01/06/2026
:: Junho Verde ::
O mês de junho, marcado pelo "Junho Verde" e pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, reforça a importância da Educação Ambiental como compromisso permanente da escola e da sociedade. Em nosso contexto local, essa reflexão torna-se ainda mais significativa.
O município de Bagé, inserido no Bioma Pampa, possui uma riqueza ambiental, histórica e cultural única, marcada pelos campos nativos, pela biodiversidade característica da região e pela forte relação entre comunidade, território e identidade cultural.
Trabalhar essa temática com nossos estudantes é também valorizar o espaço em que vivem, reconhecendo a importância da preservação dos recursos naturais e do patrimônio ambiental regional.
Mais do que uma ação pontual no mês de junho, a Educação Ambiental precisa estar presente ao longo de todo o ano letivo, de forma contextualizada, crítica e interdisciplinar. As questões ambientais dialogam diretamente com a realidade dos estudantes e permitem articulações entre Ciências, Geografia, História, Cultura Digital, Mundo do Trabalho e demais áreas do conhecimento, fortalecendo aprendizagens significativas e conectadas ao cotidiano.
Enquanto área de Ciências da Natureza, temos um papel fundamental na formação de cidadãos conscientes, críticos e comprometidos com a sustentabilidade e o cuidado com a vida. Ao aproximarmos os conteúdos da realidade local, promovemos pertencimento, responsabilidade coletiva e participação social.
Que o Junho Verde seja um ponto de partida para ampliarmos práticas pedagógicas voltadas à educação ambiental em nossa rede, fortalecendo o compromisso da escola com a formação humana, cidadã e sustentável.
Coordenação de Ciências.