30/05/2026
MENSAGEM DE CONDOLÊNCIAS
Associação de Ex-Seminaristas e Amigos da Diocese do Sumbe (AESADS)
Eu combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé." (2 Tm 4,7)
É com profunda dor, mas também com espírito de fé e esperança na Ressurreição, que a Associação de Ex-Seminaristas e Amigos da Diocese do Sumbe (AESADS) recebeu a notícia do passamento físico de Sua Excelência Reverendíssima, Dom Zacarias Kamwenho, primeiro Bispo da Diocese do Sumbe, pastor zeloso, profeta da reconciliação e incansável servidor do povo de Deus.
Neste momento de luto para a Igreja em Angola, para a Diocese do Sumbe e para toda a sociedade angolana, rendemos a nossa mais sentida homenagem a um homem cuja vida foi inteiramente dedicada ao anúncio do Evangelho, à promoção da dignidade humana e à construção da paz. Dom Zacarias Kamwenho foi um pastor de visão extraordinária, cuja inteligência, sabedoria pastoral e capacidade de antecipar os desafios do seu tempo marcaram profundamente a história da Igreja angolana. O seu ministério episcopal distinguiu-se pela proximidade ao povo, pela defesa dos mais vulneráveis e pelo compromisso inabalável com a justiça, a reconciliação nacional e a cultura do diálogo.
Reconhecido internacionalmente pelo seu contributo à paz e aos direitos humanos, foi merecidamente distinguido com o prestigiado Prémio Sakharov, tornando-se uma referência moral para Angola e para o mundo.
Para a Diocese do Sumbe, Dom Zacarias foi muito mais do que o seu primeiro bispo. Foi um verdadeiro fundador espiritual, um construtor de pontes e um promotor de uma Igreja autenticamente enraizada na cultura local. Através da sua sistematização sobre Ondjango, soube traduzir para a vida eclesial um modelo de comunhão, escuta, participação e corresponsabilidade, antecipando de forma notável aquilo que hoje a Igreja universal designa por sinodalidade.
A comunidade de ex-seminaristas guarda dele uma memória particularmente afectuosa e agradecida. O seminário ocupava um lugar especial no seu coração. Via nos seminaristas não apenas futuros sacerdotes, mas homens chamados a servir a sociedade e a Igreja através dos mais diversos ministérios e vocações. Incentivou, acompanhou e inspirou gerações de seminaristas, cultivando neles os valores da fraternidade, da responsabilidade social e do compromisso cristão.
Foi também um dos maiores incentivadores da união dos antigos seminaristas, encorajando a criação e o fortalecimento de associações capazes de preservar os laços fraternos e promover, à luz da Doutrina Social da Igreja, iniciativas em prol do bem comum e do desenvolvimento humano integral.
Hoje, ao despedirmo-nos deste Ilustre Pastor, damos graças a Deus pelo dom da sua vida, pelo testemunho da sua fé, pela grandeza do seu legado e pela marca indelével que deixou na história da Diocese do Sumbe, da Igreja em Angola e da nossa Associação.
À Igreja em Angola, à Diocese do Sumbe, aos seus familiares, amigos, colaboradores e a todos os que com ele partilharam a missão evangelizadora, apresentamos as nossas mais sentidas condolências, elevando as nossas preces para que o Senhor da Vida o acolha na plenitude da Sua glória eterna.
Que o Bom Pastor receba este seu servo fiel no Reino dos Céus e lhe conceda o descanso eterno.
"Dai-lhe, Senhor, o eterno descanso, e que a luz perpétua o ilumine."
Sumbe, 29 de Maio de 2026.
Pela Associação de Ex-Seminaristas e Amigos da Diocese do Sumbe (AESADS)
Guilherme dos Santos Félix
Secretário Executivo da AESADS
Igreja Católica