25/03/2024
*NOTA DO COLETIVO EDUCAÇÃO É RESISTÊNCIA: ANTE AOS ERROS NOS CONTRACHEQUES.*
Os problemas a cada início do ano letivo, com a lotação dos Trabalhadores em Educação da SEDUC-PA, são recorrentes.
Se não bastasse o aumento da carga horária, com o aumento de trabalho em regência, agora o drama posto é uma sucessão de erros nos contracheques, referente a lotação de 2024.
A responsabilidade é da Equipe Gestora dos Bandeirantes, nomeada por Helder Barbalho. Tudo isso começou com a implementação da Nova Matriz Curricular, aprovada pelo Conselho Estadual de Educação - C.E.E.
Alertavamos a esse problema desde o início do ano, isso também motivou nossa greve, que durou apenas 06 (seis) dias. Apesar das dificuldades, tínhamos potencial para garantir nossa pauta, mas infelizmente, a Direção do Sintepp encerrou a Greve numa votação polêmica, conturbada, dividida e incerta.
A coordenadora Geral do Sindicato, afirmou na última Assembleia, que havia recebido uma mensagem do governo, afirmando de que não haveria descontos dos dias parados, pouco antes do momento da votação, o que nos pareceu excêntrico.
O Secretário de Educação Rossieli Soares, que inclusive ja foi processado em gestões anteriores por improbidade administrativa, afirmou em lives, que não haveria redução salarial, o que se comprovou numa grande mentira, pois a garantia de Jornada, não é o mesmo que garantia do Salário de 2023.
Na INSTRUÇÃO NORMATIVA de fevereiro de 2024, em seu ART.1° afirma, o seguinte:
"Os docentes ocupantes de cargo efetivo do quadro da Secretaria de Estado de Educação - SEDUC-PA, que se encontrava em regência ao término do ano letivo de 2023, terão a garantia de atribuição da mesma jornada para o ano de letivo de 2024."
Mesmo diante do supra citado artigo da aludida INSTRUÇÃO NORMATIVA, não houve garantia alguma de preservação dos salários dos Profissionais da Educação, que até o momento, estão à espera de uma solução eficaz.
A Seduc tem a obrigação de resolver, imediatamente, a situação que eles próprios criaram. Do contrário, devemos paralisar, conjuntamente, com os servidores estaduais na terça feira do dia 26, indo para frente da Seplad (Secretaria responsável por gerar a Folha de Pagamento), para que efetuem as devidas correções, urgentemente.
Não podemos aceitar tais ataques, contra nossos direitos.
Diante de tal situação, conclamamos os docentes a lutarem, pois só assim, poderemos vencer o governo Hélder e seus asseclas.