22/03/2024
Restauração do Santuário Nossa Senhora Aparecida está perto de ser concluída ⛪️
Nesta terça-feira, 19, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, e os secretários Marcos Alcântara (Cultura), Vanilson Bueno (Relações Institucionais) e Rosildo Manoel (executivo do Centenário) realizaram visita ao Santuário Paróquia Nossa Senhora Aparecida, símbolo histórico e cultural da cidade. As obras de restauração da igreja, iniciadas no ano passado, estão 70% concluídas. Os 102 anos da igreja serão celebrados no dia 11 de maio, também aniversário da cidade.
“Fico muito feliz de chegar aqui e conferir a evolução dessa obra tão importante para a cidade. Foi aqui onde tudo começou em 1922. O Santuário representa o marco inicial do nosso município e, claro, o lugar onde as pessoas expressam sua liturgia e fé. E essa restauração se fez necessária para preservar toda sua estrutura colonial e histórica para as presentes e futuras gerações”, afirmou o prefeito Vilmar.
Aprovado pelo Iphan, o projeto contempla a restauração das características físicas e patrimoniais da igreja, observando elementos necessários à preservação da edificação, melhorias na parte elétrica, hidráulica, estrutural e de conservação. Para realizar todas as intervenções foram realizados estudos dos aspectos históricos, artísticos, ambientais e antrópicos que influenciam o estado de conservação da igreja.
“Sendo a mais antiga igreja da cidade, notamos a importância da cultura neste lugar, onde demonstra a fé do povo de Aparecida. E esse restauro rememora uma relevância para a cidade, uma vez que está sendo dedicada a preservação das características históricas do município e que vai dar uma nova vida ao templo”, afirmou o secretário municipal de Cultura, Marcos Alcântara.
O Santuário Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizado na Praça Matriz, chama a atenção com detalhes em branco e azul e sua estrutura colonial erguida pelo carpinteiro João Batista de Toledo. A construção do monumento começou em 1922 e a primeira missa presidida em seu interior aconteceu há cerca de 100 anos, em 1924. Em frente à igreja ainda está preservada a cruz de aroeira cravada pelos seus fundadores.
Fonte: Secom Aparecida