11/12/2024
O diretor-presidente da Arbel, Ricardo Coelho, e os engenheiros (as) Pedro Henrique, Evelyn Thais e Jéssica Cristina, estiveram na manhã desta quarta-feira, 11, realizando visita técnica a estação de Tratamento de Esgoto (ETE) na Av. Bernardo Sayão – Jurunas.
In loco, o engenheiro Diego, responsável técnico da empresa executora do projeto, recebeu a equipe e mostrou todos os componentes e dispositivos que serão controlados por um operador através componentes automatizados, assim como o funcionamento da ETE que será inaugurada e entregue à Prefeitura.
A Estação que será entregue possui capacidade de tratar em média 143,26 litros de esgoto sanitário por segundo, a estação vai garantir saúde, saneamento e qualidade de vida para 84 mil moradores do bairro do Jurunas e partes da Batista Campos, Cidade Velha e Condor, além da Orla de Belém, Miolo do Jurunas e do Conjunto Habitacional e Comercial.
A concepção do projeto é a retirada dos sólidos grosseiros, através do tratamento preliminar, com a presença de gradeamento, logo em seguida o efluente passará por uma esteira rotativa, e em seguida um desarenador, onde será retidos os materiais cono areia. Após essa etapa o esgoto passara por uma calha parshall e por último uma torre de equilíbrio, e por gravidade será lançado no rio Guamá por meio de um emissário subaquático de material PEAD com extensão de 1.000 metros.
Além da ETE, compõem ainda o Sistema de Esgotamento Sanitário da Bacia da Estrada Nova sete Estações Elevatórias de Esgoto e 50 quilômetros de redes de esgoto que serão interligadas com 21 mil casas, sem custo algum para os moradores.
A Prefeitura investiu R$ 26 milhões na construção da ETE e mais R$ 80 milhões para a implantação das redes de esgoto.
A visita técnica se torna mais uma etapa importante do trabalho da agência visando uma melhor prestação do serviço a população, assim como o avanço do índice de saneamento do município de Belém.