01/06/2026
FALTÔMETRO DA SAÚDE – MAIO
A Prefeitura Municipal de Altônia reforça a importância da conscientização da população quanto ao comparecimento às consultas e exames agendados. Somente no mês de Maio, foram registradas 343 faltas, sendo 156 consultas agendadas nas UBSs, 168 consultas especializadas e 19 sessões de fisioterapia que deixaram de ser realizadas.
Cada ausência sem aviso prévio representa um prejuízo para toda a rede municipal de saúde. Além do desperdício de recursos públicos investidos nos atendimentos, essas vagas poderiam ter sido destinadas a outros pacientes que aguardam por consultas, exames e procedimentos, muitas vezes há semanas ou até meses.
Quando um paciente não comparece e não realiza o cancelamento antecipado, o município arca com custos que não podem ser recuperados. Essa situação compromete a eficiência dos serviços, dificulta o planejamento da saúde pública e aumenta o tempo de espera daqueles que realmente necessitam de atendimento.
A saúde é um compromisso de todos. Se não puder comparecer à consulta, exame ou sessão agendada, comunique a unidade de saúde com antecedência e realize o cancelamento. Um simples gesto pode fazer toda a diferença na vida de outra pessoa.
A consulta que você falta, faz falta para alguém.
Seja consciente. Juntos, podemos construir uma saúde pública mais eficiente, humana e acessível para todos.
Governo Municipal de Altônia
Altônia, por nossa terra, por nossa gente.