presidente da FUMP prof. Seme, foram inviabilizadas por não terem verba disponível.
Na luta por encontrarmos uma fonte livre do PNAES, encontramos uma taxa na UFMG de nome 10-95, que determina 2% dos serviços particulares prestados usando os recursos humanos e/ou físicos da UFMG serem destinados à formação de recursos humanos.
Tentamos ir ao DCE, pois infelizmente os somos subordinados, para proporem ao Conselho Universitário (CU) aumentarmos essa taxa de 2 para 8% ao menos. Fomos ignorados. Inclusive a vaga que eles nos permitiram para termos representante da pós no CU nunca foi indicada.
Então ficamos apenas com os 2% que correspondem à esse valor acima citado de 266 mil. Ele é muito pouco, mesmo. 40% dos pós-graduandos não possuem bolsa. Uma bolsa de doutorado, por exemplo, por ano seriam 24 mil. Poderíamos contemplar de 10 a 16 pessoas ao máximo.
Quando a FUMP e a Reitoria nos perguntaram qual seria o principal modo de usar a verba, fizemos uma pesquisa de assistência estudantil para nos guiar e tivemos 223 participantes. Agradecemos aos que participaram.
As demandas principais não podem ser cobertas apenas por este valor, que são moradia e auxílio a eventos.
Portanto o dinheiro ficou para a alimentação (abater o valor do RU que o CU aumentou no ano em que entramos) e alguns pós-graduandos são considerados carentes da FUMP para todos os propósitos. Cerca de 180 pessoas. Foi o melhor que conseguimos fazer.
Ontem, nossa gestão reuniu com a gestão atual do reitorado, de posse do Relatório da Pesquisa que fizemos sobre AE e dos projetos em andamento com o antigo reitorado e muita coisa importante se deu.
Estavam presentes a Vice-Reitora, o PRPG, o diretor da DAE que será elevada à PRAE e o presidente da FUMP atuais.
Neste encontro conseguimos (ninguém ainda assinou nada, entretanto nunca nos foi prometido e não cumprido), até 80 vagas para pós-graduandos na moradia 3 e a determinação de que lançaremos editais para auxílio a eventos para pós-graduandos e para graduandos.
Estes editais evitarão o "balcão" que era antigamente de alunos pedindo pedaços de auxílio em todos os órgãos e sobrecarregando pessoal e o financeiro.
Seria nos moldes de editais de eventos como o CNPq faz. Há uma verba X e as pessoas concorrem com seus pedidos de auxílio nos moldes de sua necessidade com prestação de contas e sem permitir privilégios, pois seria às cegas.
Eles não disseram o quanto isso vai custar, então imagino que será de uma fonte ainda separada das taxas 10-95. O que não nos faz desistir de aumentá-la. 2% apenas de retorno para a Universidade para cursos de extensão e workshops não pagam nem a luz, aluguel de sala e datashow, banheiros, água e internet que alguns professores e empresas usam (nada contra). Vamos retomar a conversa com o DCE, mas já sabendo que nada disso acontecerá em nossa gestão que se encontra no fim (e não vamos nos candidatar à reeleição). Mas nos deixa satisfeitos em que fizemos o nosso melhor.
O relatório segue anexo.
Sinceramente,
APG-UFMG
Gestão APG-UFMG Autonomia

02/04/2013

bão... sou RD da Educação e não acho o lugar de votar no melhor horário de reunião. agradeço y saludos, conde

Endereço

Belo Horizonte, MG

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Associação de Pós-Graduandos da Universidade Federal de Minas Gerais posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Organização

Envie uma mensagem para Associação de Pós-Graduandos da Universidade Federal de Minas Gerais:

Compartilhar