27/12/2020
"CICLOS DE PECADO".
Texto: Juízes 3:7-9.
"Assim os filhos de Israel fizeram o que era mau aos olhos do Senhor, esquecendo-se do Senhor seu Deus e servindo aos baalins e às aserotes. Mas quando os filhos de Israel clamaram ao Senhor, o Senhor suscitou-lhes um libertador, que os livrou: Otniel, filho de Quenaz, o irmão mais moço de Calebe". Amém!
O livro de juizes aponta a idade das trevas da história de Israel; ou os piores momentos que eles viveram. Após a morte de Josué, as tribos de Israel não obedeceram o senhor Deus completamente. O ciclo de pecado e libertação é descrito: Idolatria, imoralidade e casamento misto corromperam o povo Israel e o escravizaram ao pecado e a opressão pagã ou gentia.
Israel ficou presa em sucessivos ciclos viciosos de pecado-libertação-pecado. Nova e novamente a história se repetia; houve 7 ciclos diferentes de pecado. Deus levantou libertadores juizes para libertar o povo do pecado e da opressão; durante algum tempo o povo se arrependia e gozavam paz e liberdade. Mas logo, novamente, voltavam a cair em pecado tornavam-se oprimidos por umas nações estrangeiras. Porém, a misericórdia, a compaixão e a paciência longânima de Deus foi demonstrada nova e novamente, a medida que Ele atendia o clamor de Israel por socorro e levantou os juízes como Gideão, Otoniel, Débora, Jefté e Sansão. Mas até mesmo esses grandes homens não viveram na sua plenitude de seu potencial espiritual e o ciclo de pecado continuou.
No capítulo 21:25 de juizes diz que:"naquela época não havia rei em Israel, cada um fazia o que lhe parecia certo". Mas, no meu ponto de vista, essa frase por um lado, é verdadeira, em certo ponto ela também é falsa, pois Israel não tinha rei terreno mas tinha um REI, isto é, DEUS. Invés de obedecerem a Deus, cada homem era seu próprio "deus", pois a essência do pecado é constituída por se viver de forma independente de Deus.
Os livros que mostra os ciclos viciosos de pecado de Israel são:
Juizes 2:11-1ciclo;
Juizes 3:7-2ciclo;
Juizes 3:12-3ciclo;
Juizes 4:1-4ciclo;
Juizes 6:1-5ciclo;
Juizes 10:6-6ciclo;
Juizes 13:1-7ciclo.
Com estes 7 ciclos de pecado de Israel aprendo 10 pontos importantes:
1-precisamos estar totalmente separado do pecado;
2-Desobediência a Deus traz consigo más consequências;
3-Deus disciplina seu povo por causa do pecado;
4-Deus atende os genuínos clamor por socorro;
5-Deus liberta da Escravidão do pecado, quando nos voltamos a Ele e nos arrependemos;
6-A compaixão e a paciência de Deus são grandes;
7-Deus frequentemente faz a sua vontade com sinais visíveis (libertadores juizes);
8-Deus usa outras pessoas e circunstâncias para provar e disciplinar o seu povo;
9-Quando fazemos o que achamos melhor, nós rejeitamos a Deus e agimos, cada um, como seu próprio "deus";
10- Se Deus não é o senhor de nossa vida, nós o somos.
Actualmente, ou seja, nos dias de hoje, esses ciclos de pecado se repete mais vezes em nossa vida diária. Quantas vezes pecamos, depois nos arrependemos e voltamos novamente a pecar? Pedimos socorro ou perdão a DEUS, e Deus nos perdoa, mas logo, voltamos a pecar de novo. Deus nunca se cansou de enviar-nos libertadores (homens de Deus ) para nos ajudar a sair desses perigos.
Os pecados que cometemos tem consequências graves. A apóstolo paulo disse: "Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará". (Gálatas 6:7).
Amém! 25 de dezembro às 20:14 · PúblicoGuardar
· Mais
Gosto
Reagir
Comentar
Partilhar