Associação Irmão Sol

Associação Irmão Sol A Associação Irmão Sol é uma entidade beneficente, sem fins lucrativos, que atende em regime de Acolhimento Institucional a crianças e adolescentes.

A Associação Irmão Sol busca atender crianças e adolescentes, ambos os sexos, sob medida de proteção na forma de Acolhimento Institucional, contribuindo para seu desenvolvimento físico, psicológico e social, oferecendo alimentação, cuidados de higiene, saúde, atividades lúdicas, recreativas, culturais e pedagógicas e favorecendo seu retorno a família.
É uma entidade que dá suporte a crianças e ado

lescentes que dentro de sua família ou na comunidade em que residiam foram vítimas de violência física e/ou psicológica. Esses são acolhidos em caráter provisório até que se resolva o encaminhamento a ser dado ao caso. Todas resoluções são em comum acordo com o Juizado da Infância e Juventude. A Associação conta com 5 Unidades de Acolhimento Institucional e atende até 75 crianças e adolescentes entre 0 e 18 anos incompletos. A manutenção dessas Unidades é feita através de convênios com a Prefeitura. Esses recursos são insuficientes, sendo necessário também contar com o apoio de voluntários, busca de financiadores e doações para um bom funcionamento destas. A rotina é acompanhada por profissionais e fiscalizada por funcionários da Prefeitura de Belo Horizonte. A rotina executada dentro das Unidade estão dentro das determinações estabelecidas no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) e Orientações Técnicas para o Serviço de Acolhimento Institucional (CONANDA). Acreditamos que os procedimentos tomados são com o intuito de colaborar com a educação e bem-estar dos acolhidos, estimulando aspectos sociais, emocionais e familiares. Assim como Piaget (estudioso do desenvolvimento infantil) nós, da Associação Irmão Sol, acreditamos que o ser humano passa por uma série de mudanças ordenadas e previsíveis, dentro de seu crescimento cognitivo. Então, a interação se faz primordial para o desenvolvimento, pois a criança e adolescente é concebido como um ser que, a todo o momento interage com a realidade, seja com objetos ou pessoas.
É essa interação com o ambiente que o cerca que vai consolidar sua estrutura mental, através de dois processos simultâneos que são sua organização interna e adaptação ao meio. Como supomos que o conhecimento é uma fusão da interação com outras pessoas, ou seja, do meio em que vive, esse conhecimento deve partir das informações advindas do próprio meio. Fazer com que o individuo se interesse pelas dificuldades que o cercam, é fazer com que haja crescimento, pois apenas receber informações, sem que ocorra uma conclusão própria não pode ser considerado um aprendizado pleno. Como principais objetivos da EDUCAÇÃO, temos a formação de homens criativos, descobridores e inventivos, de pessoas criticas e ativas, buscando a construção de sua autonomia.

Endereço

Rua Itamarandiba, 215/Carlos Prates
Belo Horizonte, MG
30710-180

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:00 - 12:00
13:00 - 17:00
Terça-feira 08:00 - 12:00
13:00 - 17:00
Quarta-feira 08:00 - 12:00
13:00 - 17:00
Quinta-feira 08:00 - 12:00
13:00 - 17:00
Sexta-feira 08:00 - 12:00
13:00 - 17:00

Telefone

+553132723037

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Associação Irmão Sol posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Organização

Envie uma mensagem para Associação Irmão Sol:

Compartilhar

Nossa História

A Associação Irmão Sol busca atender crianças e adolescentes, ambos os sexos, sob medida de proteção na forma de Acolhimento Institucional, contribuindo para seu desenvolvimento físico, psicológico e social, oferecendo alimentação, cuidados de higiene, saúde, atividades lúdicas, recreativas, culturais e pedagógicas e favorecendo seu retorno a família. É uma entidade que dá suporte a crianças e adolescentes que dentro de sua família ou na comunidade em que residiam foram vítimas de violência física e/ou psicológica. Esses são acolhidos em caráter provisório até que se resolva o encaminhamento a ser dado ao caso. Todas resoluções são em comum acordo com o Juizado da Infância e Juventude. A Associação conta com 5 Unidades de Acolhimento Institucional e atende até 75 crianças e adolescentes entre 0 e 18 anos incompletos. A manutenção dessas Unidades é feita através de parcerias com a Prefeitura de Belo Horizonte. Esses recursos são insuficientes, sendo necessário também contar com o apoio de voluntários, busca de financiadores e doações para um bom funcionamento destas. A rotina é acompanhada por profissionais e fiscalizada por funcionários da Prefeitura de Belo Horizonte. A rotina executada dentro das Unidade estão dentro das determinações estabelecidas no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) e Orientações Técnicas para o Serviço de Acolhimento Institucional (CONANDA). Acreditamos que os procedimentos tomados são com o intuito de colaborar com a educação e bem-estar dos acolhidos, estimulando aspectos sociais, emocionais e familiares. Assim como Piaget (estudioso do desenvolvimento infantil) nós, da Associação Irmão Sol, acreditamos que o ser humano passa por uma série de mudanças ordenadas e previsíveis, dentro de seu crescimento cognitivo. Então, a interação se faz primordial para o desenvolvimento, pois a criança e adolescente é concebido como um ser que, a todo o momento interage com a realidade, seja com objetos ou pessoas. É essa interação com o ambiente que o cerca que vai consolidar sua estrutura mental, através de dois processos simultâneos que são sua organização interna e adaptação ao meio. Como supomos que o conhecimento é uma fusão da interação com outras pessoas, ou seja, do meio em que vive, esse conhecimento deve partir das informações advindas do próprio meio. Fazer com que o individuo se interesse pelas dificuldades que o cercam, é fazer com que haja crescimento, pois apenas receber informações, sem que ocorra uma conclusão própria não pode ser considerado um aprendizado pleno. Como principais objetivos da EDUCAÇÃO, temos a formação de homens criativos, descobridores e inventivos, de pessoas criticas e ativas, buscando a construção de sua autonomia.