Reflexão Profunda Em Torno Da Nossa Língua - L.P

Reflexão Profunda Em Torno Da Nossa Língua - L.P Refletir à Língua Portuguesa, e partilha com os demais.

17/12/2023

Meus afáveis compatriotas, queiram, por favor, receber as nossas saudações!
Sei que já estudamos ou ouvimos a falar sobre as conjunções. Portanto, se eu perguntar que tipo de conjunção é esta (mas) muitos dirão, sem dúvida, que é uma conjunção adversativa. Pois, acostumamo-nos a decorar regras. No entanto, analisando a oração abaixo, vamos perceber que a conjunção mas, no exemplo, não é adversativa:
EX:. O meu pai foi à escola onde o meu irmão estuda, mas também deixou recomendações.
Bem, sabemos que as conjunções adversativas são aquelas que indicam adversidade ou contradição. Logo, nesta oração a conjunção mas não apresenta isto. Portanto, aqui f**a a dica:
- É um pecado linguístico fazer qualquer análise fora do contexto frásico ou oracional.
OBS: No exemplo apresentado, a conjunção em causa, atendendo o contexto, é aditiva, equivale a dizer e também deixou recomendações.
Sem outro assunto, o segredo f**a sempre no sentimento, o resto o povo sabe…

20/10/2022

Primeira parte do verbo agradecer.
Meus caros, o verbo em causa é transitivo, logo quem agradece agradece alguém. Portanto, é incorrecto, no ponto de vista padrão da L.P, dizer ele agradeceu o pai, por exemplo. Todavia, é bom que se diga:
-Ele agradeceu ao pai ou à mãe...
O segredo está no sentimento, o resto o povo já sabe...
Agracer ao ou à.

17/08/2022

Tomem nota, benquistos!
É coincide e não conscide como é dito muitas vezes.
- A dia do meu aniversário coincide com o dia da festa da democracia. Reitero, conscide não...
O segredo é no sentimento...

27/07/2022

Benquistos, saudações!
O desenvolvimento de uma nação está, intrinsecamente, ligado com a qualidade de ensino da mesma. Daí ser imperioso que olhemos para a educação do nosso país com os olhos de ver. Portanto, para que, de certa medida, isso aconteça as escolas tevem ter autonomia administrativa, financeira e pedagógica, caso isso não aconteça, nunca sairemos dessa situação.
Boa reflexão!
O segredo está no sentimento, o resto o povo sabe.

26/05/2022

Amor!
Diga, filha!
Te amo!
Te amo, amor?
Sim, assim estás a duvidar dos meus sentimentos, bby?
Não, mas deixa, ainda, de fora a emoção e fala bem!
Também és demais ya, amo-te! Assim já estás feliz né!??
Claramente...
Essa língua um dia vai te matar, bby...
O segredo está no sentimento o resto o povo sabe...
Boa reflexão!!!!

08/04/2022

Nunca é demais aprender.
Partindo deste pressuposto, vamos a mais uma dica da L.P.
Furúnculo é a expressão correcta, porém é costumeiro muitos de nós dizermos e escrevermos frunco. No entanto, vamos evitar isso.
Boa reflexão, ilustres!

03/01/2022

"O perdão é bem aceite quando é bem pedido".
Saudações, compatriotas!
Aprenda usar correctamente as seguintes expressões:
- Desculpa: qundo estiverem diante de assuntos informais, ou seja, diante de pessoas da vossa confiança, e tratando de questões informais, usem-na. (TU).
Por seu torno, quanto for o contrário, não a use, contudo, use o desculpe, dito de outro modo, quando o assunto for formal, e ao se dirigires ao seu superior hierárquico, deves usá-la.
EX.: Com o seu amigo e colega, podes usar desculpa, mas com o seu professor de português, por exemplo, deves usar a expressão desculpe... Rsrsrsrsrs.
Tome nota!

21/09/2021

Egrégios, cordeais saudações!
Mas um assunto que muitas vezes é ignorado.
Sei que já ouviste, ou usaste a seguinte expressão:
Conserva bem! Mas agora eu te pergunto, alguém pode conservar algo mal? De certeza, dirás que não. Portanto, vamos fazer de tudo para evitarmos isso. ( Pleonasmo).
Boa reflexão!

28/07/2021

Egrégios usuários da L.P, cordeais saudações!
Bem, hoje cá trouxemos mais um assunto polémico relacionado à nossa língua, e que de certa forma tem criado confusão a muitos de nós, porém vamos procurar resolvê-lo de uma vez por toda.

Com tudo: quer dizer com todas as coisas.
Contudo: equivale dizer mas, porém, todavia, no entanto... Portanto, é uma conjunção adversativa.
Ex.: Há uma festa com tudo garantido.
Ex.: Estudei muito, contudo não tive êxito.
Boa reflexão! "DGC"

22/06/2021

Caríssimos compatriotas, sintam-se saudados!
Vamos a maia uma reflexão.
Ilustres, a partilha de hoje tem que ver com o tempos derivados do presente do indicativo, porém hoje vamos trabalhar o presente do conjuntivo.

Bem, com os verbos regulares das três conjugações, no presente do indicativo podemos formar o presente do conjuntivo. Para conjugarmos um verbo no presente do conjuntivo, devemos pegar a primeira pessoa do singular do presente do indicativo, e alteramos a última letra "o" em "e" para formarmos o presente do conjuntivo. ( com verbos da primeira conjugação).
Ex.: ( verbo falar) eu falo. Presente do indicativo.
Ex.: que eu fale. P. Conjuntivo.
Para os verbos da segunda e terceira conjugação, devemos trocar o "o" por "a"
Ex.: ( verbo beber) eu bobo. P. Indicativo.
Ex.: que eu beba.
Em virtude dos factos apresentados, vamos ao exercício!
Conjugue o verbo partir e cantar usando as técnicas já mencionadas!
D.G.C

Endereço

N'dalatando

Telefone

+244943802721

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Reflexão Profunda Em Torno Da Nossa Língua - L.P publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar

Categoria