28/03/2026
Hoje, dia 27/03/26, Deus recolheu nossa primeira diretora, dona Luzia, certamente só os mais antigos a conheceram. Foi ela quem me recebeu no dia 09 de fevereiro de 1988, quando ao passar para o concurso do Estado, como professora de Língua Portuguesa, escolhi a Escola Estadual Santa Amélia para lecionar, sem nem imaginar por quanto tempo estaria por lá, como seria para uma professora recém formada, casada há pouco, com um filho de 2 anos e poucos meses, assumir duas turmas de quinta série, numa época em que os alunos mais velhos tinham idade para serem meus irmãos mais novos... Dona Luzia me recebeu com docilidade e com uma tranquilidade digna de seus tantos anos de experiência na área de Educação, num tempo em que havia respeito por professores, diretores, serventes, porteiros, todos unidos por um mesmo ideal. Quando ela passava todos ficavam quietos não por medo daquela figura baixinha em tamanho, mas porque tratava todos com simpatia e que se tornava imensa ao caminhar pelo pátio... Que Deus a receba de braços abertos Dona Luzia e faça brilhar para a senhora a Sua Luz ...
Nossos sentimentos à Família, aos amigos e a todos que a conheceram e o nosso "muito obrigado" a tudo que ela conseguiu fazer quando nosso colégio trabalhava apenas com o ensino fundamental em três turnos e Belford Roxo era apenas um distrito de Nova Iguaçu...