29/04/2026
ANÁLISE DA ÁGUA DOS FONTENÁRIOS
Este tema está a gerar tamanho enredo, inclusivé com mentiras e ocultação de factos, aos quais a Junta de Freguesia não pode ficar indiferente.
Já há muitos anos, que a força política da CDU exige, insistentemente, na realização de análises à água dos fontenários da freguesia, sempre recusadas com fundamento, quer nos custos associados, quer na defesa da água da rede pública. No entanto, o anterior Executivo acabou por ceder à insistência.
Assim, divulgamos o email de 21/10/2022, do anterior Executivo a solicitar orçamento/informações ao Laboratório Tomaz a propósito da intenção de fazer análises periódicas e a consequente resposta, no mesmo dia, desta entidade, à qual, recomendamos uma leitura atenta.
Ainda assim, adjudicaram o serviço!!!
O actual Executivo, deparando-se com os factos, resolveu cancelar o serviço, justificando que a periodicidade da recolha de amostras para análise (de 2 em 2 meses), não garante um consumo seguro, não justificando, deste modo, tamanha despesa.
Veja-se o boletim abaixo, divulgado à responsabilidade de um Deputado da Assembleia de Freguesia, sob expensas próprias: a recolha da amostra foi feita em 20 de Abril, o fim da análise a 23 de Abril e, no dia seguinte, a emissão do documento. Passaram 4 dias!!!
Atente-se, ainda, às notas finais no documento.
É do conhecimento público, que diversos factores externos condicionam a qualidade da água, relacionados com o ambiente envolvente e com a actividade humana.
Na nossa freguesia, os fertilizantes e pesticidas usados na agricultura podem infiltrar-se no solo e atingir os aquíferos, assim como eventuais roturas na rede de esgotos ou fossas sépticas ainda existentes, infiltrações de águas residuais e também as chuvas intensas, tal como aconteceu na noite anterior, etc...
Tudo isso, pode alterar a qualidade da água, de um dia para o outro!
Por essa razão, a Junta de Freguesia, entende que, procedendo à afixação de análises nestes termos, incorre no risco de enganar o povo, o que é inaceitável, ainda mais, com recurso a dinheiro público. O mais seguro seria uma análise diária, o que é insustentável para a capacidade financeira da Junta. Por isso, defende a água da rede pública, por ser analisada diariamente na captação e duas vezes por mês, em locais de consumo.
Mais esclarecemos, conforme transmitido na última reunião da Assembleia, que a aquisição da máquina filtradora é justificada pela corrosão da canalização da Sede da Junta, quer pelo acumular dos anos, quer por longos períodos de inactividade, dado o regime de não permanência.
Tudo isto foi, mais uma vez, explicado em Assembleia de Freguesia e pode ser comprovado com recurso ao gravador usado nestas reuniões, cujo teor será redigido em acta e, após aprovação na próxima reunião, será publicada no site institucional.
Na expectativa de conseguir, definitivamente, melhor esclarecer e fazer compreender a nossa posição, somos ao dispor,
A Junta de Freguesia de Figueiró do Campo