Secretaria Municipal da Educação de Araraquara

Secretaria Municipal da Educação de Araraquara Página Oficial da Secretaria Municipal da Educação de Araraquara.

A Secretaria Municipal da Educação de Araraquara é hoje referência de qualidade em todo o País. São mais de 20 mil estudantes da Rede Básica Municipal e 3 mil funcionários empenhados em garantir o desenvolvimento integral do aluno. Hoje, a Prefeitura de Araraquara mantém 60 escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental regular e Centros Educacionais de Tempo Integral em todos os bairros da cida

de. É importante ressaltar que qualquer comentário feito nesta página que contenha ofensa a honra de qualquer pessoa ou palavras de baixo calão serão deletadas.

Em celebração ao Dia da África, comemorado em 25 de maio, os alunos do CER Ângelo Lorenzetti participaram de uma program...
29/05/2026

Em celebração ao Dia da África, comemorado em 25 de maio, os alunos do CER Ângelo Lorenzetti participaram de uma programação especial voltada à valorização da cultura africana e das relações étnico-raciais.

A atividade contou com a presença do Subsecretário de Políticas Étnico-Raciais de Araraquara, Sumbunhe N’Fanda, além da contação de histórias com Dona Teresa R. dos Santos, proporcionando momentos de conhecimento, reflexão e encantamento para nossas crianças.

Com brincadeiras africanas, histórias e vivências culturais, os estudantes puderam aprender sobre a riqueza, a diversidade e a importância da cultura africana na formação da nossa sociedade.

Educar também é promover respeito, inclusão e reconhecimento das diferentes culturas que constroem nossa história. 💛🖤💚

Nos Jogos Escolares Municipais (JEM), a inclusão também entrou em quadra! 💙🤟O aluno João Victor, do 6º ano da EMEF Maria...
29/05/2026

Nos Jogos Escolares Municipais (JEM), a inclusão também entrou em quadra! 💙🤟

O aluno João Victor, do 6º ano da EMEF Maria de Lourdes Prado, participou dos jogos acompanhado de sua intérprete de Libras, mostrando que o esporte é um espaço de participação, respeito e pertencimento para todos.

João Victor, aluno surdo e fluente na Língua Brasileira de Sinais (Libras), faz parte de uma escola que valoriza a inclusão no dia a dia. Sua turma, o time e toda a comunidade escolar se comunicam por meio da Libras, promovendo acolhimento e garantindo que todos participem da melhor maneira possível.

Mais do que competição, o JEM é também um espaço de convivência, aprendizado e respeito às diferenças.

A Secretaria Municipal da Educação participou da formatura de mais uma turma do PROERD 2026 — Programa Educacional de Re...
28/05/2026

A Secretaria Municipal da Educação participou da formatura de mais uma turma do PROERD 2026 — Programa Educacional de Resistência às Dr**as e à Violência, realizada no SESC Araraquara.

O evento reuniu alunos, familiares, professores, autoridades e integrantes da Polícia Militar em um momento especial de celebração, aprendizado e compromisso com o futuro.

Durante o programa, as crianças participaram de atividades e reflexões sobre cidadania, convivência respeitosa e a importância de fazer escolhas conscientes, aprendendo a dizer não às dr**as e à violência.

👏 A cerimônia marcou o encerramento de mais um ciclo de aprendizado, valorizando o empenho dos estudantes e reforçando princípios fundamentais para uma vida saudável, segura e responsável.

📚💛 Parabéns aos alunos, às equipes escolares e à Polícia Militar pela parceria e dedicação em mais uma edição do PROERD!

Nesta terça-feira, 19 de maio, a Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Educação, realizou a entr...
19/05/2026

Nesta terça-feira, 19 de maio, a Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Educação, realizou a entrega das obras de reforma e ampliação da EMEF Professor Hermínio Pagotto e do CER Waldir Alceu Trigo.

Mais do que a conclusão de uma obra, este momento representa cuidado, compromisso e respeito com a educação do campo. Investir em espaços mais adequados, acolhedores e estruturados é garantir melhores condições de aprendizagem para nossos estudantes e de trabalho para toda a comunidade escolar.

Seguimos trabalhando para fortalecer a educação pública, valorizando cada território e reafirmando nosso compromisso com uma educação de qualidade para todos.

🎭✨ Durante a semana, os alunos da Rede Municipal de Ensino de Araraquara participaram de uma experiência cultural especi...
15/05/2026

🎭✨ Durante a semana, os alunos da Rede Municipal de Ensino de Araraquara participaram de uma experiência cultural especial no SESC, assistindo ao espetáculo “Aventuras de Gulliver”, apresentado pela Cia. Articularte.

A atividade proporcionou às crianças momentos de encantamento, imaginação e aprendizado por meio do teatro, fortalecendo o contato com a arte e incentivando a formação cultural dos estudantes.

A Secretaria Municipal da Educação valoriza iniciativas que ampliam o acesso à cultura e contribuem para o desenvolvimento integral dos nossos alunos, tornando a aprendizagem ainda mais significativa e inspiradora. 📚🎨👏

✨ O Projeto EducaERER, da Secretaria Municipal da Educação de Araraquara, foi um dos selecionados na Mostra Nacional de ...
11/05/2026

✨ O Projeto EducaERER, da Secretaria Municipal da Educação de Araraquara, foi um dos selecionados na Mostra Nacional de Experiências Inspiradoras de Gestão e Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral, promovida pelo Ministério da Educação.

Entre 893 iniciativas inscritas de todo o Brasil, apenas 127 foram escolhidas, representando as cinco regiões do país. Araraquara conquistou destaque com o trabalho desenvolvido no componente curricular de Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana, Quilombola e Indígena (EHCAAQI).

A experiência foi apresentada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, fortalecendo o reconhecimento das ações realizadas pela rede municipal em defesa de uma educação antirracista, inclusiva e comprometida com a valorização da diversidade.

Além da participação na Mostra, o EducaERER também passou a integrar o Mapa de Experiências e a Rede de Trocas entre redes de ensino de todo o país. Recentemente, representantes da Secretaria Municipal da Educação estiveram em Criciúma (SC), ao lado de uma delegação de Nova Russas (CE), para conhecer a implementação do Protocolo Antirracista desenvolvido na cidade catarinense.

💛 Educação que transforma, acolhe e valoriza todas as histórias.

A Secretaria Municipal da Educação de Araraquara participou do XI Fórum do Curso de Pedagogia da Faculdade São Luís, rea...
08/05/2026

A Secretaria Municipal da Educação de Araraquara participou do XI Fórum do Curso de Pedagogia da Faculdade São Luís, realizado de forma virtual nos dias 06 e 07 de maio de 2026, com o tema “Diálogos sobre Educação: práticas, saberes e transformações”.

Durante o evento, foi apresentado o Protocolo Municipal de Prevenção e Combate ao Bullying e à Violência Escolar, publicado em 16 de janeiro de 2026, às(aos) estudantes do curso de Pedagogia da instituição.

O protocolo tem como objetivo orientar, de forma sistematizada e integrada, a atuação da Rede Municipal de Ensino de Araraquara na prevenção, identificação, acolhimento, encaminhamento e acompanhamento de situações de bullying, cyberbullying e outras violências escolares.

A participação no fórum reforça o compromisso da Secretaria Municipal da Educação com a construção de ambientes escolares mais seguros, acolhedores e pautados no diálogo, no respeito e na cultura de paz.

É com profundo pesar que a Secretaria Municipal da Educação de Araraquara comunica o falecimento da professora Danila Ro...
02/05/2026

É com profundo pesar que a Secretaria Municipal da Educação de Araraquara comunica o falecimento da professora Danila Roberta Galho.

Danila enfrentou, com coragem e dignidade, uma árdua batalha contra o câncer, sendo exemplo de força, resiliência e amor à vida. Sua trajetória na educação foi marcada pelo compromisso, pela dedicação aos alunos e pelo carinho com toda a comunidade escolar, deixando um legado que permanecerá vivo na memória de todos que tiveram o privilégio de conviver com ela.

Neste momento de imensa dor, nos solidarizamos com seus familiares, amigos e colegas de trabalho, especialmente com seu esposo e seus dois filhos, desejando que encontrem conforto nas lembranças, no amor compartilhado e no legado que Danila deixa. Expressamos nossos mais sinceros sentimentos.

✨ Hoje, dia 30 de abril, a Secretaria Municipal de Educação foi convidada a prestigiar a cerimônia de comemoração dos 30...
30/04/2026

✨ Hoje, dia 30 de abril, a Secretaria Municipal de Educação foi convidada a prestigiar a cerimônia de comemoração dos 30 anos da Juniorlândia, a minicidade do Colégio Objetivo Júnior Araraquara.
Um momento especial que celebra três décadas de história, aprendizado e formação cidadã, contribuindo de forma significativa para a educação em nosso município.
Parabenizamos toda a equipe do colégio por essa trajetória de dedicação e compromisso com a educação. 👏📚

📚🤝 Participação e diálogo que fortalecem a educação!O Grêmio Estudantil da EMEF Henrique Scabello convidou o secretário ...
29/04/2026

📚🤝 Participação e diálogo que fortalecem a educação!

O Grêmio Estudantil da EMEF Henrique Scabello convidou o secretário municipal da Educação, Fernando Diana, para uma reunião muito especial.

O encontro foi marcado por uma conversa produtiva, em que os estudantes apresentaram suas reivindicações e puderam dialogar diretamente com o secretário, que também compartilhou informações sobre o funcionamento da Secretaria Municipal da Educação.

A equipe foi recebida com muito carinho e ainda prestigiou uma linda apresentação da Banda Marcial Chiquinha Gonzaga, tornando o momento ainda mais significativo.

Seguimos valorizando a escuta ativa e o protagonismo estudantil como pilares de uma educação pública de qualidade! 🎶✨

Endereço

Avenida Vicente Jeronimo Freire, 22/Vila Xavier
Araraquara, SP
14810-038

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 09:00 - 16:30
Terça-feira 09:00 - 16:30
Quarta-feira 09:00 - 16:30
Quinta-feira 09:00 - 16:30
Sexta-feira 09:00 - 16:30

Telefone

01633011900

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Secretaria Municipal da Educação de Araraquara posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Organização

Envie uma mensagem para Secretaria Municipal da Educação de Araraquara:

Compartilhar