13/07/2021
A Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, por meio da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (EFAPE) e da Undime São Paulo, lançou, há pouco, as ações formativas do programa “Currículo em Ação” e o início das inscrições do mesmo.
O evento virtual de lançamento teve a participação de Márcia Bernardes, presidente da Undime São Paulo e Dirigente Municipal de Educação de Mairiporã-SP, Rossieli Soares, Secretário de Estado da Educação de São Paulo, e de Marcelo Jerônimo, Coordenador da Escola de Formação (EFAPE).
O projeto tem a finalidade de viabilizar o processo de Implementação do Currículo Paulista, homologado em 2019, e de apoiar as redes estadual e municipais no (re) planejamento das propostas curriculares em seus contextos locais e, também, garantir os direitos dos estudantes às aprendizagens essenciais apresentadas no documento.
“A formação continuada é muito importante para os educadores e redes. Agora, com o Currículo Paulista, essa reorganização pedagógica se faz necessária”, comentou a presidente da seccional da Undime. “Nunca paramos de dialogar sobre a importância da formação e do Currículo Paulista, mas precisamos de formação de qualidade e que traga efetividade. E essa jornada vem ao encontro do que nós, gestores, e os professores, precisamos. Esse curso será um importante divisor de águas para a formação docente e para a aprendizagem dos alunos!”, concluiu Bernardes.
O movimento, que terá 3 ciclos formativos, sendo Nivelamento (Ciclo 1), Formação Básica (ciclo 2), e Aprofundamento (ciclo 3), contemplará gestores das secretarias municipais, diretores regionais de ensino, gestores escolares e professores, serão oferecidos por meio do AVA-EFAPE e pelo Centro de Mídias de São Paulo CMSP.
Leia mais em: www.undime-sp.org.br