11/02/2026
Hoje celebramos Mulheres e Meninas que transformam conhecimento em cuidado, ciência em serviço e pesquisa em compromisso com a vida.
Mestre em Antropologia da Saúde pela Universidade da Flórida (EUA), especialista em Saúde Pública e Dinâmica Populacional pela Universidade Federal de São Paulo (1968), especialista em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1964) e graduação em Medicina pela Universidade Federal do Pará (1963), Elisa Vianna Sá começou sua carreira na Saúde Pública, em 1964, quando entrou para a Fundação SESP, onde sempre exerceu cargos e funções de direção, tanto no âmbito regional como nacional.
Foi coordenadora dos Programas de Tuberculose e Hanseníase para a Região Amazônica de 1966 a 1976, Diretora regional de janeiro de 1985 a dezembro de 1986 e presidente nacional de janeiro de 1986 a dezembro de 1988. Em 1997, tornou-se novamente presidente da instituição, que já tinha se transformado em Fundação Nacional de Saúde (Funasa), tendo, em seguida, sido coordenadora do Grupo de Trabalho do Ministério da Saúde para elaboração da Política Nacional de Saúde Ambiental.
Na UFPA, Elisa Sá ingressou em 1982, onde ministrou as disciplinas Saúde Ambiental, Antropologia da Saúde e Saúde Coletiva II. Exerceu cargos de assessoramento e participou de diversos grupos de trabalho como o Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (PADACT). De 1990 a 1994, assumiu, pela primeira vez, a direção do HUJBB, instituição referência em Infectologia, que teve papel fundamental no controle da grande epidemia de cólera que assolou o Estado. Em 2001, voltou à direção do HUJBB, onde estava, até junho de 2006, exercendo a sua segunda gestão consecutiva. Nesse período, o Hospital teve papel importante no atendimento das vítimas de raiva humana, nos municípios de Portel, Viseu e Augusto Corrêa.
11 de fevereiro – Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência
Fonte: Acervo do Arquivo Central (Informativo do Hospital Universitário João de Barros Barreto - Ano 1 - Nº 2 - 2006)