11/11/2017
Uma historia de vida que muito marcou-me foi dada pela minha professora, quando fala dos resultados imediatos da Indepedencia.
Dizia ela que no periodo imediatamente pos Indepedencia, nao se asistia tamanhas diferencas sociais, havia um certo equilibrio economico entre as familias, quer filhos de governantes como do povo faziam adobes para a construcao de escolas, os vestuarios e calcados e outros bens eram quase os mesmos.
Em seguida desse que ficav muito triste quando ve jovens de 18/20 anos a conduzirem carroes enquanto a massa ou o grosso da juventude vivem no extremo da pobreza, que vezes so o que comer nao tem.
Isso faz com que o desejo da maioria seja atingir esse padrao de vida. O problema nao consiste em atingir esse padrao de vida, com siste na perda do valor do trabalho e do sacreficio.
Quem sao os jovens que conduzem esses carroes?
Na turalmente que sao filhos de governantes e Generais, que se apropiaram da riqueza do pais em detrimento do grosso da populacao.
Esse processo decorreu sobre tudo durante a Guerra civil, conhecemos relatos que manadas de gado foram retirados de comunidades pastoriciais e agriculas por elementos militares.
Foram do mesmo modo expropiadas terras e casas.
Para piorar a situacao sao saqueados as receitas do Estado.
Esse processo explica o estado degredado e paperimo em que as familias se encotram.
Falar dos significados e reflecoes dos resultados imediatos da indepedencia, nos remeter a comparar o modo de vida colonial, pos colonial e na actualidade.
Muitos que viveram os dois periodos alegam que o periodo colonial foi melhor que o indepedente, ainda sobre os que viveram os mesmos periodos e este alegam que os primeiros anos de indepedencia foram melhores que os actuais.
A balanca sobre pior e melhor sao fundamentadas pela producao percapita e a distribuicao da riqueze, podemos associar tambem aprestacao dos servicos, que visto de um grafico do periodo colonial a actualidade ela so piora, vimos servicos pessimos e precarios.
Portanto podemos concluir que a situacao do pais vem piorando, ha entrada de productos de luxo, mas esses so benefeciam uma minoria endetrimento da esmagadora populacao.
O que observamos e uma juventude precionada por uma minoria que ostenta vidacas, agora todo jovem deseja uma vida de luxo, sem pensar como atingir o topo, todos os meios quase que servem para os jovens desde que tenham o mesmo modo de vida que os filhos dos ricasos.
Por isso o trabalho foi desvalorizado, os jovens so desejam diplomas pelo dilheiro, nao pela vontade de aprender ou pelo desejo fe uma proficao, o tal se observa nos principais ministeris, o da educacao e da saude, o drama do processo de ensino/aprendizagem e a sustador, professores que nao sabem sobre sua especialidade, nao dao aulas outros fazem quixiquila de aulas,asdocia-se a isso a corrupcao de vagas nas escolas publicas, cunhas ou seja nao se valoricao a meritocracia para entrar na educacao ou ser profissional de educacao.
O mesmo se asiste nos hospitais, dobre tudo nas salas de emergencia, maternidade e pediatria, profissionais desumanos, que eu nem devia de os considerar profissionais, nao sei como pesdoas condeguem frojar certificado de profissional de saude e exercer tal profissao por um desconhecido.
Sao escasos casos de pessoas que ainda tenham o patriotismo nessa terra, onde a filiacao biologica e partidaria sao criterios para ser verdadeiro angolano.
Um desemprego tremendo vem assolado e fustrando os jovens, anos de formacao e vontade de trabalhar sao todos os dias retirados aos jovens.
Portanto devemos mais refletir do que festejar.
Uma historia de vida que muito marcou-me foi dada pela minha professora, quando fala dos resultados imediatos da Indepedencia.
Dizia ela que no periodo imediatamente pos Indepedencia, nao se asistia tamanhas diferencas sociais, havia um certo equilibrio economico entre as familias, quer filhos de governantes como do povo faziam adobes para a construcao de escolas, os vestuarios e calcados e outros bens eram quase os mesmos.
Em seguida desse que ficav muito triste quando ve jovens de 18/20 anos a conduzirem carroes enquanto a massa ou o grosso da juventude vivem no extremo da pobreza, que vezes so o que comer nao tem.
Isso faz com que o desejo da maioria seja atingir esse padrao de vida. O problema nao consiste em atingir esse padrao de vida, com siste na perda do valor do trabalho e do sacreficio.
Quem sao os jovens que conduzem esses carroes?
Na turalmente que sao filhos de governantes e Generais, que se apropiaram da riqueza do pais em detrimento do grosso da populacao.
Esse processo decorreu sobre tudo durante a Guerra civil, conhecemos relatos que manadas de gado foram retirados de comunidades pastoriciais e agriculas por elementos militares.
Foram do mesmo modo expropiadas terras e casas.
Para piorar a situacao sao saqueados as receitas do Estado.
Esse processo explica o estado degredado e paperimo em que as familias se encotram.
Falar dos significados e reflecoes dos resultados imediatos da indepedencia, nos remeter a comparar o modo de vida colonial, pos colonial e na actualidade.
Muitos que viveram os dois periodos alegam que o periodo colonial foi melhor que o indepedente, ainda sobre os que viveram os mesmos periodos e este alegam que os primeiros anos de indepedencia foram melhores que os actuais.
A balanca sobre pior e melhor sao fundamentadas pela producao percapita e a distribuicao da riqueze, podemos associar tambem aprestacao dos servicos, que visto de um grafico do periodo colonial a actualidade ela so piora, vimos servicos pessimos e precarios.
Portanto podemos concluir que a situacao do pais vem piorando, ha entrada de productos de luxo, mas esses so benefeciam uma minoria endetrimento da esmagadora populacao.
O que observamos e uma juventude precionada por uma minoria que ostenta vidacas, agora todo jovem deseja uma vida de luxo, sem pensar como atingir o topo, todos os meios quase que servem para os jovens desde que tenham o mesmo modo de vida que os filhos dos ricasos.
Por isso o trabalho foi desvalorizado, os jovens so desejam diplomas pelo dilheiro, nao pela vontade de aprender ou pelo desejo fe uma proficao, o tal se observa nos principais ministeris, o da educacao e da saude, o drama do processo de ensino/aprendizagem e a sustador, professores que nao sabem sobre sua especialidade, nao dao aulas outros fazem quixiquila de aulas,asdocia-se a isso a corrupcao de vagas nas escolas publicas, cunhas ou seja nao se valoricao a meritocracia para entrar na educacao ou ser profissional de educacao.
O mesmo se asiste nos hospitais, dobre tudo nas salas de emergencia, maternidade e pediatria, profissionais desumanos, que eu nem devia de os considerar profissionais, nao sei como pesdoas condeguem frojar certificado de profissional de saude e exercer tal profissao por um desconhecido.
Sao escasos casos de pessoas que ainda tenham o patriotismo nessa terra, onde a filiacao biologica e partidaria sao criterios para ser verdadeiro angolano.
Um desemprego tremendo vem assolado e fustrando os jovens, anos de formacao e vontade de trabalhar sao todos os dias retirados aos jovens.
Portanto devemos mais refletir do que festejar.