20/05/2026
A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a professora Natalina Triches, promoveu mais um Ciclo de Aprendizagem Contínua sobre a Recomposição das Aprendizagens.
O encontro teve como objetivo fortalecer as práticas pedagógicas dos Coordenadores Pedagógicos e Professores da Recomposição, por meio de momentos de estudo e reflexão voltados à efetivação da recomposição das aprendizagens.
Durante o encontro, destacou-se a importância da avaliação diagnóstica como instrumento essencial para identificar, com precisão, as aprendizagens já consolidadas e aquelas que demandam intervenções pedagógicas, além da importância de considerar os diferentes contextos dos educandos. Também foram discutidas as habilidades estruturantes, o uso de instrumentais de acompanhamento pedagógico e a socialização de estratégias que favoreçam o planejamento intencional e o atendimento às necessidades de cada estudante.
Nesse contexto, foram discutidas as habilidades estruturantes que precisam ser priorizadas e consolidadas, assegurando a progressão das aprendizagens e o desenvolvimento integral dos educandos. Além disso, os participantes analisaram os instrumentais de acompanhamento pedagógico, fundamentais para o monitoramento contínuo dos avanços, das dificuldades e dos encaminhamentos necessários.
Reafirma-se, assim, o compromisso com uma prática pedagógica que considere as singularidades dos educandos, em consonância com o Currículo da Rede Municipal de Educação.