29/05/2026
A LUTA PELA ACESSIBILIDADE NÃO PODE PARAR! ✊♿️
Ontem, às 11h, o Hall Mirante foi palco de um momento histórico de unidade na UFPA. Estudantes, professores e técnicos se reuniram em uma grande assembleia para debater e construir saídas para a crise orçamentária e os graves problemas de infraestrutura que afetam toda a nossa comunidade acadêmica.
Dessa mobilização, nasceu um manifesto unitário entregue diretamente à Reitoria. No entanto, ao analisarmos o documento inicial, percebemos uma ausência grave: faltavam pontos centrais que garantissem o orçamento e acessibilidade real no campus. É por isso que a presença da ADD (Associação de Discentes com Deficiência) nos espaços de discussão e deliberação é tão fundamental! Não aceitaremos ser invisibilizados. Nós construímos a universidade todos os dias e a nossa realidade precarizada — com elevadores quebrados, falta de rotatividade nos circulares, pisos táteis danificados, institutos, laboratórios e restaurante universitário do profissinal sem acessibilidade, desvalorização dos técnicos — precisa de resposta imediata.
Graças à nossa intervenção firme e qualificada na disputa, conseguimos adicionar à carta programas orçamentários específicos voltados para o investimento em acessibilidade! Essa vitória demonstra que a ADD precisa continuar forte, ativa e com representatividade para garantir que o orçamento da UFPA também seja um orçamento inclusivo.
Para continuar avançando, defendendo nossos direitos e ocupando os espaços de poder com quem de fato conhece as nossas lutas!!