27/05/2026
🏛️🤝 SEMURB SEDIA ENCONTRO DO GRUPO GESTOR DE JUSTIÇA RESTAURATIVA DE BARUERI
Na tarde desta quarta-feira (27), A Secretaria de Mobilidade Urbana de Barueri (Semurb) teve a honra de ser a sede da reunião do Grupo Gestor do Núcleo de Justiça Restaurativa (JR) de Barueri! 🕊️✨
O grupo tem a missão fundamental de integrar e explanar todos os projetos intersetoriais ligados à Cultura de Paz e à Justiça Restaurativa no município. Essa rede de cuidado e diálogo conecta diretamente diversas outras frentes essenciais da nossa cidade, como a própria Semurb, a Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social - SSUDS, a Secretaria de Educação, o CRAS (Assistência Social), a FIEB, a Saúde, o Meio Ambiente, entre outras instituições.
Mas você sabe o que é e para que serve a Justiça Restaurativa? 🤔👇
Diferente do modelo tradicional, que foca apenas na punição, a Justiça Restaurativa é um modelo focado na resolução de conflitos por meio da escuta ativa, do diálogo e da empatia. Ela busca entender as causas do problema e reparar os danos causados, restaurando as relações e promovendo a harmonia social.
Serve para transformar a forma como lidamos com os desentendimentos no dia a dia. Aplicada nas escolas (ensino), nas comunidades (CRAS), na saúde e também no trânsito (Semurb), ela ajuda a construir uma cidade mais humana e segura, prevenindo a violência e fortalecendo os vínculos comunitários.
Para nós da Semurb, participar ativamente dessa rede significa levar o conceito de respeito, tolerância e empatia também para as nossas vias, afinal, um trânsito mais seguro começa na convivência e na paz entre as pessoas! 🚗🚲🚶♂️
🔗 Quer conhecer mais de perto esse trabalho transformador em nossa cidade? Siga o perfil oficial: .