18/01/2021
Caros amigos, moradores de Búzios,
Em anexo envio um pequeno relato das discussões realizadas aqui em casa a respeito do Plano Diretor de Nísia Floresta.Relato dareunião informal que aconteceu segunda-feira, dia 18 de janeiro de 2021,na minha residência em Búzios.Não souespecialista em nenhuma destas questões e meu vocabulario pode não ser sempreapropriado e meu portugûes não ser correto, peço desculpas por isso e gostariaque me enviasse as correções possíveis. Objeto :revisão do plano diretor da Prefeitura de Nísia Floresta. Objetivo :informar-se das questões críticas em relação às diretivas para Búzios, do pontode vista : infraestrutural (água, esgoto, drenagem, sistema viário),urbanística (construções, adensamento populacional, verticalização,condomínios, moradia social), ambiental e visual. Sendo que tudo estáinterligado e na verdade não pode ser separado.Informaçõespráticas : Vai haver uma audiência pública na câmara de vereadores(em data ainda não definida) para votar as propostas da prefeitura para modificação do Plano Diretor de 2007. 15 dias antes da Audiência, as propostas serão disponibilizadas no site da prefeitura. Entendemos que a populaçãodeve se informar sobre as consequências de cada diretiva para a vida social,privada e ambiental e sabendo disso ir PARTICIPAR DAS DISCUSSÕES E DA VOTAÇÃO. ALGUMAS QUESTÕES que foram levantadas na reunião do dia18/01/2021, retomando as preocupações já emitida na reunião oficial queaconteceu na EMECA dia 01/12/2020.1. Há um grande perigo em aceitar a verticalizaçãodos prédios na orla marítima (aceitar grandes edifícios de dezenas de andares egrandes condomínios com alta densidade populacional). Pois : - O lençol freático não vaisuportar o bombeamento de tanta à água, com risco de afundamento dos prédios, salinização daágua ;- Não tendo esgoto, nem residencial, nem fluvialem Búzios a contaminação do lençol freático é um problema, bem como da praia edo mar. - A infraestrutura viária já é insuficiente para suportar o trânsitodos veranistas, imaginam com altos prédios, além do mais já falta calçamentopara pedestres, estacionamento para carros e dificuldade para motoristas entraremdas ruas laterais para a via principal.- - problema de impermeabilização do solo com asconstruções impedindo a penetração no solo da água da chuva, das nascentes edos afloramentos. Essas águas inundam as casas situadas em nível mais baixoe assoreiam as ruas que se tornam impraticáveis e cuja terra, areia e cascalhoinvadem a via principal. - Problema de segurança pública com maiordensidade populacional.- Problema para a coleta do lixo que já é bastanteproblemática nas ruas laterais à via principal. - Problema de vista, não seria mais possívelavistar o mar e a praia e provocaria sombra muito cedo à tarde na praia. 2. O Conselho da cidade que deveria estar atuantepara elaboraçãode estudos, informações e posicionamento sobre temas de relevante interessepúblico, não se reúne e nem está sendo convocado pela prefeitura para discutiro plano diretor. 3. Não existe cadastro de imóveis na prefeitura nemcadastro das ruas. A mesma rua pode possuir até 4 nomes diferentes. (aqui noGoogle maps consta rua beira mar, na minha conta de luz consta Nossa Senhorados Navegantes, para meus vizinhos, já consta av. Paulo Salema ou Estrela domar). Isso dificulta até chamar a polícia, os bombeiros ou ambulância. 4. Somos nós moradores de Búzios que com nosso IPTUsustentamos a Prefeitura, temos o direito de ser ouvidos e atendidos nas nossaspropostas e reclamações, temos o dever de nos preocupar com o nosso meio devida e o futuro que reservamos a nossos filhos , netos e próximos moradores. 5. Temos que diferenciar nesse momento o que sãoquestões relativas ao plano diretor e o que são problemas de gestão daPrefeitura. Muitas são nossas queixas em termos de gestão, mas vamos primeiro noscentrar sobre o plano diretor para depois ele ser votado, para podermos cobrar asua aplicação.Noëlle Marie Paule Lechat, moradora de Búzios há11 anos ( e não é segunda residência) .P.S Há muitas outras questões sociais e ambientais a serem discutidas, quem quiser acrescentar o debate, bem vindo.