27/11/2024
FINALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO DE DOCENTES DO ALFABETIZA JUNTOS SP EM BARIRI
Na última sexta-feira (14/11/2024), aconteceu o último encontro presencial da formação de docentes do programa Alfabetiza Juntos SP. Com o objetivo de aprimorar a alfabetização na idade certa, a iniciativa reuniu educadores dos 1ºs e 2ºs anos e gestores das escolas de ensino fundamental – anos iniciais.
Os docentes participaram de encontros presenciais ao longo do ano, abordando os temas: “Ser docente alfabetizador: entre o ensinar, o aprender e o avaliar; “Diagnóstico: Avaliação a serviço do planejamento”; “Agrupamento Produtivo e Modalidades Organizativas de rotina”; “A criança como leitora: Estratégias e Práticas de Leitura”; “Gêneros Textuais: Recursos Potentes nas Práticas de Leitura e Escrita na Alfabetização”; “O desenvolvimento da Fluência” e “Evidências de Boas Práticas”. A troca de experiências entre os educadores foi um dos pontos altos do programa, permitindo que cada um pudesse compartilhar suas vivências e desafios enfrentados em sala de aula.
A formadora municipal do Alfabetiza Juntos SP, Cristiane Polonio Galdino, destacou a importância do programa: “A formação nos traz novas perspectivas sobre como ensinar. Nos encontros pudemos trocar experiências e falar sobre educação, o que nos leva a valorizar nosso trabalho e dinamizar nossa prática, aprendemos muito uns com os outros”.
No início do mês de dezembro as escolas envolvidas farão uma exposição das atividades consideradas boas práticas pedagógicas desenvolvidas durante o ano letivo de 2024.
O Alfabetiza Juntos SP é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, alinhado ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que busca garantir que todas as crianças tenham acesso a uma educação de qualidade e sejam alfabetizados na idade certa. Além dos encontros presenciais, professores e gestores fizeram uma complementação on-line pela Plataforma AVA-EFAPE.
Com a finalização da formação, o programa se consolida como uma importante ferramenta para a transformação da educação, buscando promover a inclusão e a melhoria dos índices de alfabetização.