Guarda Municipal de Araucária

Guarda Municipal de Araucária GMA | Guarda Municipal de Araucária
🚨 Sempre presente
📞 Emergência: 153
🚔Telefone: 3614-1798
📲 App: 153araucaria

A equipe da Patrulha Maria da Penha participou do V Fórum Paranaense de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (...
29/05/2026

A equipe da Patrulha Maria da Penha participou do V Fórum Paranaense de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (FOVID/PR), realizado nos dias 27 e 28 de maio de 2026, no Palácio da Justiça, em Curitiba/PR.

O evento teve como tema “20 anos da Lei Maria da Penha: desafios contemporâneos no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher”, reunindo profissionais de diversas áreas da rede de proteção para debates, palestras e troca de experiências voltadas ao aprimoramento do atendimento às mulheres em situação de violência.

Os participantes acompanharam os painéis e discussões relacionados à atuação integrada da rede de enfrentamento, tecnologia, políticas públicas e aplicação da Lei Maria da Penha.

A participação no fórum reforça o compromisso da Patrulha Maria da Penha com a capacitação contínua, o aperfeiçoamento profissional e a busca por um atendimento cada vez mais humanizado e eficiente às vítimas de violência doméstica e familiar.

26/05/2026

Nossos operadores deram início a mais uma semana de capacitação promovida pela SENASP, reforçando o compromisso contínuo com a excelência.

Nesta etapa, o tema abordado é o Policiamento Comunitário, uma importante estratégia de aproximação entre as forças de segurança e a comunidade, baseada no diálogo, na prevenção e na construção de relações de confiança.

A capacitação conta com instrutores de altíssimo nível, proporcionando aos participantes conhecimentos atualizados, troca de experiências e aperfeiçoamento técnico essencial para uma atuação cada vez mais eficiente.

Investir em qualificação é fortalecer a segurança pública e garantir um atendimento mais preparado, responsável e comprometido com a população.

25/05/2026

A Guarda Municipal de Araucária participou do Curso de Uso Diferenciado da Força, iniciativa realizada por meio da colaboração entre o Ministério da Justiça e a Prefeitura Municipal de Londrina/PR. A parceria estratégica teve como objetivo fortalecer a capacitação técnica dos profissionais de segurança pública, promovendo atuação cada vez mais qualificada, responsável e alinhada às melhores práticas nacionais e internacionais.

O curso contemplou treinamentos especializados em presença, postura e verbalização, além do uso adequado de instrumentos de menor potencial ofensivo, como armas eletroeletrônicas de incapacitação neuromuscular e espargidores de pimenta. A formação também buscou aperfeiçoar a tomada de decisão em situações de crise, considerando aspectos cognitivos, neurológicos e psicológicos, por meio de análises e simulações de cenários.

A participação dos operadores da Guarda Municipal de Araucária reforça o compromisso da instituição com a valorização profissional, a preservação da vida e o respeito aos direitos humanos no exercício das atividades de segurança pública.

Durante patrulhamento no bairro Capela Velha, a equipe policial visualizou um indivíduo em uma bicicleta que, ao notar a...
24/05/2026

Durante patrulhamento no bairro Capela Velha, a equipe policial visualizou um indivíduo em uma bicicleta que, ao notar a aproximação da viatura, evadiu-se do local, dispensando um invólucro durante a fuga. Foram realizadas buscas nas imediações, porém o suspeito não foi localizado.

Ao verificar o material dispensado, constatou-se a presença de invólucros contendo substância análoga ao crack. Diante dos fatos, a equipe encaminhou a materialidade apreendida à Delegacia de Polícia para os procedimentos cabíveis.

Na última sexta-feira, 22 de maio, a equipe de motos (GTM) da Guarda Municipal participou de uma ação especial da campan...
23/05/2026

Na última sexta-feira, 22 de maio, a equipe de motos (GTM) da Guarda Municipal participou de uma ação especial da campanha Maio Amarelo na empresa Novonesis, promovendo conscientização e orientações sobre a importância da responsabilidade no trânsito aos colaboradores da unidade.

A iniciativa reforça a parceria entre o poder público e a iniciativa privada na construção de um trânsito mais seguro, humano e consciente. Durante a atividade, os colaboradores receberam orientações educativas voltadas à prevenção de acidentes e à adoção de condutas responsáveis no dia a dia. Como forma de integração e acolhimento, também foram distribuídos bombons de chocolate aos participantes.

Campanhas como o Maio Amarelo desempenham papel fundamental na sensibilização da sociedade para a importância de atitudes conscientes no trânsito, incentivando o respeito às normas, a preservação da vida e a promoção da segurança viária.

A parceria entre a Guarda Municipal e a Novonesis evidencia como ações conjuntas podem gerar impactos positivos para a comunidade, fortalecendo a cultura da prevenção, da cidadania e da responsabilidade coletiva.

21/05/2026

🏅Participe do Circuito de Corridas de Rua do 17º BPM em Araucária!

O 17º Batalhão da Polícia Militar convida toda a população de Araucária e região para participar do tradicional Circuito de Corridas de Rua, um evento que promove saúde, integração comunitária e valorização do esporte.

📅 Data: 30 de maio
🕗 Horário da largada: 20h
📍 Local: Praça da Bíblia – Araucária

As inscrições estarão abertas até o dia 24 de maio no site da ASSESSOCOR. Garanta sua participação e venha viver esse momento de superação, cidadania e união junto ao 17º BPM.

O evento é aberto à comunidade e foi preparado para proporcionar uma experiência segura, organizada e cheia de energia para atletas e amantes da corrida.

✅ Reúna sua família, convide os amigos e participe!

Foram dois dias intensos de capacitação voltados ao aprimoramento técnico e operacional dos participantes. No primeiro d...
21/05/2026

Foram dois dias intensos de capacitação voltados ao aprimoramento técnico e operacional dos participantes. No primeiro dia, foram ministradas instruções de defesa pessoal policial, técnicas de algemamento sob estresse e atuação sob exposição ao espargidor de OC (agente de pimenta), com foco no controle técnico e na tomada de decisão em situações adversas.

No segundo dia, a capacitação abordou as funcionalidades técnicas e práticas do Dispositivo Neuro Incapacitante (Taser), incluindo protocolos de uso, segurança operacional e aplicações táticas, reforçando o emprego progressivo da força.

O treinamento foi conduzido por instrutores do corpo docente da SENASP, garantindo elevado padrão técnico e alinhamento às diretrizes nacionais de segurança pública.

A equipe da Defesa Civil participou, durante o período da manhã, de um simulado do Plano de Atendimento Emergencial (PAE...
20/05/2026

A equipe da Defesa Civil participou, durante o período da manhã, de um simulado do Plano de Atendimento Emergencial (PAE), com um cenário de vazamento de produtos perigosos e uma vítima.

O simulado aconteceu na empresa Idaza Distribuidora de Combustível, em parceria com a empresa Rodo Wall Transportes.

A ação também contou com a participação de equipes do Corpo de Bombeiros de Araucária, Ambipar Response, Departamento de Trânsito e brigadistas da empresa Idaza.

A iniciativa reforça o compromisso com a prevenção, a segurança e a preparação das equipes para situações de emergência.

19/05/2026

Na segunda-feira (18/05), agentes da Guarda Municipal de Araucária iniciaram o Curso de Uso Diferenciado da Força. Este curso reúne profissionais de segurança pública selecionados por suas instituições, com o propósito de fortalecer a atuação técnica, ética e estratégica em suas corporações.

A iniciativa é resultado da parceria entre o Ministério da Justiça e a Prefeitura Municipal de Londrina, unindo esforços para o aprimoramento contínuo da segurança pública e da capacitação profissional.

Ao longo da formação, serão abordados conteúdos voltados ao uso diferenciado e responsável da força, incluindo técnicas de presença, postura, verbalização, tomada de decisão em situações de crise e o manuseio de instrumentos de menor potencial ofensivo. O curso também busca desenvolver habilidades cognitivas, psicológicas e operacionais, alinhadas às melhores práticas nacionais e internacionais.

Mais do que capacitar, esta formação tem como objetivo transformar cada participante em multiplicador de conhecimento, contribuindo para uma atuação cada vez mais eficiente, técnica e comprometida com o respeito aos direitos humanos.

Durante patrulhamento preventivo, a equipe foi informada por uma transeunte de que um veículo estaria sendo utilizado pa...
19/05/2026

Durante patrulhamento preventivo, a equipe foi informada por uma transeunte de que um veículo estaria sendo utilizado para entrega de entorpecentes na região. Após buscas, o veículo foi localizado e abordado em frente a uma residência. No momento da abordagem, foi constatada movimentação suspeita envolvendo uma entrega a um homem que posteriormente afirmou ser usuário de dr**as.

A condutora do veículo informou ser proprietária do automóvel. Durante a revista pessoal, nada de ilícito foi encontrado com ela. Em seguida, na busca veicular, foram localizadas embalagens contendo substâncias análogas a co***na, além de dinheiro em espécie.

Diante dos fatos, a mulher recebeu voz de prisão e foi conduzida, juntamente com o outro envolvido, à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis. Ambos foram conduzidos sem o uso de algemas.

Durante patrulhamento, a equipe policial visualizou um indivíduo que, ao notar a presença da viatura, entrou rapidamente...
16/05/2026

Durante patrulhamento, a equipe policial visualizou um indivíduo que, ao notar a presença da viatura, entrou rapidamente em uma residência. Diante da situação de flagrante, foi realizado o ingresso no imóvel.

No momento da ação, a equipe foi atacada por um cão de grande porte, ocasionando risco iminente à integridade física dos policiais, sendo necessário o uso proporcional da força para contenção da ameaça.

No interior da residência, foram localizadas substâncias análogas à co***na, acondicionadas em embalagens plásticas, escondidas sob um colchão. Após a constatação da materialidade do ilícito, foi dada voz de prisão aos envolvidos, sendo-lhes assegurados os direitos constitucionais e preservada a integridade física.

Uma das pessoas presentes assumiu a responsabilidade pela substância encontrada. O uso de algemas ocorreu em conformidade com a legislação vigente e os envolvidos foram encaminhados para os procedimentos cabíveis.

Endereço

R. Ângelo Perini, N° 20, Estação/Capela Velha
Araucária, PR
83705130

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Guarda Municipal de Araucária posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar