Da emoção de ler à descoberta do prazer Turma D

Da emoção de ler à descoberta do prazer  Turma D Esta página foi criada a fim de compartilhar diversos textos com os alunos da turma 1º D matutino do Colégio Estadual Manoel Devoto.

🎶 Aprender espanhol cantando?¡Claro que sí! 💃 Hoje escolhi escutar um clássico de Nino Bravo: "Un beso y una flor" 🌹Solt...
04/06/2025

🎶 Aprender espanhol cantando?
¡Claro que sí! 💃 Hoje escolhi escutar um clássico de Nino Bravo: "Un beso y una flor" 🌹

Solta a voz comigo e pratique seu espanhol com emoção e música! 🎤❤️

🇪🇸 Vamos?

👩‍🏫
🎵
📚
🎙️
💐
😄
🎧
🗣️
🇧🇷🇪🇸
🎤✨

Cada paso fuera de mi zona de confort es una victoria.  Los sueños no se logran por suerte, sino con fuerza, fe y la dec...
03/06/2025

Cada paso fuera de mi zona de confort es una victoria. Los sueños no se logran por suerte, sino con fuerza, fe y la decisión diaria de no rendirse. 💪✨
🎯 "Cree en ti. Lucha. Cae. Levántate. Sueña en grande. ¡Tú puedes lograrlo!" 💪✨
🔁 Cada paso cuenta. Cada intento vale.

💬 ¿Qué sueño estás persiguiendo hoy?




👉🏽Cada passo fora da minha zona de conforto é uma vitória.
Os sonhos não se realizam por sorte, e sim com força, fé e a decisão diária de não desistir. 💪✨
🎯 "Acredite em você. Lute. Caia. Levante-se. Sonhe grande. Você pode conseguir!" 💪✨
🔁 Cada passo conta. Cada tentativa vale a pena.

💬 Qual sonho você está perseguindo hoje?


Professora modo:ON 👩🏽‍🏫📚        #AprenderEspanhol
30/05/2025

Professora modo:ON 👩🏽‍🏫📚




#
AprenderEspanhol

😲
22/02/2024

😲

🗣️ "A diferença entre Cristiano Ronaldo e eu, é que eu treinei por obrigação, as vezes nem treinava, e ele treina porque gosta. Ainda assim consegui ser Campeão do Mundo e bater vários recordes. Imagina se eu tivesse treinado como ele... "

— Ronaldo Fenômeno

Nossa foto de despedida. =D
19/07/2014

Nossa foto de despedida. =D

19/07/2014

Gostaríamos de manifestar aqui nosso agradecimento a turma, sobretudo aos que não se fizeram presentes na aula de hoje, pela colaboração com o nosso trabalho e pela participação, ainda não tão frequente, em nossas aulas.
Aprendemos muito com vocês e nos sentimos felizes e satisfeitas com isso, afinal, como afirma Cora Coralina "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."
Desejamos sucesso a todos vocês.

Um abraço,
Edna Soares e Sarah Cabral =D

19/07/2014

Cantiga/canção contemporânea

Qual relação é possível estabelecer entre a cantiga de amor Mía Senhor, D. Dinis e a letra da música Mina do condomínio- Seu Jorge?

Mina do condomínio- Seu Jorge

Tô namorando aquela mina
Mas não sei se ela me namora
Mina maneira do condomínio
Lá do bairro onde eu moro
Seu cabelo me alucina
Sua boca me devora
Sua voz me ilumina
Seu olhar me apavora
Me perdi no seu sorriso
Nem preciso me encontrar
Não me mostre o paraíso
Que se eu for, não vou voltar
Pois eu vou
Eu vou
Eu digo "oi" ela nem nada
Passa na minha calçada
Dou bom dia ela nem liga
Se ela chega eu paro tudo
Se ela passa eu fico doido
Se vem vindo eu faço f**a
Eu mando um beijo ela não pega
Pisco olho ela se nega
Faço pose ela não vê
Jogo charme ela ignora
Chego junto ela sai fora
Eu escrevo ela não lê
Minha mina
Minha amiga
Minha namorada
Minha gata
Minha sina
Do meu condomínio
Minha musa
Minha vida
Minha monalisa
Minha vênus
Minha deusa
Quero seu fascínio
(desde o começo)
Minha namorada
Do meu condomínio
Minha monalisa
Quero seu fascínio

19/07/2014

Cantiga de amor - Trovadorismo

De que forma a mulher é representada na cantiga de amor abaixo?

Mía Senhor- D. Dinis

Quer’eu em maneira de proença!
fazer agora um cantar d’amor
e querreimuit’iloarlmia senhor
a que prez nem fremosuranomfal,
nem bondade; e mais vos direi ém:
tanto a fez Deus comprida de bem
que mais que todas las do mundo val.
Ca mia senhor quizo Deus fazer tal,
quando a faz, que a fez sabedord
e todo bem e de mui gram valor,
e com tod’est[o] é mui comunal
ali u deve; erdeu-lhi bom sém,
e desinomlhi fez pouco de bem
quando nom quis lh’outra
foss’igual
Ca mia senhor nunca Deus pôs mal,
mais pôs i prez e beldad’eloor
e falar mui bem, e riir melhor
que outra molher; desi é leal
muit’, e por estonom sei oj’eu quem
possa compridamente no seu bem
falar, canom á, tra-lo seu bem, al.

19/07/2014

Gênero Épico

Qual a temática que o poema abaixo apresenta?

Caramuru
I
De um varão em mil casos agitados,
Que as praias discorrendo do Ocidente,
Descobriu recôncavo afamado
Da capital brasílica potente;
Do Filho do Trovão denominado,
Que o peito domar soube à fera gente,
O valor cantarei na adversa sorte,
Pois só conheço herói quem nela é forte.
VI
Príncipe, do Brasil futuro dono,
À mãe da Pátria, que administra o mando,
Ponde, excelso senhor, aos pés do trono
As desgraças do povo miserando;
Para tanta esperança é o justo abono
Vosso título e nome, que invocando,
Chamará, como a outro o egípcio povo,
D. José salvador de um mundo novo.
VII
Nem podereis temer que ao santo intento
Não se nutram heróis no luso povo,
Que o antigo Portugal vos apresento
No Brasil renascido, como em novo.
Vereis do domador do Índico assento
Nas guerras do Brasil alto renovo,
E que os seguem nas bélicas idéias
Os Vieiras, Barretos e os Correias.
LXXVII
Por fim publica do monarca reto..
Um real honorífico decreto,
Que ao seu merecimento honras destina:
E em recompensa do leal afeto,
Com que a coroa a dama lhe consina,
Manda honrar (n)a colônia lusitana..
(José de Santa Rita Durão)

19/07/2014

Gênero Lírico

Agora é hora de comparar!!!
O que há nesse texto de semelhante em relação a letra da música "Garganta", interpretada pela cantora Ana Carolina?

Amor é fogo que arde sem se ver,
é ferida que dói, e não se sente;
é um contentamento descontente,
é dor que desatina sem doer.

É um não querer mais que bem querer;
é um andar solitário entre a gente;
é nunca contentar-se de contente;
é um cuidar que ganha em se perder.

É querer estar preso por vontade;
é servir a quem vence, o vencedor;
é ter com quem nos mata, lealdade.

Mas como causar pode seu favor
nos corações humanos amizade,
se tão contrário a si é o mesmo Amor?
Luis Vaz de Camões

19/07/2014

Gênero Lírico

Vamos lá, pessoal!!

O texto abaixo pertence ao gênero lírico, conforme visto em aula. Quais características comprovam essa afirmação? Por que o texto é considerado como lírico?

“Garganta” Ana Carolina

Minha garganta estranha quando não te vejo
Me vem um desejo doido de gritar

Minha garganta arranha a tinta e os azulejos
Do teu quarto, da cozinha, da sala de estar

Minha garganta arranha a tinta e os azulejos
Do teu quarto, da cozinha, da sala de estar

Venho madrugada perturbar teu sono
Como um cão sem dono me ponho a ladrar

Atravesso o travesseiro, te reviro pelo avesso
Tua cabeça enlouqueço, faço ela rodar

Atravesso o travesseiro, te reviro pelo avesso
Tua cabeça enlouqueço, faço ela rodar

Sei que não sou santa, as vezes vou na cara dura
As vezes ajo com candura pra te conquistar

Mas não sou beata, me criei na rua
E não mudo minha postura só pra te agradar

Mas não sou beata, me criei na rua
E não mudo minha postura só pra te agradar

Vim parar nessa cidade, por força da circunstância
Sou assim desde criança, me criei meio
sem lar

Aprendi a me virar sozinha,
e se eu tô te dando linha é pra depois te abandonar

Aprendi a me virar sozinha
e se eu tô te dando linha é pra depois te abandonar.

17/06/2014

FLEXÃO DE GÊNERO DO SUBSTANTIVO

Sexa
- Pai........
- Hummmmm?
- Como é o feminino de s**o?
- O quê?
- O feminino de s**o.
- Não tem.
- S**o não tem feminino?
- Não.
- Só tem s**o masculino?
- É.Quer dizer,não.Existem dois s**os.Masculino e Feminino.
- E como é o feminino de s**o?
- Não tem feminino.S**o é sempre masculino.
- Mas tu mesmo disse que tem s**o masculino e feminino.
- O s**o pode ser masculino ou feminino. A palavra "S**O" é masculina.O S**O masculino,o S**O feminino.
- Não devia ser "A SEXA"?
- Não.
- Por que não?
- Porque não!Desculpe.Porque não."S**O" é sempre masculino.
- O s**o da mulher é masculino?
- É.Não!O s**o da mulher é feminino.
- E como é o feminino?
- S**o mesmo.Igual ao do homem.
- O s**o da mulher é igual ao do homem?
- É.Quer dizer...Olha aqui.Tem o S**O masculino e o S**O feminino,certo?
- Certo.
- São duas coisas diferentes.
- Então como é o feminino de s**o?
- É igual ao masculino.
- Mas não são diferentes?
- Não.Ou,são!Mas a palavra é a mesma.Muda o s**o,mas não muda a palavra.
- Mas então não muda o s**o.É sempre masculino.
- A palavra é masculina .
- Não." A palavra" é feminino.Se fosse masculino seria "o pal..."
- Chega!Vai brincar ,vai.
O garoto sai e a mãe entra.O pai comenta:
-Temos que ficar de olho nesse guri...
- Por quê?
Ele só pensa em gramática.
Luís Fernando Veríssimo

Endereço

Salvador, BA

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Da emoção de ler à descoberta do prazer Turma D posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar

Categoria