Prefeitura Municipal de Abadiânia/GO
- Página Principal
- Brasil
- Abadiânia, GO
- Prefeitura Municipal de Abadiânia/GO
Prefeitura Municipal de Abadiânia/GO.
Endereço
Avenida Geraldo Rodrigues Santos, 712/Centro
Abadiânia, GO
72940000
Horário de Funcionamento
| Segunda-feira | 08:00 - 11:30 |
| 13:00 - 17:30 | |
| Terça-feira | 08:00 - 11:30 |
| 13:00 - 17:30 | |
| Quarta-feira | 08:00 - 11:30 |
| 13:00 - 17:30 | |
| Quinta-feira | 08:00 - 11:30 |
| 13:00 - 17:30 | |
| Sexta-feira | 08:00 - 11:30 |
| 13:00 - 17:30 |
Site
Notificações
Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Prefeitura Municipal de Abadiânia/GO posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.
Atalhos
Categoria
História do nosso Município
Os responsáveis pelo povoamento da Região foram os habitantes de Corumbá de Goiás, atraídos pela fertilidade das terras para a exploração agrícola e pastoril, nas margens do Rio Capivari e Córrego Caruru. A fundação do povoado se processou em 1874 com a realização de rezas, sob a direção de Dona Emerenciana, primeira moradora do local, onde se originou o núcleo urbano, inicialmente, o movimento dos fiéis se fazia em modesta capelinha de pau-a-pique; mais terde, as festividades religiosas transformaram-se em grandes romarias em louvor a Nossa Senhora da Abadia, e foram o fator principal para o crescimento da povoação. Em 17 de agosto de 1895, após a realização da romaria, Dona Emeremciana obteve de João José da Maia, Manoel Gomes Ferreira, Joaquim de Souza Cordeiro e outros doação do terreno para a formação do patrimônio, cujo nome inicial foi "Posse", decorrente do ato natural de posse dos primeiros moradores. Pelo Decreto-Lei Estadual nº 8.305, de 31 de dezembro de 1943, o povoado passou à condição de distrito, do Município de Corumbá de Goiás com a denominação de "Abadiânia", topônimo em louvor à Padroeira, Nossa Senhora da Abadia, instalado oficialmente em 2 de janeiro de 1944. Com o advento da BR-153 - Belém-Brasília e a má localização da Sede Municipal, decidiu-se a transferência para as margens da citada rodovia, pela Lei Municipal nº 11, de 3 de agosto de 1960, efetivando-se a mudança em 15 de setembro de 1963. A antiga sede retornou à condição de distrito, com a denominação de Posse d?Abadia, pela Lei Municipal nº 67, de 12 de setembro de 1963.
Fonte: IBGE