Associação de Antigos Seminaristas e Amigos da Diocese do Sumbe - Aasads

Associação de Antigos Seminaristas e Amigos da Diocese do Sumbe - Aasads Quem somos
A AESADS - Associação de Antigos Seminaristas e Amigos da Diocese do Sumbe.

Uma ONG de direito angolano, sem fins lucrativos, com a sede na cidade do Sumbe (Kuanza Sul)

Com Igreja Católica – Acabei de juntar-me aos maiores fãs! 🎉
17/06/2026

Com Igreja Católica – Acabei de juntar-me aos maiores fãs! 🎉

30/05/2026

Calou-se o Prêmio Sakharov 😭😭😭

Dom Zacarias Kamwenho, homem que sempre denunciou, como profeta, os horrores das guerras e das injustiças sociais em Angola. Um Pastor do amor, da paz e da esperança.

Que a sua alma descanse em paz no esplendor da luz perpétua.

Open Society Foundations

30/05/2026
30/05/2026

MENSAGEM DE CONDOLÊNCIAS

Associação de Ex-Seminaristas e Amigos da Diocese do Sumbe (AESADS)

Eu combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé." (2 Tm 4,7)

É com profunda dor, mas também com espírito de fé e esperança na Ressurreição, que a Associação de Ex-Seminaristas e Amigos da Diocese do Sumbe (AESADS) recebeu a notícia do passamento físico de Sua Excelência Reverendíssima, Dom Zacarias Kamwenho, primeiro Bispo da Diocese do Sumbe, pastor zeloso, profeta da reconciliação e incansável servidor do povo de Deus.

Neste momento de luto para a Igreja em Angola, para a Diocese do Sumbe e para toda a sociedade angolana, rendemos a nossa mais sentida homenagem a um homem cuja vida foi inteiramente dedicada ao anúncio do Evangelho, à promoção da dignidade humana e à construção da paz. Dom Zacarias Kamwenho foi um pastor de visão extraordinária, cuja inteligência, sabedoria pastoral e capacidade de antecipar os desafios do seu tempo marcaram profundamente a história da Igreja angolana. O seu ministério episcopal distinguiu-se pela proximidade ao povo, pela defesa dos mais vulneráveis e pelo compromisso inabalável com a justiça, a reconciliação nacional e a cultura do diálogo.

Reconhecido internacionalmente pelo seu contributo à paz e aos direitos humanos, foi merecidamente distinguido com o prestigiado Prémio Sakharov, tornando-se uma referência moral para Angola e para o mundo.

Para a Diocese do Sumbe, Dom Zacarias foi muito mais do que o seu primeiro bispo. Foi um verdadeiro fundador espiritual, um construtor de pontes e um promotor de uma Igreja autenticamente enraizada na cultura local. Através da sua sistematização sobre Ondjango, soube traduzir para a vida eclesial um modelo de comunhão, escuta, participação e corresponsabilidade, antecipando de forma notável aquilo que hoje a Igreja universal designa por sinodalidade.

A comunidade de ex-seminaristas guarda dele uma memória particularmente afectuosa e agradecida. O seminário ocupava um lugar especial no seu coração. Via nos seminaristas não apenas futuros sacerdotes, mas homens chamados a servir a sociedade e a Igreja através dos mais diversos ministérios e vocações. Incentivou, acompanhou e inspirou gerações de seminaristas, cultivando neles os valores da fraternidade, da responsabilidade social e do compromisso cristão.

Foi também um dos maiores incentivadores da união dos antigos seminaristas, encorajando a criação e o fortalecimento de associações capazes de preservar os laços fraternos e promover, à luz da Doutrina Social da Igreja, iniciativas em prol do bem comum e do desenvolvimento humano integral.

Hoje, ao despedirmo-nos deste Ilustre Pastor, damos graças a Deus pelo dom da sua vida, pelo testemunho da sua fé, pela grandeza do seu legado e pela marca indelével que deixou na história da Diocese do Sumbe, da Igreja em Angola e da nossa Associação.

À Igreja em Angola, à Diocese do Sumbe, aos seus familiares, amigos, colaboradores e a todos os que com ele partilharam a missão evangelizadora, apresentamos as nossas mais sentidas condolências, elevando as nossas preces para que o Senhor da Vida o acolha na plenitude da Sua glória eterna.

Que o Bom Pastor receba este seu servo fiel no Reino dos Céus e lhe conceda o descanso eterno.

"Dai-lhe, Senhor, o eterno descanso, e que a luz perpétua o ilumine."

Sumbe, 29 de Maio de 2026.

Pela Associação de Ex-Seminaristas e Amigos da Diocese do Sumbe (AESADS)

Guilherme dos Santos Félix
Secretário Executivo da AESADS

Igreja Católica

TUDO PRONTO... A ASSEMBLEIA CONSTITUINTE E ELECTIVA DA FEDERAÇÃO NACIONAL DAS ASSOCIAÇÕES DE ANTIGOS SEMINARISTAS CATÓLI...
01/05/2026

TUDO PRONTO...

A ASSEMBLEIA CONSTITUINTE E ELECTIVA DA FEDERAÇÃO NACIONAL DAS ASSOCIAÇÕES DE ANTIGOS SEMINARISTAS CATÓLICOS DE ANGOLA É UM FACTO... 📯🙏🏽

Gratidão a todos...
Unidos somos capazes...

25/04/2026

O papel da mulher na independência de Angola.

In. III Simpósio Nacional da Associação de Ex-Seminaristas do Sumbe.

Gratidão 🙏🏽🙏🏽🙏🏽

25/04/2026

Lembrando o III Simpósio promovido pela Associação de Ex-Seminaristas do Sumbe.

Gratidão Cezaltina Cutaia 🙏🏽🙏🏽

100064656195454:2048:Open Society Foundations – Parte 31

25/04/2026

Lembrando o III Simpósio promovido pela Associação de Ex-Seminaristas do Sumbe.

Gratidão Cezaltina Cutaia 🙏🏽🙏🏽

100064656195454:2048:Open Society Foundations – Parte 30

Endereço

Sumbe
0000

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:00 - 15:30
Terça-feira 08:00 - 15:30
Quarta-feira 08:00 - 15:30
Quinta-feira 08:00 - 15:30
Sexta-feira 08:00 - 15:30
Sábado 08:00 - 12:30

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Associação de Antigos Seminaristas e Amigos da Diocese do Sumbe - Aasads publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Organização

Envie uma mensagem para Associação de Antigos Seminaristas e Amigos da Diocese do Sumbe - Aasads:

Compartilhar