22/06/2026
Você sabe qual é a relação entre mercado de carbono, inventário de GEE e o Projeto Descarboniza?
Com a Lei nº 15.042/2024, o Brasil instituiu o Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa — SBCE.
A lei estabelece as bases para um mercado regulado de carbono no país, no qual a gestão das emissões passa a ter papel cada vez mais estratégico para organizações públicas e privadas.
Nesse contexto, o inventário de emissões de Gases de Efeito Estufa é uma ferramenta essencial. Ele funciona como um diagnóstico técnico das emissões de uma organização, quantificando os gases emitidos em toneladas de CO₂ equivalente — tCO₂e.
De forma simples: assim como um balanço financeiro organiza informações sobre dinheiro, o inventário de GEE organiza informações sobre emissões.
No CESFI, o Projeto Descarboniza está elaborando o Inventário Anual de Emissões de GEE com base nas diretrizes do Programa Brasileiro GHG Protocol, metodologia utilizada para orientar a quantificação, a rastreabilidade e o reporte das emissões.
Uma das etapas desse inventário é entender as emissões associadas à mobilidade da comunidade acadêmica. Esses deslocamentos fazem parte das emissões indiretas, classificadas como Escopo 3 na metodologia GHG Protocol.
Por isso, estamos convidando alunos, professores, servidores técnicos e terceirizados a responderem ao formulário de mobilidade do CESFI.
As respostas serão utilizadas de forma agregada para estimar as emissões geradas pelos deslocamentos até a universidade e apoiar futuras ações de sustentabilidade e mitigação climática.
Responda ao formulário de mobilidade disponível no Link da Bio!