Conselho Municipal De Educação de Araranguá

Conselho Municipal De Educação de Araranguá O CME, órgão normativo, deliberativo, consultivo, de coordenação e de fiscalização do Sistema de Ensino do Município de Araranguá. Lei nº 061/05, de 2005.

Assuntos referentes ao Conselho Municipal De Educação;
Reuniões;
Leis em estudo;
Assuntos relevantes aos Profissionais da Educação Municipal.

Novo presidente do CME empossado ontem ,vice presidente e secretária do CME
18/05/2018

Novo presidente do CME empossado ontem ,vice presidente e secretária do CME

No dia 14 de Novembro de 2017 reuniram-se na Secretaria Municipal de Educação, os membros do CME para mais uma Reunião O...
12/12/2017

No dia 14 de Novembro de 2017 reuniram-se na Secretaria Municipal de Educação, os membros do CME para mais uma Reunião Ordinária.

Tendo como pauta:

•Apreciação e votação das alterações nas Resoluções
01/2013 – Data corte
01/2014 – Avaliação
• Parecer jurídico sobre a Avaliação dos Diretores das Escolas Básicas Municipais
• Situação atual da Avaliação e Monitoramento do Plano Municipal de Educação (repasse da secretaria)
• Repasses do CME:
• Documentos enviados à Secretaria de Educação
*Entre outros.

Inicio a reunião pedindo para que a professora Renata, representante do Ensino Especial faça a abertura desta, em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), para sentir a dificuldade do grupo em entender e traduzir as palavras utilizadas na apresentação. Chamamos assim a atenção dos conselheiros para as dificuldades enfrentadas pelos alunos surdos matriculados na rede municipal de ensino;

Argumento e defendo a necessidade da contratação de professores intérpretes para o acompanhamento em sala de aula. Destaco a preocupação e luta da nossa representante Renata, que pontuou esta necessidade durante o ano letivo de 2017, sem êxito.

Comprometo-me perante o grupo de juntar forças, para que a contratação de profissional qualificado para este atendimento seja restabelecida para o ano de 2018.
Alguns dias após esta reunião, estive em reunião com a Secretária Ariane e o Secretário de Administração, Auderi de Castro, onde ,os quais se comprometeram em resolver esta questão para o próximo ano letivo.

*Sobre as alterações nas leis da Data Corte e da Avaliação, foram discutidas e aprovadas por unanimidade.

Na Data Corte foi retirado o parágrafo único onde havia possibilidade de a criança ser matriculada no 1º ano, com avaliação de psicopedagoga.

Quanto à lei da avaliação , ficou definido que no Ensino Infantil os registros irão ser realizados de forma semestral .
Acrescentou-se também a impossibilidade de avanço ou progressão no 1º ano do Ensino Fundamental.
Estas alterações foram encaminhadas pelo CME, ao Prefeito Municipal para trâmites de apreciação e homologação.

Sobre a Avaliação de Diretores das Escolas Básicas, ficou definido que a Secretária de Educação formará uma Comissão, segundo o decreto nº 7181/2015, e posteriormente informará os direitos para os devidos encaminhamentos.

Sobre a avaliação do Plano Municipal de Educação foram realizadas duas reuniões com a comissão, no mês de Outubro e a Secretaria de Educação pediu ao Coordenador Geral dos Planos Municipais um prazo mais longo para a finalização e entrega dos resultados obtidos no ano de 2017.

Aproveito para informar também que estamos aguardando uma reunião com o Prefeito Mariano para levar alguns assuntos de interesse geral da Educação para definição no ano de 2018.
Assim que obtivermos resposta, publicaremos na página do CME.

A próxima reunião ordinária esta prevista para a data 14/12/2017.

O CME está sempre à disposição dos caros colegas, para quaisquer esclarecimentos.

Abraço a à todos!

03/10/2017

Reunião Ordinária do CME

No dia 21 de Setembro de 2017, aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Educação, mais uma reunião ordinária do CME. Tendo como pauta:
Situação da Educação Infantil (Falta de Professores e Auxiliares de Ensino) Espelho Atualizado;
PNAIC (Repasse da Secretaria de Educação);
Pré-Escolares de 4 a 5 anos - Situação de matrículas para o ano de 2018;
Lista Única;
Plano Municipal de Educação (Estudo e Avaliação);

Sobre a situação da Educação Infantil foi entregue pela Diretora de departamento Sra. Lucimar Bender, um espelho atualizado especificando que ainda há falta de profissionais para atuarem no Ensino Infantil, sendo que algumas turmas do ensino infantil continuam sendo atendidas apenas por Auxiliares de Ensino e Estagiárias.
Estes casos estão sendo analisados pela Promotoria de Justiça e irão ser justificados no caso de chamadas no Processo Seletivo, onde as vagas deverão ser comprovadas caso a caso. Para chamada no Processo Seletivo a Secretaria de Educação deverá justificar se a vaga realmente é temporária,ou é vaga efetiva.
Quanto ao PNAIC a secretaria explanou que a forma de escolha das formadoras neste ao de 2017 foram feitas através de um sorteio. O mesmo, aconteceu numa reunião de diretores nas de dependências da Secretaria de Educação.Sendo que, a Coordenadora Geral do PNAIC foi convidada pela própria Secretaria.
O curso do PNAIC neste ano envolve não apenas os professores de 1º ao 3º ano, mas também os professores do Ensino Infantil dos Prés-Escolares de 4 e 5 anos e também o Programa Novo Mais Educação.
Coordenadora:
Profª. Carlisa (EBM Nova Divinéia)
Formadoras:
Novo Mais Educação (Profª. Mirian Pavei - EBM Otávio Manoel Anastácio)
Ensino Infantil:
Profª. Iara (CEI Primeiros Passos)
Alfabetização:
1º ao 3º ano (Profª. Tatiana Patel - EBM João Matias)
O Conselho Municipal no intuito de garantir a meta de matrículas para as crianças de 4 a 5 anos, solicita a Secretaria Municipal de rever a questão da retirada dos prés-escolares de alguns Centros de Educação Infantil do Municipio. Visto que, neste ano, percebeu-se que algumas criança ficaram de fora da rede municipal.
A Diretora Lucimar ficou de conversar com a secretária Ariane,para que este fato não volte à acontecer e garantiu que vai fazer o possível para solucionar este problema.
Quanto a Lista Única comunicamos que a Secretaria de Educação estará efetuando o recadastramento na data de 02 a 20 de Outubro.
Este período é exclusivo para recadastramento, novas inscrições para o ano letivo de 2018 serão realizadas a partir da data 01 de Novembro de 2017.
A Secretaria de Educação juntamente com o CME estarão inciando neste mês as reuniões para Avaliação e Monitoramento do Plano Municipal de Educação.
O professor Darlan Matos, sugeriu que o CME tomasse uma posição mais efetiva à respeito do Programa Professor Online, visto toda a situação de precariedade de informatização da Rede Municipal.
Solicitamos então, a secretária Ariane, que permitisse que neste ano não fosse fechado o sistema IEDUCAR e mantivesse as avaliações dos alunos neste Programa até o final do ano letivo de 2017.
A secretária acatou o pedido do Conselho e as informações devem ser oficializadas através da Sra. Alessandra, responsável pelo programa de avaliação na rede municipal.
Comunico também que continuam as diligências no Ensino Infantil ,agora nas Escolas Particulares. Para fiscalização de possíveis irregularidades.

Agradeço imensamente ao grupo de Conselheiros e Secretaria Municipal pelo empenho e dedicação aos trabalhos deste Conselho.

03/10/2017

Caros Colegas,

O CME tem realizado reuniões mensais obedecendo o calendário de Reuniões Ordinárias previsto para o ano de 2017.
Na reunião do dia 08 de agosto foram pautados os seguintes assuntos: Projeto SAMAE na Escola;
Relatório atualizado da situação da falta de profissionais no Ensino Fundamental;
Explicação feita pela Secretaria da Educação sobre o fechamento de uma Escola do Campo na comunidade de Campinho
Apreciação dos relatórios realizados pelo CME à respeito da situação dos CEIs Municipais enviados à Promotoria Pública do Município de Araranguá e também os relatórios das diligências realizadas nos CEIs conveniados;
Quanto ao SAMAE na escola contamos com a ilustre presença da Diretora Administrativa do SAMAE, a Sra. Margarete Timboni Baran, também nossa colega de profissão,que está coordenando este projeto junto às escolas do município. Houve a explanação do projeto , divulgando a forma de organização e funcionamento do mesmo.
O projeto tem como objetivo integrar os serviços prestados pelo SAMAE, à Educação do município, sendo que as atividades estão prevista para o mês de março à dezembro do presente ano, com visitação na ETA II e ETA III - com palestras.
SAMAE na Praça no dia 10 de outubro, com peça teatral e coral infantil. Serão contempladas todas as Escolas Municipais, sorteadas duas Escolas Estaduais, e duas Escolas Particulares para fazerem parte deste projeto.
Quanto a situação da falta de profissionais no Ensino Fundamental, recebemos a informação da Diretora de departamento, Sra Tomazia de Souza Farias, que todas as situações que estavam pendentes foram resolvidas.
Sobre o fechamento da Escola do Campinho foi realizada uma reunião com a comunidade para fazer um levantamento de famílias que teriam o interesse de reabrir a escola e manter seus filhos matriculados na mesma. Alguns vereadores que se envolveram neste fato, ficaram de realizar um Abaixo Assinado
e encaminhar ao CME, para que fosse tomada as medidas necessárias , para o caso de reabertura da escola, porém não houve retorno deste Abaixo Assinado para o CME.

Aproveito este momento para agradecer aos conselheiros que estão sempre à disposição, debatendo os problemas e levantando sugestões para melhoria da nossa educação.
Deixo também um agradecimento especial à professora Adriana Damiani que tem me acompanhado nas diligências em todos os CEIs, trabalhando de forma comprometida com o Ensino Infantil da rede.

21/06/2017

Hoje, dia 21 de Junho de 2017, o Conselho Municipal de Educação, esteve em diligência no CEI Cantinho do Amor II no bairro Vila São José e no CEI Reino da Fantasia na comunidade do Morro dos Conventos.
Com essas visitas encerramos as averiguações dos CEIs do perímetro urbano do município.
Estamos realizando estas diligências à pedido da Promotoria Pública do Fórum de Araranguá.
Foram visitadas 15 CEIs da rede municipal, 3 conveniadas e o Pré-Escolar do bairro Lagoão, com o objetivo de verificar tanto as condições do espaço físico, número de alunos por turma, espaçamento das salas de aula e também à questão de funcionários que atendem a demanda de crianças de 0 a 5 anos.
As próximas diligências ocorrerão nos prés-escolares das localidades rurais Sanga da toca e Sanga da Areia.
Os relatórios com os dados identificados nestas diligências serão comunicados à Secretaria de Educação e encaminhados à Promotoria Pública.
Estas diligências tiveram a participação efetiva da Comissão do Ensino Infantil do Conselho Municipal de Educação na pessoa da professora Adriana Damiani e também teve a colaboração da diretora do Ensino Infantil Sra. Lucimar de Castro Bender.
Deixo aqui meu agradecimento à estas pessoas que colaboraram com este trabalho do CME, e também as coordenadores que nos atenderam com muito respeito, nos repassando todas as informações necessárias.
O CME está sempre à disposição dos interessado para prestar esclarecimentos e colaborar com a categoria de profissionais da Educação e Comunidade Escolar.
Rosane Madalena Fernandes da Silva
Presidente do CME

Por um País mais justo
27/05/2017

Por um País mais justo

Dia 14 de março, terça-feira, aconteceu mais uma reunião  ordinária do Conselho Municipal de Educação. Os assuntos em pa...
15/03/2017

Dia 14 de março, terça-feira, aconteceu mais uma reunião ordinária do Conselho Municipal de Educação.
Os assuntos em pauta, foram os seguintes:
A situação do quadro de funcionários da Educação do Município e a troca de representantes que irão compor o CME em 2017, devido a troca dos gestores da Secretaria e também de outros conselheiros que não fazem mais parte da função à qual lhes dava o direito à participarem do Conselho.
Como os representantes da FAMA e Casa da Cultura.
A reunião se deu de forma tranquila e os assuntos pautados foram bem debatidos pelos conselheiros, com muita responsabilidade e respeito.
A Secretária de Educação Ariane Almeida nos ouviu e se mostrou preocupada em resolver todos os entraves que ocorreram neste início do ano letivo.
Espera-se que as providências sejam tomadas, para que, tanto os profissionais de educação, quanto as comunidades escolares, possam se tranquilizar e suas rotinas de trabalho se tornem mais leves.
Aproveito para agradecer as mensagens de agradecimento que recebi dos colegas professores e à todo empenho do grupo de conselheiros que estiveram presente na reunião.
Um abraço à todos!
Rosane Madalena Fernandes da Silva
Presidente do CME

29/09/2016

No dia 26 de setembro, ocorreu na sede do CME a reunião com o candidato á prefeito Anísio Prémoli e seu vice Rony da Silva.
Onde pudemos relatar as necessidades e dificuldades encontradas atualmente na área da Educação Municipal e ouvimos as propostas dos candidatos relacionados a este tema.
Com essa reunião, encerramos a atividade que foi proposta em assembléia com os conselheiros representantes de professores municipais.
Espera-se que independentemente do resultado das eleições, para prefeito, o Conselho Municipal de Educação seja respeitado e que as necessidades mais urgentes sejam solucionadas pelo próximo prefeito eleito em Araranguá.
Externamos votos de consideração aos candidatos que se dispuseram a ouvir os representantes do CME e se comprometeram a serem parceiros, junto a Secretaria de Educação.

23/09/2016

O dia 22, quinta-feira, foi a vez de nos reunirmos com os candidatos à prefeito Chico Merêncio e sua vice Amater. Logo após, os candidatos Beto Coan e seu vice Luiz.
Essas conversas estão acontecendo de forma muito tranquila, onde o Conselho expõe os problemas da Educação Municipal, enfatizando o nosso comprometimento e preocupações.
Os candidatos por sua vez, reconhecem que muito precisa ser melhorado e se comprometem a atender nossos anseios dentro das possibilidades reais.

22/09/2016

No dia 20 de Setembro, aconteceu também a reunião com o candidato à Prefeito Mariano Mazzuco. Que se fez presente, juntamente com o candidato a vice-prefeito Primo Menegalli Junior.
Os conselheiros representantes de professores do Município, discorreram sobre os principais problemas que a educação municipal enfrenta nos dias atuais.
Entregou-se ao candidato uma cópia do Plano Municipal de Educação, para que estude e planeje estratégias para alcançar as metas que deverão ser atingidas nos próximos anos.

Reunião ordinária do dia 20 de Setembro, com todos os membros do CME. Discutindo a educação do Município.
22/09/2016

Reunião ordinária do dia 20 de Setembro, com todos os membros do CME. Discutindo a educação do Município.

Endereço

Araranguá, SC
88900-071

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Conselho Municipal De Educação de Araranguá posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Organização

Envie uma mensagem para Conselho Municipal De Educação de Araranguá:

Compartilhar