03/07/2019
1- O que entendes por migração?
R: São deslocações feitas por povos de uma região para outra , a procura de melhores condições de vida.
2- Qual foi o primeiro povo a habitar o território angolano?
R: Foi o povo Khoissan.
3- Por quem e quando foi fundado o reino do Kongo?
R: Foi fundado por Ntinu Mwene wa Kongo (Nimi-a-Lukeni) entre 1200-1300.
4- Qual era a capital do reino do Kongo?
R: Mbanza – Kongo
5- Qual foi a moeda usada no reino do Kongo?
R: Nzimbo
6- Quando se deu o declínio do reino do Kongo?
R:Deu-se apôs a batalha de Ambuila em 1665, altura que o rei do Kongo Vita ya Nkanga (Dom António Iº) foi vencido pelos portugueses.
7- Por quem e quando foi fundado o reino do Ndongo?
R:Foi fundado por Ngola Mbandi ou Ngola Inene entre 1300-1400.
8- Como se chamou a moeda usada nesse reino?
R: Njimbo.
9- O que provocou a expansão marítima dos europeus para outros continentes, particularmente para África?
R: A procura de mais terras para a agricultura, ouro e prata para gerar riqueza levou os europeus a virem para África por mar procurar esses produtos. Foi o início da expansão.
10- Quando se deu os primeiros contactos entre portugueses e o reino do Kongo?
R:Deu-se em 1482 quando Diogo Cão chegou a foz do rio Kongo.
11- Cita algumas consequências do tráfico de escravos?
R: CONSEQUÊNCIAS POLÍTICAS -- Enfraquecimento dos reinos e perda da autoridade dos chefes tradicionais. --Desorganização das sociedades africanas.
CONSEQUÊNCIAS ECONÓMICAS --Enfraquecimento da Economia, provocado por guerras internas. --Regressão das forças produtivas.
CONSEQUÊNCIAS SOCIAIS --Diminuição da população. --Enfraquecimento do artesanato e outras expressões artísticas. --Debilidade cultural.
12- O que é o comércio triangular?
R:Foi o comércio feito entre os três continentes: África,América e Europa.
13- Quando começou o tráfico de escravos e quando terminou em Angola?
R: Começou no século XV e em Angola terminou em 1850.
14- Cita as épocas de governação de Norton de Matos.
R: Norton governou a partir de 1912-1915 e 1921-1923.
15- O que entendes por trabalho forçado?
R: É o trabalho ou serviço imposto a uma pessoa - o que inclui sanções penais e perda de direitos ou privilégios
16- Quem foi Mandume?
R: Foi o rei dos Kwanyamas, o herói da resistência a ocupação colonial, morreu em 1917.
17- Cita as várias manifestações do nacionalismo angolano. (Revoltas).
R: As primeiras manifestações datam de 1575 em que Ngola Kiluanje travou a campanha de ocupação contra Paulo Dias de Novais.
REVOLTAS: 1901-1902—Mutu ya Kevela (Ovimbundo)tevecomo objectivo contra o trabalho forçado..
1908—Kazuangongo (Dembos)teve como objectivo contra o trabalho forçado.
1013—Tulante Buta ( Bakongo)teve como object. Contra a exportação de contratados para S.Tome
1917-1924-(Amboim)teve como object. Contra a exportação de terras, os inpostos e o trabalho forçado
1925—(Ambriz)teve como object. Contra a capitura clandestina de escravos os impostos e o trabalho forçado..
1940-1948—(Cubal)teve como object. Contra a exproprição de gados e outras formas de explorar.
E outros movimentos nacionalistas: Liga Nacional Africana, Grémio Africano
Associação dos Naturais de Angola FNLA MPLA UNITA.
18- Quando começou a afirmação da imprensa africana, mencione alguns jornais da época?
R: Iniciou em 1881 com o jornal Eixo do Povo. ..
Alguns jornais da época: ....
Eixo de Angola 1881-1882.
O futuro de Angola 1882-1891.
A verdade 1882-1888.
Pharol do povo 1883-1885.
Muen´exi 1889 Kamba dya Ngola 1898... Alguns dos percursores: ...... Cordeiro da Mata José Fontes Pereira Sousa Machado João António de Magalhães.
19- O que entendes por Baixa de Kassanje?
R: É uma região de Angola onde no dia 4 de Janeiro de 1961 ocorreu um levantamento popular rigoroso , contra as medíocres condições de vida dos trabalhadores dessa região que foi duramente reprimida pelos colonos e ficou conhecido como O massacre da Baixa de Kassanje.
20- Fale do 4 de Fevereiro?
R: Nessa data jovens e trabalhadores da capital lançaram um ataque as cadeias para libertar os presos políticos na cadeia de São Paulo em Luanda e na 4ª esquadra.. Foi orientada pelo MPLA. É importante porque constitui um dos manifestos para a independência de Angola.
21- Fale do 15 de Março de 1961?
R: Nesse período no norte de Angola a UPA atacou as fazendas dos colonos,essa revolta teve um impacto tão grande devido a sua amplitude e acção.Contribuiu para a independência de Angola.
22- O que sabes sobre o 25 de Abril de 1974?
R: Vale dizer que, o regime fascista português além de oprimir os povos das colónias também oprimia o seu povo e perseguia os que não apoiavam o regime colonial, isto aumentou o descontentamento do povo português, que culminou com o golpe de Estado militar (MFA) em 25 de Abril de 1974, e ficou conhecido como o fim do fascismo português.
23- Descreve a situação política, social e económica de Angola a data da independência.
R: Esse período é marcado pela transição para independência e pela existência de vários movimentos de libertação, pela influência das grandes potências (EUA e URSS). Economicamente Angola estava estagnada devido a exploração colonial agravada pela fraqueza económica de Portugal. As exportações assentavam na agricultura, diamantes, peixes e seus derivados. Socialmente destaca-se a elevada taxa de analfabetismo.
24- De que forma foi o processo de independência do nosso país ?
R: Em 1961, eclodiu a Guerra de Independência de Angola, que ocasionou uma mudança radical da política colonial portuguesa: abolindo todas as disposições legais discriminatórias, tentou ganhar a população africana à concepção de uma integração num Portugal transcontinental.Este objectivo não foi, no entanto, conseguido, e a Guerra Colonial Portuguesa foi uma das causas fundamentais para um golpe militar que, em Portugal, aboliu o regime salazarista e iniciou uma descolonização imediata de todas as colónias.
As divergências entre os movimentos foram facto de desestabilização para a proclamação da independência, para aproximar os movimentos foi realizado uma Cimeira em Nakuru no Kénia de 16 a 21 de Junho de 1975.
A independência foi proclamada aos 11 de Novembro de 1975.
25- Que causas estiveram na base do fracasso dos sucessivos acordos de paz em Angola?
R: as causas foram o desentedimento entre os 2 lideres do partido(MpLa Unita)
26- Quando foi realizado as primeiras eleições em Angola, quem venceu e com quantas percentagens?
R: Foi realizado entre 29 e 30 de Setembro de 1992, o MPLA venceu com maioria absoluta de 53,74% dos votos
(129 deputados).
27- As primeira eleições trouxeram paz em Angola ?
R: NÃO. Porque a UNITA não aceitou os resultados alegando fraude nas eleições e com isso viu-se o reacender da guerra que terminou em 2002.
28- O que previa e quando foi assinado o acordo de Lusaka?
R:Foi assinado no dia 20 de Novembro de 1994 entre o Ministro das Relações Exteriores de Angola Venâncio da Silva Demora e o secretário geral da UNITA Eugénio Manuvacola Ngola.
29- O que previa e quando foi assinado o acordo de Bicesse?
R:Foi assinado no dia 31 de Maio de 1991, previa um cessar-fogo, definia o processo de reconciliação nacional e a realização de eleições multipartidárias para a Assembleia e Presidência. Estipulava a formação das FAA mistas a partir das duas partes beligerantes.
30- Quando foi assinado o protocolo do acordo de Bicesse?
R: 1 de Maio de 1991.
31- O que significa UNAVEM?
R: Missão de Verificação das Nações Unidas em Angola.
32- O que permitiu a realização de eleições em Angola?
R:Foi o acordo de Bicesse mas, não trouxe a paz em Angola.
33- O que previa e quando foi assinado o acordo de Gbadolite?
R: Foi assinado no dia 22 de Junho de 1989, que estabelecia um cessar-fogo.Foi um acordo basicamente para reconciliar os angolanos.
34- Como se deu as tentativas de solução negocial do conflito angolano?
R: As tentativas de solução negocial do conflito passaram pela assinatura de vários acordos como de Gbadolite, Lusaka, e Bicesse. Mas, todos esses acordos fracassaram.
35- Quais são os problemas da África austral de hoje?
R:O desemprego isto é facto, a pobreza, o analfabetismo, elevadas taxas de mortalidade infantil, o HIV/SIDA, inundações, a seca e a desertificação.
36- Quantos países fazem parte da África Austral , mencione cinco.
R:Fazem parte 15 países dentre eles :Angola, RDC, Zimbabué, África do Sul e Namíbia.
37- Quando foi criado os PLF?
R:Em 1965. / Países da Linha da Frente.
38- O que significa SADCC e SADC?
R:SADCC- Conferência de Coordenação para o Desenvolvimento da África Austral. SADC- Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral.
39- Quando foi criado a SADCC e a SADC?
R:SADCC-1 de Abril de 1980. SADC- 17 de Agosto de 1992.
40- Quais países fundaram a SADC ?
R:Angola, Bostwana,Lesoto, Malawi, Ilhas Maurícias, Moçambique, Namíbia , Tanzânia, Zâmbia e Zimbabué.
41- O que significa SWAPO ?
R:Organização dos Povos do Sudoeste Africano.
42- O que é a Globalização?
R:É o conjunto de transformações políticas , económicas e culturais fruto da integração do mundo e do pensamento num espaço comum.
43- Quais foram às consequências da ingerência sul-africana na região?
R: As consequências foram:
-Na Zâmbia em 1977 unidades militares Rodesianas atacaram a residência do presidente da ZAPU em Lusaka. --20 de Outubro de 1978 foi atacado um acampamento da ZAPU em Lusaka. --Entre 1980-1984 foram desmanteladas na Zâmbia quatro tentativas de Golpe de Estado na Embaixada dos EUA em Moçambique. --4 de Maio de 1978 os racistas sul-africanos atacaram e massacraram refugiados namibianos em Cassinga (VIOLA) , que ficou conhecido como Massacre de Chehetekela.
44- Quando ocorreu o fim do Apartheid e em quais circunstâncias?
R: O fim ocorreu em 1990, partiu das reformas constitucionais implementadas pelas autoridades sul-africana.
45- Fale sobre o acordo de Nova Iorque
R: Foi assinado entre Angola, Cuba e a África do Sul, no dia 22 de Dezembro de 1988 , estabelecia a retirada das forças cubanas e sul-africanas de Angola e a aplicação da resolução 435/78 sobre o processo de Independência da Namíbia.
46- Quando foi assinado o acordo de Alvor?
R: Foi assinado no dia 15 de Janeiro de 1975. 47- Quando foi proclamada as independências de Moçambique , Namíbia, Tanzânia ?
R: Moçambique- 25 de Junho de 1975 Namíbia- 21 de Março de 1990 Tanzânia-26 de Abril de 1964
48- O que entendes por LUSO-TROPICALISMO?
R: É a originalidade, individualidade histórica da adaptação da cultura portuguesa em ambientes tropicais.
49- Porquê 1960 foi considerado o Ano de África ?
R: O ano de 1960 foi universalmente considerado o Ano de África pelo facto de dezassete territórios africanos, outrora colónias das potências europeias, se terem tornado Repúblicas e Estados independentes.
50- Em que ano os portugueses ocuparam efectivamente o território angolano?
R:A ocupação efectiva ocorreu em 1917, com a conquista do Reino Kwanyama.
51- Quando e como sucedeu a Conferência de Berlim?
R: A Conferência de Berlim foi realizada entre 15 de Novembro de 1884 e 26 de Fevereiro de 1885 e teve como objectivo organizar, por meio de regras, a ocupação da África pelas potências coloniais, resultando numa divisão territorial que não respeitou, nem a história, nem as relações étnicas e mesmo familiares dos povos desse continente. Seu organizador e acompanhante foi Chanceler Otto von Bismarck da Alemanha e participaram a Grã-bretanha, França, Espanha, Portugal, Itália, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Estados Unidos, Suécia,Áustria-Hungria e Império Otomano. O Império Alemão, país vencedor, não possuía colónias na África, mas tinha esse desejo e viu-o satisfeito, passando a administrar o “Sudoeste Africano” (actual Namíbia), Tanganica, Camarões e Togolândia; os Estados Unidos na altura não tinham mais a colónia da Libéria, independente desde 1847, mas como potências em ascensão foram convidadas; o Império Otomano possuía províncias na África, notadamente o Egito (incluindo o futuro Sudão Anglo-Egípcio) e Trípoli, mas seus domínios foram vastamente desconsiderados no curso das negociações e foram arrebatados de seu controle até 1914. Durante esta conferência, Portugal apresentou um protejo, o famoso Mapa cor-de-rosa, que consistia em ligar Angola a Moçambique para haver uma comunicação entre as duas colónias, facilitando o comércio e o transporte de mercadorias. Sucedeu que, apesar de todos concordarem com o protejo, mais tarde a Inglaterra, à margem do Tratado de Windsor, surpreendeu com a negação face ao protejo e fez um ultimato, conhecido como Ultimato britânico de 1890, ameaçando guerra se Portugal não acabasse com o protejo. Portugal, com receio de colocar em causa o tratado de amizade e cooperação militar mais antigo do mundo, cedeu às pretensões inglesas e todo o protejo foi anulado. Como resultado desta conferência, a Grã-Bretanha passou a administrar toda a África Austral, com excepção das colónias portuguesas de Angola e Moçambique e o Sudoeste Africano, toda a África Oriental, com excepção da Tanganica e partilhou à costa ocidental e o norte com a França, a Espanha e Portugal (Guiné-Bissau e Cabo Verde); o Congo – que estava no centro da disputa, o próprio nome da Conferência em alemão é “Conferência do Congo” – continuou como “propriedade” da Associação Internacional do Congo, cujo principal accionista era o rei Leopoldo II da Bélgica; este país passou ainda a administrar os pequenos reinos das montanhas a leste, o Ruanda e o Burundi.
52- Qual é o contexto histórico da abolição do tráfico de escravos?
R:- É marcado pela Revolução Industrial. Os seus interesses económicos dos ingleses conduziu a uma política anti-esclavagista tendo proibido o tráfico no seu território em 1772. -Em 1807 o Parlamento Inglês decretou a lei que tornava o tráfico e a escravatura ilegal para os ingleses.
-Em 1811 a Inglaterra declarou ter abolido o tráfico no contexto Internacional.
-Em 1833 o tráfico foi abolido nas colónias francesa.
Estes feitos marcam esse contexto.
53- Que impacto teve a independência do Brasil na colónia de Angola?
R: Teve impacto na vida económica: Afectou o tráfico de escravos com seus decretos abolicionistas. Na vida política: Influenciou muitos homens em Angola com princípios e tendências nacionalistas e democratas. (Exigiram independência). Na vida social: Influenciou a expressão oral da língua e literatura em Angola.
54- Quando ocorreu o comércio lícito?
R: Ocorreu quando os escravos foram substituídos por outros bens de troca como:
Urzela, tabaco, algodão, marfim, sera, borracha, óleo de palma e o amendoim.
55- Quando foi assinado o acordo Luso-Britânico ?
R: Foi assinado o acordo LUSO BRITÂNICO no dia 3 de Julho de 1842, que classificava como crime o tráfico de escravos e criava as comissões mistas para julgarem os navios negreiros aprendidos.