14/05/2026
O.P: SEGUNDO DIA MARCADO PELA ANÁLISE DOS PRINCIPAIS PROBLEMAS E SOLUÇÕES
O segundo dia dos trabalhos que começaram nesta quarta-feira 13, ligados ao Orçamento Participativo (O.P.) no Município do Ngonguembo ficou marcado pela análise dos principais desafios enfrentados pelos munícipes, através da identificação da árvore de problemas que mais afetam o desenvolvimento local.
De acordo com o relatório produzido durante o encontro, que contou com a participação de cerca de cento e cinquenta munícipes, foram destacados vários constrangimentos nos sectores da Educação, Saúde, Saneamento Básico, Assistência Social, Energia e Água, Lazer, Criação e Sustentabilidade de Pequenos Negócios, bem como na Mobilidade Urbana.
Segundo o Coordenador Nacional da Associação Plataforma de Orientação para o Desenvolvimento (APODES), Simão Bento, o objetivo do Fórum Municipal de Repriorização das Acções para a elaboração do Orçamento Participativo é permitir que a Administração Municipal identifique, de forma participativa, as principais necessidades da população e encontre soluções ajustadas às prioridades locais.
Por outro lado, o Administrador Municipal do Ngonguembo, Manuel António Gaspar Domingos, no encerramento do fórum, agradeceu o envolvimento de todos os participantes na definição das tarefas prioritárias para o desenvolvimento sustentável do município.
CUANZA NORTE, JUNTOS DE MÃOS DADAS!
CDI, NGONGUEMBO