HISTÓRICO DA POLÍCIA MILITAR SEDIADA EM ARARANGUÁ - SC
A Lei nº 2.974, de 19 dezembro de 1961, criou a 3ª Companhia Mista, com sede na cidade de Araranguá, subordinada ao 1º Batalhão de Polícia Militar, de Itajaí, porém sua ativação não foi concretizada. Em 1964, em meio a um clima de intranqüilidade, gerado pela existência de criminosos e desordeiros nos municípios do sul do Estado, foi que um
a comissão formada pelos Senhores João Kraes Campos, Artur Bertoncini, Deputado Lecian Slovinsk, João Canela e Altíssimo Tournier, dirigiu-se à Florianópolis e conseguiram junto ao Governador do Estado, Sr Celso Ramos, o destacamento de uma Companhia de Polícia Militar, para restabelecer a ordem e assegurar o cumprimento das Leis nas comunidades sulinas. A Lei nº 3.575, de 22 de dezembro de 1964, alterou a nomenclatura da Companhia para 1ª Companhia de Polícia Destacada (1ª CPD): “Art. 13 - A 1ª Companhia de Polícia Militar Destacada ficará sediada em Florianópolis, incorporada ao Batalhão Lopes Vieira, enquanto não for instalada na cidade de Araranguá”. Atendendo aos reclames da comunidade sulina, no dia 18 de julho de 1966, foi inaugurada a 1ª CPD na cidade de Araranguá, pelo então Cap PM Affonso Henrique Delambert de Oliveira, segundo o Boletim Interno nº 001, que publica sua instalação no seguinte teor: “Primeira Companhia de Polícia Destacada”. Os municípios que pertenciam à 1ª CPD eram os seguintes: Praia Grande, São João do Sul, Sombrio, Timbé do Sul, Turvo, Jacinto Machado, Meleiro, Araranguá, Nova Veneza, Siderópolis, Jaguaruna, Criciúma, Urussanga, Içara, Morro da Fumaça, Tubarão, Pedras Grandes, Treze de Maio, Orleans, Lauro Muller e São Ludgero. O primeiro Boletim Interno da 1ª CPD, de 18 de julho de 1966, cita o seguinte: “O estado completo da 1ª CPD é de 146 homens.”
Porém, durante o período de instalação, a Polícia Militar mantinha um pequeno Destacamento Policial Militar neste município de Araranguá, com o efetivo de seis Policiais Militares, sob o comando do Cabo PM Pedro Laurindo Bitencourt, até que aos poucos foi constituindo-se o corpo da atual Guarnição Especial de Polícia Militar. A Lei nº 4.412, de 31 de dezembro de 1969, alterou a nomenclatura de 1ª Companhia de Polícia Destacada para 1ª Companhia de Polícia Militar. Em 23 de janeiro de 1970, houve a aquisição pelo Governo do Estado, através do Plano de Metas do Governo, do prédio próprio, sito à Avenida Engenheiro Mesquita, nº 586, onde atualmente encontra-se instalada definitivamente desde 06 de fevereiro de 1970 (onde antigamente funcionava a fábrica de calçados Petry). Com a criação do 5º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Tubarão, em 15 de janeiro de 1981, e conseqüentemente com a criação da 3ª Companhia de Policia Militar do 5º Batalhão de Polícia Militar sediada em Criciúma, a 1ª Companhia de Polícia Militar do 5º Batalhão de Polícia Militar, passou a ter sob sua jurisdição todos os municípios da região da AMESC. Em 1995, com a criação do 9º Batalhão da Polícia Militar, com sede em Criciúma, a 1ª Companhia deixa de ficar subordinada a Unidade de Tubarão para pertencer a Criciúma. Com a criação da 4ª Companhia de Polícia Militar na cidade de Sombrio em abril de 2003, a área de abrangência da 1ª Companhia sediada em Araranguá reduziu para oito municípios: Araranguá, Turvo, Timbé do Sul, Meleiro, Balneário Arroio do Silva, Morro Grande, Maracajá e Ermo. Em 03 de Outubro de 2005, com a edição do Decreto nº 3.553, do Governo do Estado, a Primeira Companhia de Polícia Militar de Araranguá teve sua categoria elevada, passando a ser equivalente a Unidade (Batalhão), desvinculando-se do 9º Batalhão de Polícia Militar de Criciúma, ficando subordinada diretamente ao Comando de Policiamento do Sul, tendo sido designada como Guarnição Especial de Polícia Militar de Araranguá, com a mesma área de abrangência e composta pelo mesmo efetivo da antiga Companhia, acrescido da vaga de um Tenente Coronel, dois Majores, um Capitão e um 1º Tenente. Em 10 de outubro de 2007, passou a ser denominada 4ªGEPM (Guarnição Especial de Polícia Militar). Em 06 de Julho de 2009 a 4ªGEPM passou a ter status de Batalhão, sendo identificada de 19º Batalhão de Polícia Militar, sendo comandado pelo tenente-coronel Márcio José Cabral. Foi comandado pelo major Alfredo Nelson de Carlos entre 02/08/2010 à 02/01/2011. Foi comandado pelo tenente-coronel Edemir Meister entre 03/02/2011 à 23/11/2012. Foi comandando pelo tenente-coronel Alfredo Nelson de Carlos entre 25/11/2012 à 20/05/2014. Foi comandado pelo tenente-coronel Antônio Carlos Mota Machado entre 20/05/2014 à 18/08/2016. Foi comandado pelo tenente-coronel Cristian Dimitri Andrade entre 18/08/2016 à 18/05/2017. Foi comandado pelo tenente-coronel Maike Adriano Valgas entre 18/05/2017 à 18/10/2019. Foi comandado pelo tenente-coronel Ronaldo da Silva Cruz entre 18/10/2019 à 13/08/2021. Atualmente o 19° Batalhão de Polícia Militar é comandando pelo tenente-coronel Marcelo Bertoncini Zanette.