Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mec. e de Mat. Elétrico de Anápolis

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mec. e de Mat. Elétrico de Anápolis Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Anápolis

O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Anápolis (SIMMEA) é uma entidade representativa do setor, sem fins lucrativos e que tem por objetivo a defesa dos interesses dos seus filiados perante os órgãos governamentais em nível municipal, estadual e federal. A entidade representa o segmento patronal nas negociações da Convenção Coletiva de Trabalho e atua em parce

ria com o Sistema FIEG para oferecer serviços aos empresários da indústria por meio do SESI, SENAI, IEL e ICQ Brasil, bem como na promoção de série de benefícios para os trabalhadores e seus dependentes. A diretoria atual foi eleita para o biênio 2012-2015, com o empresário Robson Peixoto Braga à frente da presidência. Negócio

Oferecer ações que resguardem os interesses dos associados, perante os órgãos governamentais, promover cursos de atualização em gestão e de melhoria de qualidade e prestação de serviços. Missão

Defender e representar a indústria metalúrgica, mecânica e de material elétrico perante os órgãos governamentais visando melhoria da infra-estrutura, da adequação das políticas fiscais, tributárias, trabalhistas e ambientais em conjunto com a Federação das Indústrias do Estado de Goiás. Visão

Consolidar-se como representante das indústrias metalúrgicas, mecânicas e de material elétrico, líder na promoção do crescimento e da competitividade da indústria regional, atuando como agente fundamental para o desenvolvimento do setor em Anápolis. Crenças e valores

- Justiça Social, Ética, União, Competitividade;
- Idealismo, Meio Ambiente, Profissionalismo, Liberdade de Expressão, Capital Humano.

23/06/2021

Reunião do CONCEG trata sobre ressarcimento de danos elétricos e reajustes de tarifa

O Conselho de Consumidores da Energia Elétrica do Estado de Goiás (CONCEG) realizou nesta terça-feira (22/06), reunião remota com representantes da Enel Distribuição Goiás.
A reunião virtual teve como pauta dois tema de grande interesse para as classes consumidoras: o ressarcimento de danos elétricos e os processos de revisão e reajuste tarifário.
Participaram os conselheiros: Wilson de Oliveira, Félix Afonso Fleury Curado, Rogério de Campos Borges, Paulo Roberto da Silva e Wellington Elber Barbosa.
De parte da distribuidora: André Gustavo Rodrigues Rosa, Janaína Grazziani Braga, Aderson Xavier de Andrade Júnior, Carlos Alberto Souza Ximenes, André Luiz Rodrigues Santana, Ilídio José Bonfim Coutinho e Sarah Fagundes Teodoro (também secretária do Conselho).
O presidente do CONCEG, Wilson de Oliveira abriu a reunião destacando a importância dos temas tratados, tanto em relação à questão de reparação de danos, quanto do reajuste e da revisão tarifária.
“Nos últimos dias, temos visto falar muito sobre o problema do clima seco, a diminuição dos volumes dos reservatórios, a venda da Eletrobras, a vigência da bandeira tarifária vermelha. Tudo isso traz impactos diretamente para o consumidor, que está na ponta e isso nos traz muita preocupação e muitas demandas”, destacou o presidente.
Na reunião, também foi informado sobre a campanha que o CONCEG realiza neste mês de junho orientando os consumidores sobre o consumo consciente de energia elétrica.
A campanha, nas redes sociais, tem o mote: “Consumo Consciente! Essa é a nossa bandeira!” e ocorre no momento em que vigora no País a bandeira tarifária vermelha (patamar 2), que eleva a conta de energia dos consumidores.

Veja a matéria completa no site:
https://concelg.com.br

07/06/2021

Consumo consciente de energia elétrica é tema de campanha do CONCEG

Com o tema: “Consumo Consciente! Essa é a nossa bandeira!”, o Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Estado de Goiás (CONCEG) estará, ao longo desse mês de junho, divulgando através de suas redes sociais algumas peças informativas com dicas de economia e segurança no uso da energia elétrica.
A campanha acontece no momento em que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com base em análises técnicas, acionou a bandeira tarifária vermelha patamar 2. O que signif**a que a conta de energia f**ará mais cara R$ 6,243 para cada 100 kWh consumidos.
O presidente do CONCEG, Wilson de Oliveira, ressalta que o momento é de atenção para o consumidor, pois, em razão da estiagem, o nível dos reservatórios que operam-no Sistema Interligado Nacional (SIN) estão em condições desfavoráveis para a produção de energia.
Conforme orienta Wilson de Oliveira, neste período de seca é fundamental que a população economize não só energia, mas também a água.
“O consumo consciente é uma bandeira permanente do CONCEG, considerando que o desperdício de energia é ruim para o sistema e impacta no bolso do próprio consumidor”, destaca o presidente do CONCEG, pontuando que os conselheiros e a população podem atuar como multiplicadores da campanha, repassando as dicas, que são dicas simples para o dia-a-dia.
Siga a campanha no Facebook: https://www.facebook.com/Concelg ou no Instagram: (https://www.instagram.com/conceg18/)
Visite também o nosso site: https://concelg.com.br

14/05/2021

Presidente do CONCEG apoia mais prazo para a revisão de norma dos conselhos

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) passou para 26 de julho próximo, o prazo para o acolhimento de contribuições à Consulta Pública nº 06/2021, para subsidiar a revisão da Resolução Normativa nº 451/2011, que dispõe sobre a criação, organização e funcionamento dos conselhos de consumidores de energia elétrica. O prazo venceria agora, no dia 22 de maio próximo.
Segundo o presidente do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Estado de Goiás (CONCEG), Wilson de Oliveira, a decisão da agência reguladora foi oportuna, porque vai garantir mais tempo para que os colegiados possam analisar de forma mais ampla a minuta proposta para a alteração da RN nº 451/2011 e, sobretudo, possibilitar que os mesmos possam elaborar as suas contribuições visando o aperfeiçoamento das atividades dos conselhos.
Em face as mudanças que devem ser implementadas pela revisão da norma que rege os conselhos, a ANEEL já sinalizou a prorrogação dos mandatos dos atuais conselheiros, que terminariam no final deste ano, para o final de 2022.
Para Wilson de Oliveira, a revisão da norma que rege o funcionamento dos conselhos é um momento importante para que os colegiados possam se fortalecer e ganhar novas ferramentas para que possam exercer o seu papel de representação perante as classes consumidoras de energia elétrica.
O CONCEG, segundo Wilson de Oliveira, vem acompanhando e participando de perto de todo o processo, inclusive, das reuniões que a ANEEL realizou com os representantes dos conselhos de todas as regiões do País. Conforme destacou, a minuta de revisão da RN nº 451/2011 está em estudo e a intenção é que a entidade possa dar as suas contribuições para o aperfeiçoamento do documento.
Os conselhos de consumidores de energia elétrica são órgãos sem personalidade jurídica, de caráter consultivo, formado por representantes das principais classes das unidades consumidoras (residencial, rural, poder público, comercial e industrial), com a incumbência de opinar sobre assuntos relacionados à prestação do serviço público de energia elétrica, conforme definido pela ANEEL na Resolução 451/2011.
Compete também aos Conselhos, dentre outras atribuições, manifestar-se formalmente acerca das tarifas e da qualidade do fornecimento de energia elétrica da respectiva distribuidora, bem como esclarecer a sociedade sobre os direitos e deveres inerentes à contratação do serviço.
Saiba mais sobre o CONCEG
https://concelg.com.br

29/04/2021
19/04/2021

Wilson de Oliveira participa de reunião da ANEEL com conselhos de consumidores

O presidente do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Estado de Goiás (CONCEG), Wilson de Oliveira, participou na manhã desta sexta-feira, 16/04, de uma videoconferência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANEEL) com representações de conselhos do Distrito Federal e dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso Sul, Tocantins e Goiás.
Na ocasião, o órgão regulador do setor elétrico esteve representado por integrantes da Superintendência de Mediação Administrativa (SMA).
Segundo Wilson de Oliveira, o objetivo principal da reunião foi para aprimorar o relacionamento da Agência e as entidades. Também foi debatida a consulta pública de revisão da Resolução Normativa nº 451/2011, que dispõe sobre a criação, organização e atuação dos Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica.
Wilson de Oliveira adiantou algumas contribuições que o CONCEG irá apresentar para a atualização da RN 451/2011 e falou das dificuldades que os conselhos enfrentam para terem uma estrutura de apoio técnico, a fim de desenvolverem a sua representatividade com mais eficiência.
Por fim, avaliou que foi uma reunião produtiva, em que a ANEEL reconheceu a necessidade de desburocratizar o acesso aos recursos legais das entidades, “para que possamos qualif**ar nossos trabalhos”, ressaltou, acrescentando que é um trabalho voluntário, mas que exige muita dedicação dos conselheiros. Veja mais no site:
https://concelg.com.br

31/03/2021

Os conselhos de consumidores de energia elétrica e a sociedade

Goiás foi um dos estados pioneiros na implantação do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica. Um trabalho que começou lá no ano de 2000, tendo como um dos fundadores o professor Hélio Naves, membro da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg).
No Brasil, a criação dos conselhos de consumidores de energia elétrica tem como marcos a Lei Federal nº 8.631, de 04 de março de 1993 e a Resolução Normativa nº 451, de 27 de setembro de 2011 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Estamos, pois, após a Resolução Normativa 451, completando a primeira década de atividade de forma regulamentada. E, justamente agora, a ANEEL abriu uma consulta pública a fim de obter contribuições para que a norma que rege os conselhos de consumidores seja modernizada e adequada com a realidade do País e, particularmente, do setor elétrico, que passou por muitas mudanças nesse período.
Os conselhos de consumidores de energia elétrica são uma espécie de entre a concessionária/distribuidora, os clientes e o poder cedente. A representação tem o formato de um colegiado, com a participação de representações de cinco classes consumidoras: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.
Essa é a configuração que temos no Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Estado de Goiás (CONCEG). Cada um de nós conselheiros trabalha de forma voluntária, muitas vezes, com várias e várias horas dedicadas a reuniões, cursos e outras atividades. Sem deixar de lado a missão principal que é visualizar demandas, buscar apoio e propor soluções.
Além disso, temos no CONCEG outra missão importante que é a educação do consumidor, pois é fundamental que tenhamos na ponta donas de casas, trabalhadores urbanos e rurais, empresários do campo e das cidades, gestores e servidores públicos, enfim, todas as classes fazendo a sua parte para o consumo consciente deste recurso tão importante que é a energia.
Ainda temos muito para avançar enquanto representação de classes. Temos nos esforçado ao máximo em aprender sobre este setor tão complexo e tão bem regulado através da ANEEL.
Temos todos de caminhar juntos: conselhos, concessionárias e órgão regulador para que alcancemos resultados positivos para o Brasil e para a sua população, sobretudo, para termos energia mais barata, de melhor qualidade e eficiência.
Por isso, é importante neste momento em que vamos revisar as normativas que regem os conselhos, que encontremos mecanismos para consolidar essa união e, principalmente, para que tenhamos nosso papel e a nossa força melhor compreendida pela sociedade e possamos devolver a ela um trabalho mais profissional e produtivo.
Wilson de Oliveira
Presidente do CONCEG

10/03/2021
03/03/2021

CONCEG apresenta demandas dos consumidores em reunião com presidente da Enel

https://concelg.com.br

“Uma reunião produtiva”. Este foi o balanço feito pelo presidente do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Estado de Goiás (CONCEG), Wilson de Oliveira, após a reunião dos conselheiros com o presidente da Enel Distribuição Goiás e representantes de setores estratégicos da empresa, ocorrido na manhã desta quarta-feira, 03/03, por videoconferência.
O encontro durou quase duas horas e, durante este período, os conselheiros puderam apresentar as demandas das respectivas classes representadas, bem como conhecer as ações desenvolvidas pela companhia com o objetivo de melhorar a qualidade de prestação do serviço e os investimentos que estão e serão feitos em todo o Estado de Goiás.
O presidente Wilson de Oliveira, representante da classe industrial iniciou a reunião pontuando que, no setor, uma das principais demandas é quanto a qualidade da energia elétrica, observando que boa parte das queixas referem-se a problemas de oscilação no fornecimento.
O conselheiro Félix Curado, representante da classe rural apontou várias reclamações dos produtores rurais, cobrando, por exemplo, a questão de veículos dentro das lavouras; a colocação das chaves dos postes (bananas) em locais mais acessíveis e, também a questão referente a informação da leitura de consumo.
Já o Conselheiro Rogério Campos, representante da classe comercial destacou que, com o recrudescimento da pandemia, as medidas restritivas de atividades econômicas novamente afeta os setores do comércio, dos serviços e do turismo e, muitas empresas trabalham com contratos de demanda. Como muitos estão funcionando parcialmente ou parados, no casos de cidades onde foi decretado o lockdown, f**a difícil para o empresário ter que arcar com a conta.
A representante da classe residencial, Keitty Abreu pontou que a principal reclamação no segmento é quando as quedas de energia que ocorrem durante o período chuvoso, prejudicando, por exemplo, as donas de casas que para se manterem têm um pequeno salão ou uma pequena produção de alimentos caseiros.
Para o conselheiro Paulo Roberto, representante do poder público, o governo estadual reconhece que esforços estão sendo feitos pela companhia, mas continua com a postura de cobrar os investimentos e as melhorias necessárias. Segundo ele, um ponto importante a ser destacado, é a política que a Enel adotou em relação à questão da segurança dos seus colaboradores e terceirizados.

Parceria
O presidente da Enel Distribuição Goiás, José Luis Salas fez questão de responder as colocações e falou da importância do trabalho realizado pelo CONCEG, levando as demandas dos consumidores para a companhia.
Salas aceitou o convite feito na reunião para que possa participar de reuniões com as federações que fazem parte do Conselho, para que cada setor possa expor as suas necessidades, que são diferentes para cada caso.
O presidente da Enel destacou que os esforços da empresa podem ser observados através dos indicadores oficiais, citando que no caso do DEC, o indicador que demonstra a duração média de queda de energia/ano, Goiás hoje já tem uma posição melhor, por exemplo, do que o Estado de São Paulo. Também houve avanços em relação ao FEC, o indicador que demonstra a frequência das quedas de energia.
Após a fala do presidente, a equipe técnica da Enel fez uma apresentação com slides de diversos serviços implementados pela companhia em todas as regiões do Estado, com destaque para a construção de seis novas subestações. Também, gráficos com demonstrativos de resultados dos indicadores de DEC e FEC. E, ainda, os investimentos realizados em 2020 e os projetados para 2021, respectivamente, de R$ 1,181 bilhão e R$ 1,603 bilhão.

Participação
Participaram da videoconferência os conselheiros Wilson de Oliveira, Felix Curado Fleury, Rogério Borges Campos, Paulo Roberto, Keitty Abreu, Leonardo Machado e Wellington Barbosa.
De parte da Enel Goiás, o presidente José Luis Salas Rincon; José Januário (Operação e Manutenção); Nelson Assumpção Neto (Mercado Macro Área Goiás); Alessandra Kozlowski (Operações Comerciais de Rede); Roberto Vieira (Desenvolvimento de Rede); Aderson Xavier, André Luiz Santana e Sarah Fagundes Teodoro (Ouvidoria).

É HOJE!!
25/02/2021

É HOJE!!

19/02/2021

CONCEG retoma reuniões e reforçará busca de demandas dos consumidores

O Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Estado de Goiás (CONCEG) realizou na quinta-feira, 19/02, a primeira reunião ordinária de 2021. Por meio de videoconferência, os conselheiros discutiram ações a serem encaminhadas com o objetivo de fortalecer, cada vez mais, a busca de atendimento das demandas das classes representadas pela entidade.
Na abertura da reunião, o presidente do CONCEG, Wilson de Oliveira, salientou que em 2020, apesar da pandemia e a restrição de reuniões presenciais, o Conselho, ainda assim, conseguiu dar encaminhamento a uma série de demandas dos consumidores através da Ouvidoria e outros setores da Enel Distribuição Goiás.
O encontro virtual teve também as participações dos conselheiros Félix Afonso Fleury Curado e Leonardo Machado (representantes da classe rural); Rogério de Campos Borges (representante da classe comercial); Paulo Roberto da Silva Junior (representante do Poder Público), Aderson Xavier de Andrade, Ouvidor da Enel e secretário executivo do Conselho; André Luiz Rodrigues Santana (também da Ouvidoria e secretário executivo suplente) e Sarah Fagundes Teodoro (colaboradora da Enel na área de Ouvidoria e secretária auxiliar do CONCEG).

Estratégia de trabalho
Na reunião, o presidente e os conselheiros deliberaram sobre uma estratégia de trabalho para os próximos meses, que consiste na elaboração de uma pauta de reuniões com o quadro técnico da concessionária, para que os conselheiros possam apresentar as principais demandas trazidas para a entidade nas suas respectivas representações e, de outra parte, a empresa poderá apresentar o trabalho que vem sendo feito e, ao mesmo tempo, encaminhar aquelas demandas mais pontuais,
As demandas maiores, conforme ficou acertado, deverão compor uma agenda de reuniões a serem realizadas com os presidentes das federações e demais representações das classes, com a direção da Enel Goiás. Os conselheiros apontam que seria interessante uma reunião com o presidente José Salas, ao menos duas vezes no ano, a fim de tratar dos assuntos de maior relevância.

Tratativas
De acordo com Aderson Xavier, as tratativas serão feitas para que as reuniões, tanto com os técnicos, quanto com a direção da companhia sejam viabilizadas. As datas serão oportunamente estabelecidas.
Além disso, o presidente Wilson de Oliveira também destacou a necessidade de o Conselho também trabalhar de forma mais articulada com a classe política, no acompanhamento das demandas que sejam favoráveis aos consumidores no âmbito legislativo.
Os conselheiros da área rural, Félix Curado e Leonardo Machado expuseram durante a reunião, uma série de demandas apresentadas a eles pelos produtores e em reuniões, apontando que houve muitas reclamações na região da Estrada de Ferro, sobretudo, no Município de Orizona.
O presidente Wilson de Oliveira disse que deu encaminhamento a demandas da representação da classe residencial, na região de Terezópolis.

Demandas
O conselheiro Rogério Borges disse que a Fecomércio tem muitas demandas a serem discutidas e ressaltou que, no setor comercial, a exemplo do que ocorre também no segmento residencial, há um problema muito recorrente que é a dificuldade na comprovação de queima de aparelhos por descargas elétricas, para posterior ressarcimento, conforme previsão legal.
Segundo ele, esse é um dos assuntos que, inclusive, poderão compor a agenda do CONCEG com a Enel e também as federações.
De acordo com André Luiz, as demandas já repassadas serão encaminhadas para os setores competentes da companhia. Ele ressaltou que a companhia tem realizado investimentos importantes em todas as regiões do Estado, como recentemente as subestações em Rio Verde e Goiânia.
Ao final da reunião o presidente Wilson de Oliveira e os conselheiros Félix Curado, Rogério Borges e Paulo Roberto, agradeceram o empenho que que equipe da Enel representada no Conselho, tem feito para buscar a soluções de problemas às demandas apresentadas.

Texto e edição: Claudius Brito
Mídia Um Comunicação

Endereço

Rua JM-16, Qd. 52 Lt. 22/Setor Sul Jamil Miguel
Anápolis, GO
75.124-200

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mec. e de Mat. Elétrico de Anápolis posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Organização

Envie uma mensagem para Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mec. e de Mat. Elétrico de Anápolis:

Compartilhar