22/10/2017
Recebemos este caso hoje (22) e em Nota Oficial esclarecemos:
NOTA OFICIAL
A Prefeitura de Arraial do Cabo, por meio da Secretaria de Saúde, informa que existem dois pacientes graves, na UPG- Unidade de Pacientes Graves do Hospital Geral de Arraial do Cabo.
A Secretaria de Saúde esclarece que um deles só pode ser transferido ao Hospital dos Servidores, este já regulado no sistema de transferência, o outro paciente, assim como o primeiro, a equipe do hospital já colocou no sistema há mais de cinco dias. Os dois pacientes estão em nossa UPG que tem todos os equipamentos de uma UTI- Unidade de Tratamento Intensivo e não em uma "salinha" qualquer. Esta UPG é uma unidade que poucos hospitais possuem e que atendeu no dia de hoje (22) a dois outros pacientes.
O Secretário de Saúde, Antônio Carlos de Oliveira, o Kafuru, passou toda a amanhã de hoje monitorando a estada desses pacientes mais graves. O Secretário solicitou um neurologista com urgência para conversar com a família, pois um desses pacientes está com uma lesão cerebral irreversível.
A Secretaria de Saúde está empenhada para transferir os pacientes assim que receber a autorização das equipes que fazem a regulação de vagas, a qual não temos vigência.
A Secretaria de Saúde, até o fechamento desta Nota Oficial, não conseguiu contato com a cidadã que realizou a reclamação para entender o ocorrido. Porém, todos os pacientes da UPG estão sendo assistidos com a melhor qualidade possível.
O Prefeito, Renatinho Vianna, concede as equipes de Saúde, condições de trabalho e não admiti qualquer má qualidade de atendimento. O Prefeito e as equipes do Hospital, não podem ser responsabilizados por falta de vagas em hospitais estaduais, federais e/ou particulares, pois não têm vigência sobre essas vagas. O que cabia ao Hospital foi feito: colocar os pacientes no sistema de regulação e assim que a vaga for liberada, estamos preparados para transferência.
Vale ressaltar, que cumprimos todos os protocolos de atendimento não diferenciando a porta de entrada do paciente. Mesmo em momento de dificuldades financeiras, administramos nossa rede dentro da lei e com muito respeito aos cidadãos e visitantes por nós assistidos.