Emancipação Socialista

Emancipação Socialista Emancipação Socialista é uma organização de trabalhadores e trabalhadoras com consciência de classe.

Tem como objetivo a construção e fortalecimento das lutas contra o sistema capitalistas e os governos da/para burguesia.

No início de maio o "debate sobre as chamadas terras raras ocupou espaço no noticiário. Não há dúvida da importância de ...
29/05/2026

No início de maio o "debate sobre as chamadas terras raras ocupou espaço no noticiário.

Não há dúvida da importância de tal recurso natural, nem do jogo de interesses internacional ao redor dele e a disputa estabelecida pelo controle desta riqueza.

O que são estas terras raras?
São minerais considerados 'críticos e estratégicos'.
São essenciais para a indústria de alta tecnologia e para a transição energética e seu uso se aplica em microprocessadores, chips, celulares eletroeletrônicos, painéis solares, baterias e equipamentos militares.

A importância econômica e geopolítica é imensa, portanto."

https://www.emancipacaosocialista.org/2026/terras-raras-governo-e-congresso-entregam-as-terras-raras-aos-capitalistas-internacionais/

Bolívia | "O chamado “capitalismo para todos” prometido por Paz se mostrou uma falácia. Seu programa de austeridade most...
23/05/2026

Bolívia | "O chamado “capitalismo para todos” prometido por Paz se mostrou uma falácia. Seu programa de austeridade mostrou a sua submissão ao Fundo Monetário Internacional (FMI), às empresas transnacionais e ao agronegócio. Uma alta absurda dos preços dos combustíveis antecedeu à venda dos recursos naturais, sendo esta revertida por intensa mobilização popular."

Rodrigo Paz, eleito presidente boliviano em final do ano passado, está entre a cruz e a espada. Há duas semanas, mineiros, professores, camponeses, indígenas e moradores estão nas ruas, exigindo a sua renúncia imediata, através da Central Operária Boliviana (COB), da Confederação Sindical ....

Com a Lei da Dosimetria podemos concluir que o Congresso Nacional,  que faz o que quer com as leis no Brasil, continua r...
23/05/2026

Com a Lei da Dosimetria podemos concluir que o Congresso Nacional, que faz o que quer com as leis no Brasil, continua roubando para roubar e não punir o roubo e o ladrão.

Os grandes empresários, latifundiários do agronegócio, os banqueiros/agiotas, suas bancadas no Congresso e nas Assembleias Legislativas estão todos comprometidos com a tal Dosimetria.

"Com a derrubada do veto, pelo menos 190 pessoas condenadas por participarem da trama golpista no país poderão ser beneficiadas. Essa ação do Congresso segue uma tradição do país de não punir golpistas."

Nota política conjunta da Ofensiva Socialista e da Emancipação Socialista   No dia 30 de abril, o Congresso Nacional derrubou o veto do Presidente Lula da Lei da Dosimetria que permite a redução de p***s dos condenados pelos ataques e tentativa de golpe do 8 de janeiro de 2023 em Brasília, in...

20/05/2026

SP | O ato de hoje, 20 de maio, mostra que as reivindicações da classe "que precisa trabalhar para viver" são urgentes e que não podem esperar.

Tarcísio de Freitas, governador da burguesia de extrema-direita e uma Assembleia Legislativa cheia de Deputados ladrões têm tentado sistematicamente destruir a Educação pública em todos os níveis.

Os cortes de verbas, o massacre aos professoes, profissionais da Educação e aos estudantes é sentido no dia a dia e das mais diversas formas.

Trabalhadoras e trabalhadores de diversas categorias, desempregados, aposentados, estudantes de escolas e universidades seguiremos nos organizando em luta, em defesa de nossos direitos e por conquistas que vamos arrancar!

○ Em apoio à luta dos estudantes de São Paulo;
○ Em apoio às greves dos Professores Municipais, dos TAEs das Universidades Federais;
○ Em apoio aos setores em greve em todo no país;
o Pelo Fim da Escala 6 X 1, sem redução de salários;
○ Apoiar e unificar os setores em luta e greve em todo o pais!
○ Pelo fim da Escala 6X1. Redução da jornada, sem redução salarial!
° Por Moradia! Transporte público!
° Saúde e Educação públicas de qualidade!
° Contra a repressão e pelo fim da Polícia Militar!Saúde e Educação públicas de qualidade!
Contra a repressão e pelo fim da
Polícia Militar!
○ Seguiremos em unidade de ação com atos e Manifestações em todo Brasil contra a extrema-direita e os governos da/para burguesia!

SP | Todos na rua dia 20 de maio às 14h no Largo da Batata!○ Em apoio à luta dos estudantes de São Paulo;○ Em apoio às g...
19/05/2026

SP | Todos na rua dia 20 de maio às 14h no Largo da Batata!

○ Em apoio à luta dos estudantes de São Paulo;
○ Em apoio às greves dos Professores Municipais, dos TAEs das Universidades Federais;
○ Em apoio aos setores em greve em todo no país;
o Pelo Fim da Escala 6 X 1, sem redução de salários;
○ Apoiar e unificar os setores em luta e greve em todo o pais!
○ Pelo fim da Escala 6X1. Redução da jornada, sem redução salarial!
○ Realizar Atos e Manifestações em todo Brasil!

Assinam:
Movimento pela Frente Socialista Revolucionária-MFSR
Emancipação Socialista-ES
Corrente Internacional Socialismo ou Barbárie-SOB
Movimento Socialista Independente-MSI
Revide Comunista Internacionalista - RCI
Corrente Socialista dos Trabalhadores-CST
Revolução Socialista-RS
Tendência Sindical Unidos para Lutar
Movimento por um Partido
Revolucionário-MPR
Movimento Revolucionário dos
Trabalhadores-MRT
Movimento Revolucionário Socialista-MRS
Partido Operário Revolucionário-POR

SP | Milhares vão tomar as ruasnovamente em São Paulo, nestaquarta-feira (20), para mandar um recado claro ao governador...
19/05/2026

SP | Milhares vão tomar as ruas
novamente em São Paulo, nesta
quarta-feira (20), para mandar um recado claro ao governador bolsonarista Tarcísio de Freitas:

BASTA DE PRECARIZAÇÃO,
PRIVATIZAÇÃO E VIOLÊNCIA POLICIAL!

Os estudantes e servidores da USP
Unicamp e Unesp vão marchar até o Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, a partir das 14h, para exigir que suas reivindicações sejam atendidas.

Pela valorização das categorias, por mais investimentos na Educação, por serviços públicos gratuitos e de qualidade.

Esta importante luta também deve
reforçar a mobilização pelo fim da escala 6x1.

No dia 27, vamos realizar um grande Dia Nacional de Luta pela redução da jornada, sem redução salarial, já!

Por: CSP - Conlutas

MG| Semana de Eleição para nova diretoria do Sindipetro-MG.Reafirmamos que é possível e temos a necessidade dereverter a...
19/05/2026

MG| Semana de Eleição para nova diretoria do Sindipetro-MG.

Reafirmamos que é possível e temos a necessidade de
reverter a situação de perdas de direitos da categoria Petroleira e das categorias de trabalhadores do pais.

Em uma empresa da importância, do tamanho e de altos lucros como a Petrobrás, nós trabalhadores
enfrentamos altos níveis de:

- Perdas com o Plano de Saúde
terceirizado;
- Perdas no Plano de Cargos sem
progressão (PCAC e PCR) sem um
reajuste salarial que cubra tantas perdas;
- Descontos mensais dos Aposentados para o rombo da Previdência (PED);
- Terceirização como de Vigilantes e Motoristas;
- Precarização das condições trabalho como nos Laboratórios;

Por tudo isso, as propostas da Chapa 2-Tocha são para revertermos essa situação.

Lutamos por um sindicalismo
independente. Lutamos por um Sindicato não submisso aos
governos e nem aos patrões.

A luta sindical NÃO deve estar a serviço de NENHUM governo e NENHUM governo pode interferir ou decidir no movimento sindical!

Sindicato é para defender os direitos dos trabalhadores!

Desde hoje (segunda) até dia 24
(domingo) as eleições para nova diretoria do Sindipetro estarão acontecendo.

Nós Petroleiros que sustentamos a Petrobrás e sabemos o que é um dia de trabalho com tantas dificuldades.

Vamos fazer valer os nossos direitos!

Vote Chapa 2 - Tocha!

17/05/2026

"Se os Aposentados da Petrobrás têm que pagar o rombo da Previdência (PED) e a FUP defende isso, imagina o que empresa, acionistas e governo reservam para toda a classe trabalhadora."

MG | Durante a campanha da Chapa 2-Tocha para as eleições do Sindipetro-MG:

Um representante da Chapa1 defendeu que a categoria Petroleira continue pagando pelo ROMBO na Previdência;

Que o desconto mensal continue diretamente na Folha de Pagamento dos APOSENTADOS;

Que quem está aposentado ou na ativa arque com uma dívida que não foi a gente que fez.

Se os Aposentados da Petrobrás têm que pagar o rombo da Previdência (com o PED) e a FUP defende isso, imagina o que empresa, acionistas e governo reservam para toda a classe trabalhadora.

Já chega de perder! Já chega de perder no Plano de Saúde terceirizado, no Plano de Cargos sem progressão (PCAC e PCR) e sem um reajuste salarial que cubra tantas perdas!

CONHEÇA AS PROPOSTAS DA CHAPA 2.

A luta é pela base!

Nas eleições De 18 a 24 maio, VOTE TOCHA!

NOTA DE APOIO À GREVE DOS ESTUDANTES DA USP E DAS CATEGORIAS EM LUTA NO ESTADO DE SÃO PAULOContra a repressão policial, ...
16/05/2026

NOTA DE APOIO À GREVE DOS ESTUDANTES DA USP E DAS CATEGORIAS EM LUTA NO ESTADO DE SÃO PAULO

Contra a repressão policial, a criminalização dos movimentos sociais e o ajuste fiscal do governador bolsonarista Tarcísio de Freitas.

Nós, entidades sindicais, organizações sociais, movimentos populares, personalidades políticas, ativistas e lutadores comprometidos com as liberdades democráticas e os direitos sociais, manifestamos nosso irrestrito apoio à luta dos estudantes da Universidade de São Paulo (USP), da UNESP e da UNICAMP, bem como às diversas categorias de trabalhadores que se encontram mobilizadas no estado de São Paulo, como a categoria metroviária, contra os ataques aos direitos sociais, à educação pública e aos serviços essenciais.

Repudiamos com veemência a intervenção repressiva da Polícia Militar do Estado de São Paulo contra os estudantes mobilizados, em mais um episódio de criminalização da organização estudantil e da livre manifestação política no espaço universitário.

A gestão Tarcísio de Freitas, tem se caracterizado pela violência institucional e tentativa de silenciamento dos movimentos populares.

Denunciamos a atuação provocadora de setores da extrema direita, em especial grupos como o MBL, que historicamente operam para tensionar conflitos, criminalizar movimentos sociais e servir de linha auxiliar para políticas de repressão contra estudantes, trabalhadores e organizações sociais.

Denunciamos também o governo Lula que, ao não se colocar abertamente contra a sucateamento e a precarização de trabalho e direitos da juventude e da classe trabalhadora nas universidades estaduais de SP, feitos pelo governador da extrema direita Tarcísio de Freitas, facilita a atitude violenta de Tarcísio contra os estudantes – aliás, o governo federal vem agindo também de forma dura com os Técnicos Administrativos (TAE) das universidades federais, já há cerca de três meses em greve.

Manifestamos solidariedade à luta dos estudantes em defesa da universidade pública, gratuita, democrática e socialmente referenciada. Sua mobilização integra um processo mais amplo de resistência das categorias em luta no estado de São Paulo e em todo o país.

Chamamos as centrais sindicais, sindicatos, entidades estudantis, organizações populares, movimentos sociais, mandatos parlamentares e personalidades públicas a se posicionarem em solidariedade aos estudantes e trabalhadores mobilizados, denunciando qualquer forma de violência, perseguição política ou criminalização dos movimentos sociais.

Entendemos, por fim, a necessidade da unificação e da radicalização das lutas em curso. Seguir o exemplo dos indígenas da região do Rio Tapajós e mostrar à Tarcísio nossa disposição de lutar até a vitória.

É necessário ocupar as ruas, mas também ocupar as redes sociais, gravando vídeos que denunciem a repressão e manifestem apoio às demandas estudantis, contra a extrema direita e o governo Tarcísio.

Toda solidariedade aos estudantes em luta!

Basta de repressão policial contra os movimentos sociais!

Em defesa da educação pública, dos direitos sociais e da livre manifestação!

Dia 20 – Todas e Todos à Marcha Estadual para o Palácio do Governo, no dia 20 de maio, às 14h, partindo do Largo da Batata, em São Paulo.

Assine e apoie essa luta:

Liga Internacional Socialista – LIS
Movimento pela Frente Socialista Revolucionária – MFSR
Corrente Internacional Socialismo ou Barbárie – SoB
Emancipação Socialista – ES
Movimento Socialista Independente – MSI
Revide Comunista Internacionalista – RCI
Revolução Socialista – RS
Tendência Sindical Unidos Pra Lutar - CSP CONLUTAS
Coletivo Feminista Marielle Vive

13/05/2026

MG | As eleições para a nova diretoria do Sindipetro-MG acorrerão na próxima semana (18 a 24 de maio).

Essa eleição ocorre em um momento bastante importante para pensarmos as políticas sindicais aplicadas no país pela maioria das direções submissas aos governos e às patronais.

É importante, junto com outras direções combativas, contribuirmos para reverter a situação de perdas de direitos da classe trabalhadora, a falta de reajuste real dos salários, o aumento da jornada e a falta de condições de trabalho e mais outros problemas.

E na categoria Petroleira, além de enfrentarmos tudo isso, numa empresa da importância e do tamanho da Petrobrás também enfrentamos um alto nível Terceirização (Vigilantes, Motoristas, etc.) e de precarização das condições trabalho (Laboratórios,etc.).

Sem falar dos Petroleiros aposentados que construíram essa riqueza e que hoje estão abandonados sem as merecidas condições financeiras.

Por tudo isso, apoiamos e construimos a Chapa 2-Tocha. A nossa luta é pela base.

Defendemos e lutamos por um sindicalismo independente, não submisso aos governos e nem
aos patrões.

A luta sindical NÃO deve estar a serviço de NENHUM governo e NENHUM governo deve interferir ou decidir no movimento sindical.

Sindicato é para defender os direitos dos trabalhadores! A luta tem que ser pela base!

Conheça as propostas da Chapa 2-Tocha e venha para essa luta, assista as entrevistas de (dirigente do Sindipetro-MG) Lucimar Araújo (Petroleiro Aposentado) no Youtube Emancipação Socialista

https://www.youtube.com/live/y6Q09BEJ9P4?si=bGOzBQad9HAchQEe

https://www.youtube.com/live/LLCJQjA1IA?si=f22MWnZC_RIIB3NM

Endereço

São Paulo, SP

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Emancipação Socialista posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar