02/06/2026
📢Na Sessão Ordinária do dia 01 de junho de 2026, o vereador Bruno Vicereki Trescastro (MDB) apresentou (05) cinco pedidos de providências à Prefeitura e (01) uma indicação a Câmara Municipal, focado em melhorias para a comunidade de Sentinela do Sul!
Segue os pedidos:
1. Solicitou a reforma e/ou substituição dos brinquedos da pracinha central do município, reiterando também um pedido de aquisição e instalação de piso emborrachado nas áreas de playground da pracinha e de todas escolas municipais;
2. Solicitou que o município passe a fornecer uniformes escolares aos alunos da Rede Municipal de Ensino;
3. Solicitou que seja iniciada a Campanha do Agasalho no município;
4. Solicitou a construção de (01) uma parada de ônibus na localidade de Belas Vista, na Estrada das Torres, sentido residência do Sr. Divino Barbosa, em conjunto com outro colega;
5. Reiterou a solicitação do desassoreamento e o aumento da vazão do arroio da Rua Dom V. Valiente, por meio da colocação de aduelas ou manilhas de concreto.
Segue a indicação:
1. Indicação que: propõe alterar o Regimento Interno da Câmara para regulamentar os tipos de moções, estabelecer regras para sua apresentação e determinar sua obrigatória apreciação e votação em Plenário.
Obs.: protocolou também (03) três pedidos de informações, e encaminhou (03) três ofícios, (01) um deles em conjunto com vereador Marcio Silva para AEGEA - Saneamento/RS, os demais para Receita Federal do Brasil e Receita Estadual do Rio Grande do Sul.
"Reforço que nossa posição contrária a algumas contratações da Administração Municipal não é novidade. Esse alerta vem sendo feito há bastante tempo e não pode ser tratado como surpresa.
Agradeço à população que lembrou do meu nome e me reconduziu ao Troféu Costa Doce. Também parabenizo os fumicultores de Sentinela do Sul e de toda a região pelas mobilizações em defesa da categoria. Seguimos apoiando essa importante atividade econômica, inclusive por meio de uma Moção de Apoio já encaminhada.
Sobre a pesquisa do Índice de Progresso Social (IPS), que colocou nosso município na última posição do ranking estadual, entendo que precisamos encarar esse resultado como uma oportunidade de reflexão. Mais do que contestar os números, devemos identificar os problemas e buscar soluções para melhorar a qualidade de vida da nossa população.
Juntamente com o vereador Márcio, encaminhei um ofício à Corsan/Aegea cobrando providências para a constante falta de água em diversos bairros do município. A população não pode continuar sofrendo com esse problema, especialmente nos finais de semana.
Também protocolei pedidos de providências para a manutenção dos brinquedos da praça municipal, que apresentam riscos às crianças, e para melhorias na drenagem da Rua Dom Ramon Valente, local que já registrou alagamentos e prejuízos aos moradores.
Apresentei ainda pedidos de informações sobre questões relacionadas ao INSS, para evitar prejuízos aos servidores municipais, e sobre o funcionamento da Ouvidoria Municipal, que é uma ferramenta importante para receber sugestões, reclamações, elogios e denúncias da comunidade.
Reiterei meu pedido de informações sobre o andamento do concurso público, tema que considero fundamental para o município.
Por fim, apresentei três iniciativas voltadas ao período de inverno: a antecipação da Campanha do Agasalho, o fornecimento de uniformes escolares e a busca por doações de roupas e agasalhos junto à Receita Federal e à Receita Estadual. Precisamos garantir que nossas crianças e famílias tenham condições adequadas para enfrentar o frio.
Seguirei trabalhando, fiscalizando e encaminhando as demandas que recebo da população, sempre buscando melhorias para Sentinela do Sul.” destacou o vereador.