29/05/2026
No dia 22 de maio, a Secretaria Municipal de Educação e Esporte, registra o 3° Percurso do ProLEEI um programa desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), em parceria com estados, municípios, Distrito Federal e Universidades Federais. O programa tem como objetivo fortalecer as práticas pedagógicas relacionadas ao desenvolvimento da linguagem oral, da leitura e da escrita, respeitando as especificidades da infância e da Educação Infantil.
Neste percurso formativo, foram desenvolvidas reflexões sobre o tema “Linguagem oral e linguagem escrita na Educação Infantil: práticas e interações”, compreendendo a importância das experiências de escuta, fala, leitura e escrita no cotidiano das crianças, sempre de forma significativa, lúdica e acolhedora.
Entre conversas, experiências e atividades práticas, reforçou-se a importância do brincar, das interações e da escuta sensível no desenvolvimento infantil. Cada dinâmica possibilitou refletir sobre as práticas pedagógicas e sobre o quanto o professor também aprende quando cria, experimenta e compartilha saberes.
Foi um encontro enriquecedor, marcado pela criatividade, pelo diálogo e pelo compromisso com uma educação mais humana, acolhedora e significativa.
A Secretaria Municipal de Educação e Esporte segue fortalecendo os caminhos formativos, acreditando que a formação continuada transforma o olhar, inspira novas práticas e contribui para uma infância mais respeitada e cheia de possibilidades.