18/09/2025
Caras e caros Mesão- frienses,
Desde cedo aprendi que servir a comunidade não é apenas um ato isolado: é uma forma de viver. Sempre estive presente a ajudar, a criar, a unir, a dar voz. Muitas vezes no silêncio, naquele trabalho que não aparece nas fotografias, mas que, precisamente por isso, faz mudanças reais na vida das pessoas.
Ao longo dos anos, e desde muito novo, colaborei com associações, organizei e ajudei a organizar iniciativas culturais e desportivas, apoiei causas sociais e participei ativamente em momentos marcantes da vida coletiva do nosso concelho. Nunca procurei medalhas, procurei sempre soluções, resultados concretos.
Sou daqueles que não aceita o “sempre foi assim”. Gosto de questionar, rever, virar os problemas do avesso e encontrar caminhos onde outros vêem apenas obstáculos. Gosto de juntar pessoas, mas também não tenho receio de desafiar o que está parado. Essa energia trouxe-me até aqui e é com essa energia que quero transformar a Assembleia Municipal.
Venho acompanhado por uma equipa de pessoas com provas dadas, tanto no mercado de trabalho como na comunidade: independentes, livres, sem amarras políticas, com ideias próprias e coragem para as defender. Juntámo-nos a este projeto de transformação de Mesão Frio por um motivo simples: fazer da Assembleia Municipal aquilo que ainda não tem sido, um órgão vivo, interventivo, exigente e próximo das pessoas.
E é aqui que surge a pergunta que todos devíamos fazer: 𝙦𝙪𝙖𝙣𝙩𝙖𝙨 𝙫𝙚𝙯𝙚𝙨 𝙤𝙨 𝙢𝙚𝙢𝙗𝙧𝙤𝙨 𝙙𝙖 𝘼𝙨𝙨𝙚𝙢𝙗𝙡𝙚𝙞𝙖 𝙈𝙪𝙣𝙞𝙘𝙞𝙥𝙖𝙡 𝙫𝙞𝙨𝙞𝙩𝙖𝙧𝙖𝙢 𝙖𝙨 𝙛𝙧𝙚𝙜𝙪𝙚𝙨𝙞𝙖𝙨? 𝙌𝙪𝙖𝙣𝙩𝙖𝙨 𝙫𝙚𝙯𝙚𝙨 𝙤𝙨 𝙢𝙪𝙣𝙞́𝙘𝙞𝙥𝙚𝙨 𝙨𝙤𝙪𝙗𝙚𝙧𝙖𝙢 𝙖 𝙦𝙪𝙚𝙢 𝙧𝙚𝙘𝙤𝙧𝙧𝙚𝙧 𝙥𝙖𝙧𝙖 𝙫𝙚𝙧 𝙤𝙨 𝙨𝙚𝙪𝙨 𝙥𝙧𝙤𝙗𝙡𝙚𝙢𝙖𝙨 𝙡𝙚𝙫𝙖𝙙𝙤𝙨 𝙖𝙤𝙨 𝙛𝙤́𝙧𝙪𝙣𝙨 𝙖𝙙𝙚𝙦𝙪𝙖𝙙𝙤𝙨? 𝙌𝙪𝙖𝙣𝙩𝙖𝙨 𝙫𝙚𝙯𝙚𝙨 𝙨𝙚𝙣𝙩𝙞𝙧𝙖𝙢 𝙧𝙚𝙖𝙡𝙢𝙚𝙣𝙩𝙚 𝙦𝙪𝙚 𝙚𝙨𝙩𝙖𝙫𝙖𝙢 𝙖 𝙨𝙚𝙧 𝙧𝙚𝙥𝙧𝙚𝙨𝙚𝙣𝙩𝙖𝙙𝙤𝙨?
Porque 𝙖 𝘼𝙨𝙨𝙚𝙢𝙗𝙡𝙚𝙞𝙖 𝙈𝙪𝙣𝙞𝙘𝙞𝙥𝙖𝙡 𝙣𝙖̃𝙤 𝙚́ 𝙪𝙢𝙖 𝙛𝙤𝙧𝙢𝙖𝙡𝙞𝙙𝙖𝙙𝙚 é o centro nevrálgico da democracia local. É lá que se aprovam orçamentos, se fiscaliza, se questiona, se exige. É lá que se decide se o dinheiro público serve as pessoas ou interesses alheios. É lá que se confrontam promessas com realidade e se cobra o seu cumprimento.
𝙀 𝙖𝙨 𝙤𝙗𝙧𝙖𝙨 𝙢𝙪𝙣𝙞𝙘𝙞𝙥𝙖𝙞𝙨? 𝙊𝙨 𝙞𝙣𝙫𝙚𝙨𝙩𝙞𝙢𝙚𝙣𝙩𝙤𝙨 𝙥𝙪́𝙗𝙡𝙞𝙘𝙤𝙨? 𝙌𝙪𝙖𝙣𝙩𝙖𝙨 𝙫𝙚𝙯𝙚𝙨 𝙛𝙤𝙧𝙖𝙢 𝙖𝙘𝙤𝙢𝙥𝙖𝙣𝙝𝙖𝙙𝙤𝙨, 𝙫𝙞𝙨𝙞𝙩𝙖𝙙𝙤𝙨, 𝙖𝙫𝙖𝙡𝙞𝙖𝙙𝙤𝙨, 𝙥𝙖𝙧𝙖 𝙜𝙖𝙧𝙖𝙣𝙩𝙞𝙧 𝙦𝙪𝙚 𝙖𝙦𝙪𝙞𝙡𝙤 𝙦𝙪𝙚 𝙛𝙤𝙞 𝙖𝙥𝙧𝙤𝙫𝙖𝙙𝙤 𝙚𝙨𝙩𝙖́ 𝙖 𝙨𝙚𝙧 𝙚𝙭𝙚𝙘𝙪𝙩𝙖𝙙𝙤 𝙘𝙤𝙧𝙧𝙚𝙩𝙖𝙢𝙚𝙣𝙩𝙚? 𝙀𝙨𝙨𝙖 𝙥𝙧𝙚𝙨𝙚𝙣𝙘̧𝙖 𝙩𝙚𝙢 𝙛𝙖𝙡𝙩𝙖𝙙𝙤. 𝙀𝙨𝙨𝙖 𝙖𝙩𝙚𝙣𝙘̧𝙖̃𝙤 𝙖𝙤 𝙙𝙚𝙩𝙖𝙡𝙝𝙚 𝙩𝙚𝙢 𝙚𝙨𝙩𝙖𝙙𝙤 𝙖𝙪𝙨𝙚𝙣𝙩𝙚. 𝙀 𝙨𝙞𝙢, 𝙩𝙖𝙢𝙗𝙚́𝙢 𝙘𝙤𝙢𝙥𝙚𝙩𝙚 𝙖̀ 𝘼𝙨𝙨𝙚𝙢𝙗𝙡𝙚𝙞𝙖 𝙈𝙪𝙣𝙞𝙘𝙞𝙥𝙖𝙡 𝙚𝙨𝙨𝙖 𝙛𝙞𝙨𝙘𝙖𝙡𝙞𝙯𝙖𝙘̧𝙖̃𝙤.
𝗔 𝗔𝘀𝘀𝗲𝗺𝗯𝗹𝗲𝗶𝗮 𝗠𝘂𝗻𝗶𝗰𝗶𝗽𝗮𝗹 𝗻𝗮̃𝗼 𝗲́ 𝘂𝗺 𝗮𝗰𝗲𝘀𝘀𝗼́𝗿𝗶𝗼, que se encaixa quando dá jeito. Ela é o motor da vida política de Mesão Frio. É nela que o que de bom se faz é aprovado e, infelizmente, também é nela que se aprova o que de mau se faz. 𝗡𝗼𝘀 𝘂́𝗹𝘁𝗶𝗺𝗼𝘀 𝗮𝗻𝗼𝘀 𝘁𝗲𝗺𝗼𝘀 𝘃𝗶𝘀𝘁𝗼 𝗱𝗲𝗺𝗮𝘀𝗶𝗮𝗱𝗮 𝗰𝗼𝗻𝗶𝘃𝗲̂𝗻𝗰𝗶𝗮, 𝗱𝗲𝗺𝗮𝘀𝗶𝗮𝗱𝗮 𝗽𝗮𝘀𝘀𝗶𝘃𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗲 𝗱𝗲𝗺𝗮𝘀𝗶𝗮𝗱𝗮 𝗱𝗶𝘀𝘁𝗮̂𝗻𝗰𝗶𝗮 𝗱𝗮𝘀 𝗽𝗲𝘀𝘀𝗼𝗮𝘀.
No 𝗱𝗶𝗮 𝟭𝟮 𝗱𝗲 𝗼𝘂𝘁𝘂𝗯𝗿𝗼 𝘁𝗲𝗺𝗼𝘀 𝗮 𝗼𝗽𝗼𝗿𝘁𝘂𝗻𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗱𝗲 𝗺𝘂𝗱𝗮𝗿 𝗶𝘀𝘁𝗼.
ᴅᴇ ᴇʟᴇɢᴇʀ ᴜᴍᴀ ᴀꜱꜱᴇᴍʙʟᴇɪᴀ ᴍᴜɴɪᴄɪᴘᴀʟ ᴘʀᴇꜱᴇɴᴛᴇ, ᴘʀᴏ́xɪᴍᴀ, ᴠɪɢɪʟᴀɴᴛᴇ, ᴏ̨ᴜᴇ ᴄᴜᴍᴘʀᴀ ᴏ ꜱᴇᴜ ᴘᴀᴘᴇʟ.
𝗨𝗺𝗮 𝗔𝘀𝘀𝗲𝗺𝗯𝗹𝗲𝗶𝗮 𝗾𝘂𝗲 𝘃𝗮𝗶 𝗮̀𝘀 𝗳𝗿𝗲𝗴𝘂𝗲𝘀𝗶𝗮𝘀, 𝗾𝘂𝗲 𝗼𝘂𝘃𝗲 𝗼𝘀 𝗷𝗼𝘃𝗲𝗻𝘀, 𝗾𝘂𝗲 𝗮𝗯𝗿𝗲 𝗮𝘀 𝗽𝗼𝗿𝘁𝗮𝘀 𝗮̀ 𝗽𝗼𝗽𝘂𝗹𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗲 𝗾𝘂𝗲 𝗱𝗲𝗳𝗲𝗻𝗱𝗲 𝗼 𝗰𝗼𝗻𝗰𝗲𝗹𝗵𝗼 𝗲𝗺 𝘁𝗼𝗱𝗼𝘀 𝗼𝘀 𝗽𝗮𝗹𝗰𝗼𝘀.
𝙾𝚜 𝚙𝚛𝚘́𝚡𝚒𝚖𝚘𝚜 𝚚𝚞𝚊𝚝𝚛𝚘 𝚊𝚗𝚘𝚜 𝚟𝚊̃𝚘 𝚜𝚎𝚛 𝚖𝚞𝚒𝚝𝚘 𝚍𝚒𝚏𝚎𝚛𝚎𝚗𝚝𝚎𝚜.
𝙿𝚘𝚛𝚚𝚞𝚎 𝙼𝚎𝚜𝚊̃𝚘 𝙵𝚛𝚒𝚘 𝚖𝚎𝚛𝚎𝚌𝚎 𝚖𝚊𝚒𝚜 𝚎 𝚎𝚞 𝚎𝚜𝚝𝚘𝚞 𝚙𝚛𝚘𝚗𝚝𝚘 𝚙𝚊𝚛𝚊 𝚘 𝚙𝚛𝚘𝚟𝚊𝚛.
𝗨𝗺 𝗱𝗲 𝘃𝗼́𝘀,
Helder Gomes Ferreira