Vigésimo Grupamento de Bombeiros

Vigésimo Grupamento de Bombeiros Sede do Vigésimo Grupamento de Bombeiros em Araçatuba-SP

Na década de 1950 dois grandes incêndios marcaram a história do Município de Araçatuba: o que destruiu o Jornal A Comarca e o que queimou parcialmente o Palace Hotel. Diante desses acontecimentos foi criado naquela época o “Corpo de Bombeiros Voluntário de Araçatuba”, que se dirigiam aos incêndios e chamados de socorro com 12 bicicletas doadas por empresas da região. Desde aqueles tempos para cá a

evolução tecnológica, de materiais e de efetivo tem sido uma constante tendo se alterado muito, mas algumas coisas não mudaram: o espírito altruísta e a vontade de servir dos bombeiros que trabalham em nossa Unidade. E assim a história conta-nos a evolução da organização que hoje procura junto à comunidade dar segurança, defendendo o patrimônio e preservando vidas com o emprego da tecnologia que o homem desenvolve. No dia 27 de Novembro de 2008, mais um capítulo dessa longa história de sucesso começou a ser escrita, surgia o 20º Grupamento de Bombeiros com sede em nossa querida Araçatuba.

29/05/2026

CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL
O 20° Grupamento de Bombeiros parabeniza o 1º Tenente PM Renato pela conclusão do Curso de Processos, realizado no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
A constante busca pelo conhecimento e pelo aperfeiçoamento profissional reflete o compromisso dos nossos bombeiros militares com a excelência na prestação de serviços à sociedade, contribuindo para uma gestão cada vez mais eficiente, moderna e alinhada aos princípios da administração pública.
A solenidade de formatura contou com a presença do Comandante Interino do 20° GB, Major PM Wagner Francisco Peron, que prestigiou o evento em apoio ao 1º Tenente PM Renato e representou nossa unidade neste importante momento de sua trajetória profissional.
O investimento na capacitação do efetivo fortalece a instituição, aprimora os processos internos e reafirma o compromisso do Corpo de Bombeiros com a melhoria contínua de seus serviços.
Parabéns ao 1º Tenente PM Renato por mais esta conquista. Que os conhecimentos adquiridos contribuam para o fortalecimento da nossa Corporação e para o contínuo aprimoramento das atividades desenvolvidas em prol da população paulista.
COMUNICAÇÃO SOCIAL 20° GB

28/05/2026

CONFRATERNIZAÇÃO E RECONHECIMENTO NO 20° GB

Na data de ontem (27/05), o efetivo do 20° Grupamento de Bombeiros realizou a tradicional confraternização em homenagem aos aniversariantes do mês, em um momento de união, valorização da tropa e fortalecimento dos laços de irmandade que marcam o Corpo de Bombeiros Paulista.

A ocasião também foi marcada pela homenagem aos Oficiais promovidos no último domingo, dia 24 de maio, reconhecendo o mérito, a dedicação e o comprometimento demonstrados ao longo da carreira.

O Comandante Interino do 20° GB, Major PM Wagner Francisco Peron, realizou a entrega de certificados e mimos aos homenageados, parabenizando os militares por mais essa importante conquista profissional.

Toda a tropa, Oficiais e Praças do 20° GB, deseja aos aniversariantes muita saúde, felicidades e sucesso, bem como aos promovidos, votos de uma trajetória ainda mais brilhante e repleta de realizações na missão de proteger vidas e servir à sociedade paulista.

COMUNICAÇÃO SOCIAL 20° GB

TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO O 20º Grupamento de Bombeiros participou de um importante treinamento de manutenção de equipam...
26/05/2026

TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO

O 20º Grupamento de Bombeiros participou de um importante treinamento de manutenção de equipamentos de mergulho realizado na empresa CRESSI, no município de São Bernardo do Campo/SP.

A capacitação contou com a participação de 16 militares mergulhadores, proporcionando atualização técnica e aprimoramento dos conhecimentos relacionados à manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos utilizados nas operações de mergulho autônomo.

A iniciativa reforça o compromisso do Corpo de Bombeiros com a segurança operacional, a qualificação contínua do efetivo e a excelência no atendimento às ocorrências aquáticas.

COMUNICAÇÃO SOCIAL 20° GB

25/05/2026

🚑 Encerramento do Treinamento de Pronto Socorrismo PS 40 – 1/26 🚑

Na última sexta-feira (22), na Câmara Municipal de Castilho-SP, foi realizado o encerramento do treinamento de Pronto Socorrismo PS 40 – 1/26, com a participação de 23 alunos de diversas áreas de atuação.

Durante o treinamento, os alunos participaram de simulados práticos com cenários realistas de atendimento pré-hospitalar, incluindo:
🚗 Acidente de auto x auto com vítimas retidas;
🏍️ Acidente de motocicleta com vítimas apresentando fraturas em membros inferiores;
🛟 Técnicas de retirada emergencial de vítimas do interior de veículo utilizando a chave de Rautek.

A cerimônia foi conduzida pelo comunicador Sidney Ferreira e contou com a presença de autoridades municipais. O prefeito Paulo Duarte Boaventura destacou a importância da capacitação e reafirmou o apoio do município às ações de atendimento pré-hospitalar.

Também estiveram presentes o presidente da Câmara, vereador João Paulo Araújo, além dos vereadores João Paulo Nogueira e Itamar, reforçando o reconhecimento ao trabalho realizado pelo Corpo de Bombeiros e à dedicação dos participantes.

👏 Parabenizamos todos os alunos pela dedicação, empenho e compromisso com a preservação da vida.

PARABENS AOS PROMOVIDOSNa data de hoje, o 20º Grupamento de Bombeiros celebra um momento de grande honra e reconheciment...
24/05/2026

PARABENS AOS PROMOVIDOS

Na data de hoje, o 20º Grupamento de Bombeiros celebra um momento de grande honra e reconhecimento profissional com a promoção do 1º Ten PM Kusunoki ao posto de Capitão PM e do 2º Ten PM Peron ao posto de 1º Tenente PM.

As promoções representam o reconhecimento pelo comprometimento, dedicação e excelência demonstrados ao longo da carreira, refletindo o mérito e a responsabilidade assumidos diariamente em prol da missão de salvar vidas e proteger a sociedade.

O 20º Grupamento de Bombeiros parabeniza os oficiais promovidos por mais essa conquista profissional, desejando sucesso nesta nova etapa da carreira, com votos de muitas realizações e contínuo êxito no exercício das funções.

“Servir e proteger, mesmo com o sacrifício da própria vida.” 🚒🔥

COMUNICAÇÃO SOCIAL 20⁰ GB

19/05/2026

🎓🚒 Na data de ontem, 18 de maio de 2026, o 20º Grupamento de Bombeiros recebeu dois novos sargentos em seu efetivo, após a conclusão do Curso de Bombeiro para Sargentos (CBS), importante etapa de capacitação e aperfeiçoamento profissional.
Passam a integrar o quadro de sargentos do 20º GB a 2º Sgt PM Tamyres Araújo Oliveira e o 3º Sgt PM Adriano Fregonez, fortalecendo ainda mais a missão de proteger vidas, o patrimônio e o meio ambiente com dedicação, técnica e compromisso com a sociedade.
O 20º GB parabeniza os militares pela conquista alcançada, fruto de muito esforço, disciplina e perseverança, desejando sucesso nesta nova fase da carreira e contínuo êxito no desempenho de suas funções.

18/05/2026

Na última sexta-feira, 15 de maio, a Estação de Bombeiros de Birigui realizou o encerramento do Curso de Pronto-Socorrismo – 40 horas. Na ocasião, os 23 alunos foram submetidos às avaliações finais teóricas e práticas, oportunidade em que puderam demonstrar, na prática, todo o conhecimento adquirido ao longo das duas semanas de instrução.

Ao término das avaliações, todos os participantes obtiveram êxito, concluindo o curso com aproveitamento e formando, assim, 23 novos operadores capacitados em técnicas de pronto-socorrismo, aptos a atuar no atendimento pré-hospitalar e em situações de emergência.

18/05/2026

SOLIDARIEDADE QUE ACOLHE

O 20º Grupamento de Bombeiros participou da campanha “Gelatinas Vermelhas”, iniciativa solidária promovida pelo Abutre’s Moto Clube, voltada ao apoio de pacientes em tratamento contra o câncer.

A ação arrecadou gelatinas vermelhas, alimento amplamente indicado para pacientes submetidos à quimioterapia e radioterapia, especialmente por ser de fácil consumo e mais tolerável diante dos efeitos colaterais do tratamento.

Com espírito humanitário e compromisso com a comunidade, o 20º GB apoiou a campanha como ponto de arrecadação, contribuindo para levar mais conforto, cuidado e dignidade às pessoas em situação de vulnerabilidade.

Agradecemos a todos que participaram e realizaram suas doações. Pequenos gestos podem fazer grande diferença na vida de quem enfrenta essa batalha. ❤️🚒

🎓🚒 Hoje foi um dia de grande orgulho para o Corpo de Bombeiros!Na data de hoje, foi realizada a formatura do Curso de Bo...
15/05/2026

🎓🚒 Hoje foi um dia de grande orgulho para o Corpo de Bombeiros!
Na data de hoje, foi realizada a formatura do Curso de Bombeiro para Sargentos (CBS), marco importante na trajetória profissional dos militares que concluíram mais esta etapa de capacitação e aperfeiçoamento.
O 20º Grupamento de Bombeiros passa a contar com dois novos sargentos em seu efetivo, fortalecendo ainda mais a missão de proteger vidas, o patrimônio e o meio ambiente com dedicação, técnica e compromisso com a sociedade.
Parabenizamos especialmente a 2º Sgt PM Tamyres Araújo Oliveira e o 3º Sgt PM Adriano Fregonez pela conquista alcançada, fruto de muito esforço, disciplina e perseverança. Desejamos sucesso nesta nova fase da carreira e que continuem honrando os valores do Corpo de Bombeiros Militar.

14/05/2026

Na data de ontem, o 20º Grupamento de Bombeiros recebeu novas viaturas e equipamentos, fortalecendo a estrutura operacional das unidades da região. 🚒
Em Ilha Solteira, a Base de Bombeiros foi contemplada com um novo Auto-Bomba Salvamento e Resgate (ABSR), adquirido com recursos do Estado.
Já em Araçatuba, foram entregues duas viaturas orgânicas para atividades administrativas, equipamentos de proteção respiratória adquiridos com recursos do Estado e materiais operacionais obtidos por meio de emenda parlamentar do vereador Nelsinho Marques.
As solenidades contaram com a presença do Coronel PM Lima de Freitas, comandante do CBI-2, do Major PM Wagner Francisco Peron, comandante interino do 20º GB, e do Capitão PM Walter Cruz de Oliveira, subcomandante interino do 20º GB. Em Ilha Solteira, estiveram presentes o prefeito municipal Rodrigo Gonçalves e o Subtenente Trevelin, comandante da Base de Bombeiros de Ilha Solteira. Em Araçatuba, participaram o prefeito municipal Lucas Zanatta e o Primeiro-Tenente PM Tiago Belli, comandante do Posto de Bombeiros de Araçatuba.
Os investimentos representam mais segurança para a população e melhores condições de trabalho aos bombeiros militares. 🇧🇷🚨

Endereço

Rua Lions Club
Araçatuba, SP
16022-000

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Vigésimo Grupamento de Bombeiros posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar