18/05/2026
A Secretaria Municipal de Saúde de Araguaçu, juntamente com a coordenação de saúde bucal do município, promoveram importantes ações voltadas à prevenção do câncer bucal, reforçando a importância do diagnóstico precoce por meio de palestras educativas, orientações à população e atendimentos preventivos realizados pelas equipes de saúde bucal nas Unidades Básicas de Saúde da zona urbana e também na zona rural.
A mobilização aconteceu nas UBS UBS Pedro Tavares Sobrinho (Centro), UBS José Cândida Gomes (araguacu to brazil) e UBS Cândida Martins (Vale do Araguaia), com a atuação das Equipes 1, 2 e 3. Já na zona rural, a Equipe 4 levou informação e atendimento às comunidades mais distantes, garantindo que a prevenção chegasse a todos.
Durante as atividades, os profissionais destacaram os principais sinais de alerta, como feridas na boca que não cicatrizam, manchas esbranquiçadas ou avermelhadas, nódulos e dores persistentes. Também foram reforçadas orientações sobre higiene bucal adequada, abandono do tabagismo, redução do consumo de álcool e a importância das consultas regulares ao dentista.
A iniciativa teve como objetivo informar, conscientizar e facilitar o acesso ao exame preventivo, fortalecendo o cuidado contínuo ofertado pelo SUS no município. Para a coordenação da ação, a prevenção é a ferramenta mais eficaz para reduzir os casos graves da doença e aumentar as chances de cura por meio do diagnóstico precoce.
Com esse trabalho integrado entre a Secretaria, a coordenação de saúde bucal e as equipes das unidades, Araguaçu reafirma o compromisso com a promoção da saúde e a qualidade de vida da população, levando atendimento humanizado e informação a todas as regiões do município.
🔰Gov de Araguaçu e Sec.Municipada da Saúde