20/01/2026
COMUNICADO DE IMPRENSA
O Ministério do Interior tomou conhecimento de uma notícia publicada no portal digital
“Na Mira do Crime”, intitulada “6 Milhões em Jogo – Supostos Funcionários do Gabinete de
Comunicação Institucional e Imprensa do MININT Acusados de Burlarem Milhões de Kwanzas de Cidadãos que Procuram Emprego na Corporação”, com teor tendencioso, num momento em que se proliferam informações imprecisas e susceptíveis de induzir as pessoas em erro sobre processos de recrutamento no sector, situação que pode configurar tentativa de criar pressão indevida, bem como gerar desinformação e alarme social.
Importa mais uma vez esclarecer que, conforme a informação tendenciosamente colocada no final da notícia com o intuito de manipular a opinião pública, fruto de denúncias, foi instaurado em 2024 um processo disciplinar na área competente a respeito do 3.º Subchefe Bombeiro Martins Bartolomeu, que segue os devidos trâmites, sendo que os demais nomes nos são desconhecidos.
O Ministério do Interior reforça que não compactua, nem compactuará, com práticas fraudulentas e contrárias à lei, sobretudo aquelas que atentam contra a boa-fé dos cidadãos e a credibilidade das instituições públicas.
Apela-se aos cidadãos a denunciarem formalmente às autoridades competentes sempre que existirem indícios de práticas criminais envolvendo cidadãos que se façam passar por funcionários ou que utilizem indevidamente o nome desta instituição, para a devida averiguação e responsabilização criminal.
O Ministério do Interior reafirma que qualquer processo de recrutamento ou ingresso nas suas forças e serviços é realizado exclusivamente por via institucional, não sendo cobrada qualquer quantia monetária, nem reconhecida legitimidade a intermediários, agentes ou supostos funcionários que prometam facilitação mediante pagamento.
GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DO MINISTÉRIO DO INTERIOR,
20 DE JANEIRO DE 2026.