28/12/2020
BOLETIM DE ATUALIZAÇÃO 28/12/2020 às 20h30min
A Secretaria Municipal de Saúde juntamente com o Comitê Municipal de Enfrentamento ao COVID-19 de São Vicente do Sul informa que o município de São Vicente do Sul, possui 20 casos em monitoramento pela equipe de saúde.
O município possui 3 casos suspeitos em análise no Lacen Santa Maria.
Informamos que o município confirmou mais cinco casos ativos de Covid-19, todos pacientes positivaram por meio do teste swab, RT-PCR. Quatro pacientes são mulheres, onde três das pacientes estão sintomáticas e uma assintomática. Já o outro paciente trata-se de um homem que está sintomático.
Comunicamos a população que cinco casos suspeitos para Covid-19 foram descartados, ou seja, resultado negativo, informação recebida do Lacen/Santa Maria.
Informamos ainda que dois dos casos ativos informado nos boletins anteriores estão considerados recuperados, ou seja, curados.
🚩 Neste momento nossa bandeira é a VERMELHA.
Destacamos que os exames encaminhados para o LACEN estão atrasando devido ao aumento de demanda e ao fato que uma das máquinas do laboratório está em manutenção, devido a isso o prazo para os resultados é de 7 a 9 dias.
⚠🚨Cabe destacar que é de extrema importância que as pessoas levem a sério os protocolos e medidas de prevenção divulgadas pelos meios de comunicação, pois precisamos reduzir a taxa de contágio da propagação do vírus e, isso só é possível com a colaboração de cada pessoa, cada um fazendo a sua parte, só assim poderemos minimizar o impacto do Covid-19 em nosso município. Lembre-se use máscara em respeito a sua vida, mas principalmente em respeito a vida do próximo.⚠🚨
❌ Conforme já divulgado em outras publicações, ressaltamos mais uma vez que a equipe de fiscalização municipal pode ser acionada pelo telefone 📱55 9 9139-1713, informamos as pessoas que podem e devem acionar os órgãos competentes através de denúncias quando acharem pertinentes.📢📢
‼Ressaltamos mais uma vez que as pessoas devem ficar atentas e entrar em contato via telefone com o ESF Lauro Prestes, no turno tarde, (55 3257-2898) a qual é unidade de referência para síndrome gripal, caso sintam algum sintoma como: tosse, dispneia (falta de ar), dor de garganta, febre, falta de paladar ou olfato, dor de cabeça, diarreia, dor ou pressão no peito perda de fala ou movimento, cansaço ou outro sintoma que não seja comum na sua saúde.
☑ Enfatizamos que esse contato é de suma importância para que a equipe de saúde consiga realizar seu trabalho, é necessário que as pessoas relatem o seu problema, por menor que julguem que seja, para que não se agrave.
✅ Você pode e deve procurar a equipe de saúde pois eles estão preparados para atender a população, evitando assim que o município tenha novos casos de Covid-19.
👉 Pedimos a todos que continuem fazendo a sua parte, colaborando com a prevenção, tomando todos os cuidados necessários.
✅ USE MÁSCARA DE PROTEÇÃO SE PRECISAR SAIR DE CASA! 😷
✅Lembrando que a máscara de proteção é uma grande aliada no combate a transmissão da doença. Pois ao usá-la, eu protejo quem está próximo a mim e, a outra pessoa usando me protege também. É uma atitude simples, mas que fará uma grande diferença no combate ao coronavírus, junto a todas as outras formas de prevenção, para assim podermos reduzir o contágio.
➡Maiores informações podem ser obtidas pelos telefones:
☎ Dias úteis: 55 3257-1420, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h
☎ Demais horários, finais de semana e feriados: 55 3257-2123