Gabinete Provincial da Saúde-Namibe

Gabinete Provincial da Saúde-Namibe G.P.S Namibe

08/05/2026
UNIDADE PSICOSSOCIAL LEMBA LOPES CONSOLIDA ATENDIMENTO ESPECIALIZADO EM SAÚDE MENTAL No âmbito da expansão e diversifica...
07/05/2026

UNIDADE PSICOSSOCIAL LEMBA LOPES CONSOLIDA ATENDIMENTO ESPECIALIZADO EM SAÚDE MENTAL

No âmbito da expansão e diversificação dos serviços especializados na província, o Gabinete Provincial da Saúde do Namibe e o Hospital Provincial Ngola Kimbanda criaram a Unidade Psicossocial Lemba Lopes, de modos a dar resposta aos pacientes com problemas mentais e toxicodependentes, tornando-se também uma complementaridade dos programas do INALUD.

A Unidade de Atenção Psicossocial Lemba Lopes, tem-se afirmado como um dos principais serviços de referência no atendimento a pacientes com transtornos mentais na Provincia , destacando-se pelo rigor técnico, organização e compromisso com a humanização dos cuidados.

A unidade dispõe de capacidade para sete internamentos e assegura igualmente consultas em regime ambulatório, com acesso facilitado, com marcação prévia, no horário do expediente compreendido entre as 8h00 às 15h00.

Com uma equipa multidisciplinar composta por dois médicos psiquiatras, três psicólogos, um assistente social e profissionais de enfermagem capacitados para estes cuidados, o serviço garante acompanhamento contínuo aos utentes.

O fluxo de atendimento diário varia entre 15 a 20 pacientes, incluindo casos encaminhados para psicologia e psiquiatria, seguindo um processo estruturado que inicia no Banco de Urgência hospital ou na própria unidade, com avaliação clínica criteriosa, garantindo maior eficiência na abordagem terapêutica.

No âmbito do apoio aos doentes em regime ambulatório, o Hospital Ngola Kimbanda tem assegurado o fornecimento de medicação aos mais necessitados, reforçando o compromisso institucional com a continuidade e a adesão ao tratamento.

Gabinete Provincial de saúde do Namibe

23/04/2026

CASOS DE MALÁRIA CAEM NO PRIMEIRO TRIMESTRE EM MOÇÂMEDES

O município de Moçâmedes registou uma redução significativa dos casos de malária no primeiro trimestre de 2026, em comparação com o mesmo período de 2025.

De acordo com os dados apresentados, foram notificados 16.812 casos no primeiro trimestre de 2026, contra 30.152 casos registados no igual período de 2025, o que representa uma diminuição acentuada da doença no município.

A informação foi avançada pela Directora Municipal de Saúde, Adelina Capanada, durante a I Sessão Ordinária da Administração Municipal.

A redução dos casos está associada ao reforço das medidas de prevenção e combate à malária, que inclui campanhas de sensibilização, distribuição de mosquiteiras e acções de controlo do mosquito transmissor.

Apesar dos resultados positivos, as autoridades sanitárias alertam para a necessidade de manter e intensificar as acções preventivas, com foco na eliminação dos focos de lixo e charcos, tendo em conta que a malária continua a representar um desafio para a saúde pública.

18/04/2026

🟦NAMIBE APOSTA NA ESPECIALIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE🏥

🔲Quanto aos recursos humanos, Namibe já está a registar os resultados da formação dos quadros.

🟦O Director do Gabinete provincial da Saúde, Coríntios Miguel, informou a nossa equipa que, em 2024 a província tinha quatro médicos cubanos especialistas em medicina familiar.

☑️Em 2025, explicou o responsável, concluíram a especialização em medicina familiar 11 médicos do Namibe.

⚡Deu nota que, pela primeira vez Namibe já tem um médico especialista em psiquiatria e outro em dermatologia; ambos angolanos.

" Mais de 60 médicos continuam a formação em quinze especialidades diferentes, explicou o diretor.

⏸️No nível de especialização pós‑média, continuou Corintios Miguel, mais de 70 profissionais concluíram a sua especialidade em pediatria e parto.

☑️Frisou que nove profissionais especializados em nefrologia estão a atender o Centro de Hemodiálise.

"Dos 108 técnicos superiores de enfermagem, 70 estão em formação especializada nas diferentes províncias do país e no exterior", assegurou.

🔲Estas acções visam melhores os serviços de saúde na província, de modos a garantir um atendimento eficiente e especializado.

17/04/2026
UTILIDADE PUBLICA
13/04/2026

UTILIDADE PUBLICA

11/04/2026
GABINETE PROVINCIAL DA SAÚDE E UNICEF REFORÇAM MEDIDAS DE PREVENÇÃO CONTRA À CÓLERA No âmbito do reforço das ações de co...
11/04/2026

GABINETE PROVINCIAL DA SAÚDE E UNICEF REFORÇAM MEDIDAS DE PREVENÇÃO CONTRA À CÓLERA

No âmbito do reforço das ações de combate e prevenção contra a cólera, tendo em conta a época chuvosa, o Gabinete Provincial de Saúde, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), leva a cabo uma campanha de distribuição em massa de meios essenciais de prevenção, visando reduzir o risco de transmissão da doença nas comunidades mais vulneráveis.

A intervenção contemplou a disponibilização de materiais de higiene e saneamento, nomeadamente baldes, sabão, lixívia e outros insumos indispensáveis para a promoção de práticas adequadas de higiene individual e coletiva.

A actividade teve início no município de Moçâmedes, tendo sido posteriormente estendida aos municípios do Tombwa, Sacomar e Lucira, considerados entre os mais afectados no período anterior.

Esta ação enquadra-se na estratégia integrada de resposta à cólera e outras doenças diarreicas agudas na província, com foco na prevenção, sensibilização comunitária e melhoria das condições de saneamento básico, contribuindo assim para a redução da incidência de casos e a proteção da saúde pública.

O Gabinete Provincial de Saúde reitera o seu compromisso em continuar a implementar medidas coordenadas com os seus parceiros, reforçando a vigilância epidemiológica e promovendo intervenções sustentáveis junto das comunidades.

GABINETE PROVINCIAL DA SAÚDE DO NAMIBE

ABERTA A CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA POLIOMIELITEO município de Moçâmedes acolheu  nesta Quinta-feira (26), o acto Prov...
26/03/2026

ABERTA A CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA POLIOMIELITE

O município de Moçâmedes acolheu nesta Quinta-feira (26), o acto Provincial da abertura da campanha de vacinação contra a poliomielite, que prevê imunizar todas as crianças menores de cinco anos.

A Vice-Governadora Provincial para o sector Técnico, Ema da Silva, que presidiu o acto, reiterou o compromisso do Governo na protecção das crianças menores de cinco anos. A responsável apelou ao envolvimento activo das famílias, autoridades tradicionais, líderes religiosos, associações juvenis e organizações comunitárias, como factor determinante para o sucesso da campanha.

O Director do Gabinete Provincial da Saúde, Coríntios Miguel, informou que, nesta primeira fase, a província prevê vacinar cerca de 232.798 crianças. Para o efeito, foram mobilizados 1.359 profissionais, distribuídos em 369 equipas de vacinação, com o apoio de 130 supervisores, 36 gestores de dados e 25 técnicos de logística, assegurando a coordenação e eficácia das operações.

A campanha de vacinação decorre até ao dia 28 de Março.

Endereço

Moçamedes
Namibe

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Gabinete Provincial da Saúde-Namibe publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar