11/11/2025
50 ANOS DE OCUPAÇÃO ILEGAL E MILITAR
Angola comemora hoje os seus cinquenta anos de Independência, enquanto Cabinda completou cinquenta anos de guerra, ocupação, tortura, aprisionamento, assassinatos, aliciamento e sequestros.
A anexação de Cabinda a Angola foi feita de forma ilegal por três movimentos de libertação de Angola (MPLA, UNITA e FNLA), em conluio com Portugal, através dos Acordos de Alvor. Esses acordos foram posteriormente revogados e ignorados por Portugal e Angola, que optaram por ocupar Cabinda militarmente com apoio da URSS e de Cuba, constituindo um crime contra a humanidade.
Cabinda sempre foi reconhecida e considerada um território não autônomo, com direito à autodeterminação e independência. Hoje, nós, cabindeses, exigimos uma reflexão profunda sobre a anexação ilegal que não reflete a nossa vontade como povo soberano.
O que ganhamos como cabindeses nestes cinquenta anos com a militância nos partidos de Angola? Hoje percebemos que os ganhos foram financeiros e pessoais, e não coletivos, como seria esperado para um povo soberano.
Que nos próximos meses sejamos coerentes, resistentes, persistentes, determinados, dedicados e firmes na defesa da autodeterminação e independência de Cabinda. Tudo sempre dependeu de nós, da nossa vontade, coragem e crença.
"Cabinda é hoje ou nunca."