22/03/2016
Boas vindas aos calouros e calouras! Boas vindas a todos!
Primeiro a gente vai se apresentar pra quem não conhece: nós somos a Chapa da Lama ao Caos – do Caos à Transformação. Somos um grupo de estudantes do curso de filosofia e concorremos ao processo eleitoral para gestão do nosso Centro Acadêmico (o CAFCA) no fim do ano passado. Recebemos os votos de 45 estudantes, 25% do total.
Esses 45 votos foram nas nossas propostas e ideias, que poderiam ser resumidas assim: encher o CAFCA e o curso de filosofia de vida, festas e atividades extracurriculares e organizar os estudantes para lutar em defesa dos nossos direitos dentro e fora da universidade, procurando questionar o atual elitismo da universidade (como o vestibular que deixa tantos jovens fora da UFMG) e os cortes de verbas do governo federal na educação; contra o racismo, o machismo e a LGBTfobia, que são institucionalizados, como por exemplo na terceirização que semi-escraviza mulheres negras que limpam os banheiros de toda universidade; também lutamos por assistência estudantil pra todos, contra os “cortes seletivos” da reitoria e contra a FUMP que lucra sobre nossos direitos. Temos muito mais ideias e propostas, mas é assunto pra uma conversa mais longa...vocês podem conferir curtindo a página do Facebook “Chapa 2: Da Lama ao Caos - CAFCA 2016”.
Esse panfletinho é na verdade por um motivo mais urgente: a atual chapa majoritária na gestão do CAFCA, a Chapa Intersecção (que recebeu 68 votos ou 38%), chamou uma assembleia para discutir, entre outras pautas, a posse deles na gestão e o estatuto do nosso CA (Centro Acadêmico). O estatuto é o documento que coloca as regras de como funciona a gestão do CA, as eleições, etc.
Achamos essa assembleia importante e CHAMAMOS TODOS A PARTICIPAR!
Alguns membros da nossa chapa fizeram parte das duas gestões anteriores do CAFCA (2013-2014 e 2014-2015). Antes de 2013 o CAFCA não tinha gestão desde 2009, e foi a Chapa (e posterior gestão) “Jornadas de Junho” que retomou o CAFCA e votou junto a dezenas de estudantes, por meio de assembleias, um novo estatuto mais democrático. Este estatuto então vigorou por dois anos desde o fim de 2013, e agora a atual gestão do CAFCA (Chapa Intersecção) está questionando a validade dele e querendo substituí-lo pelo antigo.
O grande diferencial do atual estatuto é que é muito mais democrático, por um mecanismo chamado PROPORCIONALIDADE. Esse mecanismo permite que a discussão de como levar a gestão do CA não seja feita só uma vez por ano e quem ganhar poderia decidir tudo até a eleição seguinte. As chapas que perderam a eleição têm direito de ficar com uma parte PROPORCIONAL aos seus votos na gestão, continuando a representar aqueles estudantes dos quais receberam os votos e tendo acesso também ao caixa ($$) do CA.
Além disso o atual estatuto coloca como soberanas frente a todas decisões importantes do curso as assembleias, sendo que a gestão deve somente executar a política votada nas assembleias, onde todo estudantes pode participar, fazer propostas e votar. Num momento político do país onde a “democracia” está na boca de todo mundo, é ótimo podermos começar pelo nosso curso consolidando a nossa representação mais direta – o CAFCA! – como uma ferramenta democrática dos estudantes! É por tudo isso que defendemos o atual estatuto!
ASSEMBLEIAS DA FILOSOFIA:
DATA: Quarta-feira, 23/3
HORÁRIO: 11:30 e 18:00
LOCAL: Arena da FAFICH