Prefeitura Municipal de Abadiânia/GO

Prefeitura Municipal de Abadiânia/GO Prefeitura Municipal de Abadiânia/GO.

24/05/2025
Parcerias que impulsionam o desenvolvimento de Abadiânia! ⚓🌱🏞️O prefeito Dr. Itamar participou de uma importante reunião...
14/05/2025

Parcerias que impulsionam o desenvolvimento de Abadiânia! ⚓🌱🏞️

O prefeito Dr. Itamar participou de uma importante reunião com representantes da Marinha do Brasil, ao lado do secretário de Agricultura Ilvaney Pereira e sua equipe, e do secretário de Turismo Daniel Antônio.

O encontro teve como objetivo discutir melhorias e novas parcerias para a região de Abadiânia, buscando soluções conjuntas que envolvam segurança, fortalecimento da produção rural e incentivo ao turismo local.

Com diálogo e cooperação, seguimos construindo uma cidade mais preparada, integrada e cheia de oportunidades para todos!

Prefeitura de Abadiânia
O povo em primeiro lugar

📢 FAÇA BONITO! Proteja nossas crianças e adolescentes! 🌼Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sex...
13/05/2025

📢 FAÇA BONITO! Proteja nossas crianças e adolescentes! 🌼

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o Governo de Abadiânia, por meio da Secretaria de Assistência Social e do CREAS, convida toda a comunidade para dois grandes momentos de conscientização e mobilização:

📍 Roda de Conversa
🗓️ 14 de maio
🕢 7h30 - Café da manhã
🕗 8h00 - Início da roda de conversa
📌 Local: CREAS

🚶‍♀️ Caminhada
🗓️ 15 de maio
🕗 Saída: 8h da Prefeitura
📍 Chegada: CREAS Abadiânia

💬 Com a participação do Promotor Dr. Lucas César e da equipe técnica do CREAS, vamos discutir e refletir sobre a importância da proteção à infância e adolescência.

👧🏽👦🏿 Sua presença é essencial para fortalecer essa causa!
Vamos juntos fazer bonito! 💛

Reunião da Tríade Social fortalece ações em prol do desenvolvimento municipalEm um encontro marcado pela união de forças...
08/05/2025

Reunião da Tríade Social fortalece ações em prol do desenvolvimento municipal

Em um encontro marcado pela união de forças e objetivos, foi realizada a reunião entre as equipes da Assistência Social, da AGEHAB (Agência de Habitação) e do setor de Habitação do município. Essa tríade social, que tem se destacado como um verdadeiro pilar de conquistas para a população, se reuniu para alinhar estratégias, compartilhar avanços e planejar novas ações integradas.

A importância dessa reunião vai além da troca de informações: ela representa o compromisso conjunto com o bem-estar social, a dignidade habitacional e a inclusão de famílias em situação de vulnerabilidade. A atuação unificada dessas três frentes fortalece políticas públicas essenciais, acelera processos e amplia o alcance dos projetos habitacionais e sociais.

Graças a essa parceria, o município tem conquistado melhorias concretas, como a regularização fundiária, construção de moradias dignas e o acesso facilitado a programas de apoio às famílias. Essa sinergia entre setores transforma desafios em soluções e reafirma o papel da gestão pública em promover qualidade de vida e justiça social.

🕊️ Dia Nacional da Luta Antimanicomial📅 13 de maio | ⏰ 09h | 📍 CAPS – AbadiâniaA luta antimanicomial defende que o trata...
08/05/2025

🕊️ Dia Nacional da Luta Antimanicomial
📅 13 de maio | ⏰ 09h | 📍 CAPS – Abadiânia

A luta antimanicomial defende que o tratamento das pessoas com sofrimento mental deve ser feito com dignidade, respeito e inclusão — e não com exclusão ou isolamento.

O Governo de Abadiânia, por meio do CAPS, convida toda a população para uma palestra especial em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial.
Será um momento de diálogo e conscientização sobre saúde mental, cidadania e os direitos das pessoas em sofrimento psíquico.

✨ Participe, fortaleça essa causa e ajude a construir uma sociedade mais humana e acolhedora!

\

O segundo aulão de capoeira do grupo SALVE ABADIÂNIA foi um verdadeiro espetáculo de cultura, energia e inclusão social!...
06/05/2025

O segundo aulão de capoeira do grupo SALVE ABADIÂNIA foi um verdadeiro espetáculo de cultura, energia e inclusão social! E quem esteve presente prestigiando e apoiando esse momento tão especial foi o prefeito Dr. Itamar, que reafirmou o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento das manifestações culturais e esportivas em nossa cidade.

A capoeira é muito mais que um esporte — é uma expressão de resistência, história e identidade! Por meio do ritmo, dos movimentos e da musicalidade, ela ensina valores como respeito, disciplina, união e superação. É uma poderosa ferramenta de transformação social que encanta gerações e fortalece o vínculo com nossas raízes afro-brasileiras.

O evento reuniu capoeiristas de todas as idades e contou com o apoio total da Prefeitura de Abadiânia, que acredita na importância de promover o acesso à cultura e ao esporte como forma de garantir uma sociedade mais justa, participativa e saudável.

Também estiveram presentes o presidente da Câmara Rodrigo Belém, o secretário de esportes Alexandre Rodrigues, o secretário de meio ambiente Ilvaney Pereira e o vice-prefeito André do Dão — todos unidos em prol do incentivo a esse projeto que vem fazendo a diferença na vida de tantas pessoas.

Parabéns ao grupo SALVE ABADIÂNIA pela dedicação e resistência! A prefeitura continuará sendo parceira de todas as iniciativas que levam alegria, cultura e cidadania para o nosso povo!

Prefeitura de Abadiânia
O povo em primeiro lugar

O prefeito Dr. Itamar marcou presença na solenidade de posse da nova diretoria da AMAB — Associação dos Municípios Adjac...
05/05/2025

O prefeito Dr. Itamar marcou presença na solenidade de posse da nova diretoria da AMAB — Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília. Um momento importante que reforça o compromisso da nossa gestão com a integração regional e o fortalecimento das cidades que compõem o Entorno do Distrito Federal.

A participação de Abadiânia nesse espaço é essencial para articular novas parcerias, discutir políticas públicas que atendam às necessidades dos municípios e garantir que nossa população esteja no centro das decisões que impactam diretamente o nosso desenvolvimento.

Parabéns à nova diretoria da AMAB! Desejamos uma gestão de muito trabalho, conquistas e união entre os municípios.

Prefeitura de Abadiânia
O povo em primeiro lugar

Reunião importante realizada hoje no loteamento Eubiópolis, em Planalmira!O prefeito Dr. Itamar, acompanhado do presiden...
05/05/2025

Reunião importante realizada hoje no loteamento Eubiópolis, em Planalmira!

O prefeito Dr. Itamar, acompanhado do presidente da Câmara Rodrigo Belém e dos vereadores Cleiton e Neném Trajano, se reuniu com lideranças locais para debater avanços fundamentais para a comunidade!

Entre os destaques da pauta, está a criação da ZEIS (Zona de Especial Interesse Social), que garantirá mais dignidade, segurança jurídica e qualidade de vida para as famílias da região!

Também foram discutidas melhorias urgentes como o patrulhamento e o cascalhamento das ruas e vias de acesso, trazendo mais mobilidade e conforto para os moradores.

Estamos juntos construindo um futuro mais justo e estruturado para todos! Abadiânia avança com diálogo, planejamento e compromisso!

Prefeitura de Abadiânia
O povo em primeiro lugar

Endereço

Avenida Geraldo Rodrigues Santos, 712/Centro
Abadiânia, GO
72940000

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:00 - 11:30
13:00 - 17:30
Terça-feira 08:00 - 11:30
13:00 - 17:30
Quarta-feira 08:00 - 11:30
13:00 - 17:30
Quinta-feira 08:00 - 11:30
13:00 - 17:30
Sexta-feira 08:00 - 11:30
13:00 - 17:30

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Prefeitura Municipal de Abadiânia/GO posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar

História do nosso Município

Os responsáveis pelo povoamento da Região foram os habitantes de Corumbá de Goiás, atraídos pela fertilidade das terras para a exploração agrícola e pastoril, nas margens do Rio Capivari e Córrego Caruru. A fundação do povoado se processou em 1874 com a realização de rezas, sob a direção de Dona Emerenciana, primeira moradora do local, onde se originou o núcleo urbano, inicialmente, o movimento dos fiéis se fazia em modesta capelinha de pau-a-pique; mais terde, as festividades religiosas transformaram-se em grandes romarias em louvor a Nossa Senhora da Abadia, e foram o fator principal para o crescimento da povoação. Em 17 de agosto de 1895, após a realização da romaria, Dona Emeremciana obteve de João José da Maia, Manoel Gomes Ferreira, Joaquim de Souza Cordeiro e outros doação do terreno para a formação do patrimônio, cujo nome inicial foi "Posse", decorrente do ato natural de posse dos primeiros moradores. Pelo Decreto-Lei Estadual nº 8.305, de 31 de dezembro de 1943, o povoado passou à condição de distrito, do Município de Corumbá de Goiás com a denominação de "Abadiânia", topônimo em louvor à Padroeira, Nossa Senhora da Abadia, instalado oficialmente em 2 de janeiro de 1944. Com o advento da BR-153 - Belém-Brasília e a má localização da Sede Municipal, decidiu-se a transferência para as margens da citada rodovia, pela Lei Municipal nº 11, de 3 de agosto de 1960, efetivando-se a mudança em 15 de setembro de 1963. A antiga sede retornou à condição de distrito, com a denominação de Posse d?Abadia, pela Lei Municipal nº 67, de 12 de setembro de 1963.

Fonte: IBGE