Chapa 2: Da Lama ao Caos - CAFCA 2016

Chapa 2: Da Lama ao Caos - CAFCA 2016 Chapa 2 nas eleições do CAFCA - Centro Acadêmico de Filosofia. A votação será nos dias 9, 10 e

Boas vindas aos calouros e calouras! Boas vindas a todos!Primeiro a gente vai se apresentar pra quem não conhece: nós so...
22/03/2016

Boas vindas aos calouros e calouras! Boas vindas a todos!

Primeiro a gente vai se apresentar pra quem não conhece: nós somos a Chapa da Lama ao Caos – do Caos à Transformação. Somos um grupo de estudantes do curso de filosofia e concorremos ao processo eleitoral para gestão do nosso Centro Acadêmico (o CAFCA) no fim do ano passado. Recebemos os votos de 45 estudantes, 25% do total.

Esses 45 votos foram nas nossas propostas e ideias, que poderiam ser resumidas assim: encher o CAFCA e o curso de filosofia de vida, festas e atividades extracurriculares e organizar os estudantes para lutar em defesa dos nossos direitos dentro e fora da universidade, procurando questionar o atual elitismo da universidade (como o vestibular que deixa tantos jovens fora da UFMG) e os cortes de verbas do governo federal na educação; contra o racismo, o machismo e a LGBTfobia, que são institucionalizados, como por exemplo na terceirização que semi-escraviza mulheres negras que limpam os banheiros de toda universidade; também lutamos por assistência estudantil pra todos, contra os “cortes seletivos” da reitoria e contra a FUMP que lucra sobre nossos direitos. Temos muito mais ideias e propostas, mas é assunto pra uma conversa mais longa...vocês podem conferir curtindo a página do Facebook “Chapa 2: Da Lama ao Caos - CAFCA 2016”.

Esse panfletinho é na verdade por um motivo mais urgente: a atual chapa majoritária na gestão do CAFCA, a Chapa Intersecção (que recebeu 68 votos ou 38%), chamou uma assembleia para discutir, entre outras pautas, a posse deles na gestão e o estatuto do nosso CA (Centro Acadêmico). O estatuto é o documento que coloca as regras de como funciona a gestão do CA, as eleições, etc.
Achamos essa assembleia importante e CHAMAMOS TODOS A PARTICIPAR!

Alguns membros da nossa chapa fizeram parte das duas gestões anteriores do CAFCA (2013-2014 e 2014-2015). Antes de 2013 o CAFCA não tinha gestão desde 2009, e foi a Chapa (e posterior gestão) “Jornadas de Junho” que retomou o CAFCA e votou junto a dezenas de estudantes, por meio de assembleias, um novo estatuto mais democrático. Este estatuto então vigorou por dois anos desde o fim de 2013, e agora a atual gestão do CAFCA (Chapa Intersecção) está questionando a validade dele e querendo substituí-lo pelo antigo.

O grande diferencial do atual estatuto é que é muito mais democrático, por um mecanismo chamado PROPORCIONALIDADE. Esse mecanismo permite que a discussão de como levar a gestão do CA não seja feita só uma vez por ano e quem ganhar poderia decidir tudo até a eleição seguinte. As chapas que perderam a eleição têm direito de ficar com uma parte PROPORCIONAL aos seus votos na gestão, continuando a representar aqueles estudantes dos quais receberam os votos e tendo acesso também ao caixa ($$) do CA.

Além disso o atual estatuto coloca como soberanas frente a todas decisões importantes do curso as assembleias, sendo que a gestão deve somente executar a política votada nas assembleias, onde todo estudantes pode participar, fazer propostas e votar. Num momento político do país onde a “democracia” está na boca de todo mundo, é ótimo podermos começar pelo nosso curso consolidando a nossa representação mais direta – o CAFCA! – como uma ferramenta democrática dos estudantes! É por tudo isso que defendemos o atual estatuto!

ASSEMBLEIAS DA FILOSOFIA:
DATA: Quarta-feira, 23/3
HORÁRIO: 11:30 e 18:00
LOCAL: Arena da FAFICH

Na UFMG, em Minas Gerais, em todo Brasil: não esqueceremos!
02/03/2016

Na UFMG, em Minas Gerais, em todo Brasil: não esqueceremos!

11/12/2015

Precisamos de uma gestão que lute contra o racismo na universidade! Vote Chapa 2 - Da Lama ao Caos!

Apoie e vote na Chapa 2!"Me agrada a ideia de rotatividade, mas quando eu coloco na balança e percebo as outras opções d...
11/12/2015

Apoie e vote na Chapa 2!

"Me agrada a ideia de rotatividade, mas quando eu coloco na balança e percebo as outras opções de gestão eu vejo que a gestão atual do CAFCA ainda é a melhor opção. Em primeiro lugar eu não fico 100% feliz com a chapa do 2º período [Chapa 1 – Interseção] porque eu acho que a proposta deles é uma proposta muito boa, porém insuficiente, pra poder representar os estudantes de filosofia da UFMG. Porque a proposta deles é que seja uma micropolítica, e que trate a nível institucional os direitos e deveres desses alunos, o que eu acho muito legal e que é uma função do CAFCA. A questão é que essa proposta por si só não me representa porque existem demandas da minha vida particular que estão muito além das questões acadêmicas, como a luta pela igualdade dos sexos, pela igualdade de salários, uso de espaços, a questão das mulheres terceirizadas, etc.. Tal como a nossa gestão atual da universidade não é democrática essas questões também são tratadas de forma anti-democrática; o voto dos estudantes vale muito menos do que um professor ou diretor da instituição, sendo que nossos votos deveriam ter o mesmo valor. A outra chapa, que me desagrada completamente e eu gostaria que fosse manifestado o meu repúdio é a Chapa 3 – SOS Salve o CAFCA; pra começar o CAFCA não precisa ser salvo: o CAFCA é um espaço acadêmico muito interessante, lá eu vejo a democracia acontecer, lá eu vejo a igualdade acontecer; lá eu vejo que eu tenho espaço pra conversar com meus colegas, pra discutir minhas aflições e vitórias dentro do curso, e além do mais eu tenho um espaço de luta política. [...] Pra mim a Chapa 3 é uma chapa extremamente elitista, é uma chapa extremamente preconceituosa, [...] é uma chapa que não luta pelo fim de nenhuma das desigualdades, das quais eu sou diretamente vítima enquanto mulher negra, enquanto mulher pobre.
[...]
Eu acredito num centro acadêmico que lute pelos meus direitos não só enquanto aluna, enquanto uma pessoa que vai pegar o diploma no final do curso, mas que lute também pelos meus direitos enquanto ser humano. [...] Eu exijo respeito e exijo espaço e o CAFCA me representa todos os dias: quando apoia manifestações de estudantes que estão ocupando escolas em São Paulo, quando ele luta contra os cortes de gastos na educação, quando ele luta pelo direito de estudantes negros terem acesso à universidade, pra que pessoas negras não continuem sendo mortas pela Polícia Militar que comete um verdadeiro genocídio da população negra diariamente, que luta contra uma mídia que é extremamente meticulosa e enganadora, então entre várias outras questões institucionais que acredito que a atual gestão do CAFCA me representa muito bem, existe a questão humana, e eu realmente quero ver essa gestão ser repetida e quero ver essas lutas terem continuidade. Por isso eu reafirmo meu voto na Chapa 2 – Da Lama ao Caos.” - Laiz, estudante de Filosofia

Apoie e vote na Chapa 2!
10/12/2015

Apoie e vote na Chapa 2!

Sabia que só a nossa chapa fala contra os cortes de verbas no material de campanha?==="A Universidade Federal de Minas G...
09/12/2015

Sabia que só a nossa chapa fala contra os cortes de verbas no material de campanha?

===

"A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) informou nessa sexta-feira (4), em um comunicado publicado em sua página na internet, que poderá haver neste mês atrasos em pagamentos de algumas modalidades de bolsas de estudo, de contratos de terceirização e de bens e serviços de diferentes fornecedores."

Universidade aguarda liberação de recursos contingenciados pelo governo federal; administração central da universidade está de plantão

Nossas ideias e propostas estão na mão dos membros e apoiadores até sexta-feira, nos corredores e salas de aula.Conheça,...
09/12/2015

Nossas ideias e propostas estão na mão dos membros e apoiadores até sexta-feira, nos corredores e salas de aula.

Conheça, apoie e vote!
- As urnas estão abertas para votação de hoje até sexta-feira, no 2º andar da FAFICH.

Algumas das nossas propostas para o curso.Escreva as suas também, no 2º andar da FAFICH!- As urnas estão abertas para vo...
09/12/2015

Algumas das nossas propostas para o curso.
Escreva as suas também, no 2º andar da FAFICH!

- As urnas estão abertas para votação de hoje até sexta-feira, no 2º andar da FAFICH.

Conheça nossas ideias e propostas.A votação é desta quarta-feira (9) até sexta-feira (11), com urna aberta de 9h às 21h....
09/12/2015

Conheça nossas ideias e propostas.

A votação é desta quarta-feira (9) até sexta-feira (11), com urna aberta de 9h às 21h.
Participem!

Ninguém entendeu mesmo o que aconteceu no Milharal...- O Milharal é nosso! Vamos lutar pra retomá-lo.
08/12/2015

Ninguém entendeu mesmo o que aconteceu no Milharal...

- O Milharal é nosso! Vamos lutar pra retomá-lo.

Endereço

Belo Horizonte, MG
31270-901

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Chapa 2: Da Lama ao Caos - CAFCA 2016 posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar