Ftigesp - Federação dos Trabalhadores da indústria gráfica

Ftigesp - Federação dos Trabalhadores da indústria gráfica Página oficial da federação dos trabalhadores da indústria gráfica do estado de São Paulo.

A FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES DA INDÚSTRIA GRÁFICA, DA COMUNICAÇÃO GRÁFICA E DOS SERVIÇOS GRÁFICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO é uma entidade sindical de segundo grau, fundada em 02/07/1971 e reconhecida pelo Ministério do Trabalho em 30/03/1973, com a finalidade de congregar os sindicatos de trabalhadores nas indústrias gráficas e de trabalhadores gráficos em empresas proprietárias de jornais e revistas com jurisdição em um ou mais municípios no Estado de São Paulo

A FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES GRÁFICOS PAULISTAS PARABENIZA O STIGGUA PELOS SEUS TRINTA E CINCO ANOS DE LUTA EM DEFESA D...
16/05/2025

A FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES GRÁFICOS PAULISTAS PARABENIZA O STIGGUA PELOS SEUS TRINTA E CINCO ANOS DE LUTA EM DEFESA DOS TRABALHADORES.
A FETIGESP também reassume seu compromisso com a luta dos gráficos desta região e convoca todos os trabalhadores e trabalhadoras a se filiarem ao STIGGUA para fortalecerem ainda mais este importante sindicato, que se mantem sempre na luta em defesa dos direitos da categoria.
O STIGGUA é um sindicato de luta e que vem se fortalecendo ano a ano. Neste sentido parabenizamos o companheiro Chiquinho e toda a diretoria pelo ótimo trabalho que vem realizando a frente do sindicato
“Temos muitas batalhas a serem combatidas, porém, as vitórias somente virão pela luta e com a participação efetiva dos trabalhadores junto ao seu sindicato”
Declarou Leandro Rodrigues, Presidente da Federação dos Trabalhadores Gráficos Paulistas.

A HISTÓRIA DE FUNDAÇÃO DO SINDICATO DOS GRAFICOS DE GUARULHOS

Por Francisco Wirton
Presidente do STIGGUA

Em 1990, devido a uma defasagem salarial na Editora do Brasil em relação às outras gráficas de Guarulhos, houve uma greve. Na época, a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas do Estado de São Paulo designou um representante sindical para orientar os Trabalhadores nessa negociação, o seu diretor Nicola lazzetto Neto. Depois de vários dias de negociações com a empresa, os Trabalhadores lograram êxito e conseguiram o que almejavam.
No entanto, Nicola constatou que várias outras empresas gráficas na região sequer pagavam o piso salarial da categoria e não cumpriam a Convenção Coletiva de Trabalho. Foi feito uma assembleia por empresa, associando Trabalhadores para que pudéssemos criar o nosso Sindicato.
Após vários meses de trabalho intenso e com o apoio da Federação, foi formada a primeira diretoria, com os Trabalhadores da Inapel Embalagens Ltda, Editora do Brasil S/A e Editora Parma Ltda. E foi assim que nasceu o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Gráficas de Guarulhos – STIGGUA.
Foi cedido uma sala no Sindicato do Petróleo na rua Caraguatatuba, no Centro de Guarulhos, e no dia 5 de maio de 1990 foi feita a inauguração da sede. Para dar sequência na criação do Sindicato, a Federação transferiu para o STIGGUA a base de sete cidades, que além de Guarulhos são Itaquaquecetuba, Suzano, Poá, Mogi das Cruzes, Guararema e Arujá.
Em 1993 a primeira grande conquista, o Sindicato dos Gráficos de Guarulhos adquiri a sua sede própria na mesma rua. A compra da sede foi só o início de um sonho! Depois de muita luta, o imóvel foi pago e foi ampliado para melhor atender os trabalhadores.
“Começamos a oferecer cursos de qualificação e recapacitação aos nossos associados e extensivo aos seus familiares. Hoje graças a Deus e aos esforços da diretoria, temos uma sede digna para os gráficos de Guarulhos e Região, que colaboraram para que possamos melhorar cada vez mais”,
Em 2003 a diretoria do STIGGUA filia-se ao Partido Comunista do Brasil – PCdoB, e também coordena o Comitê Intersindical com o objetivo de abrir mais um posto da Providência Social em Guarulhos.
E foi com o apoio do então deputado federal Jamil Murad e do ministro da Previdência Social da época – Ricardo Berzoini, que em 2005 foi inaugurado no Pimentas um novo posto da Previdência, e em parceria com a Prefeitura foram abertos outros postos do INSS no Fácil de Guarulhos.
Com a filosofia de que sozinhos não chegamos a lugar nenhum, em 2005 o STIGGUA filia-se à Força Sindical, por entender que é a melhor proposta para defender os interesses dos Trabalhadores.
Com o objetivo de oferecer qualidade de vida e lazer aos seus associados, em 2006, o STIGGUA tem mais uma grande conquista: a compra da colônia de férias em Caraguatatuba. Na busca de oferecer sempre o melhor ao trabalhador gráfico, em 2008 adquirimos um terreno para ampliar a área de lazer da Colônia, onde foram construídas as piscinas, quadra poliesportiva, churrasqueiras e muito mais.
Em janeiro de 2012 Francisco Wirton (Chiquinho) assume a presidência do Sindicato para dar continuidade ao trabalho desenvolvido durante a gestão de Nicola, e conquistar novos avanços. Um dos principais objetivos dessa nova gestão é aproximar o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras. Com base nisso, no mesmo ano, o Sindicato inaugura uma subsede na cidade de Itaquaquecetuba, onde presta atendimento à categoria.
A inauguração do primeiro consultório odontológico à disposição dos Trabalhadores gráficos marca o ano de 2014. O atendimento com dentista é oferecido inicialmente na sede do Sindicato. Em 2015 é inaugurado o segundo consultório que funciona na subsede e atende os Trabalhadores e seus familiares dependentes. Ambos consultórios possuem modernos equipamentos e atendimento diário com dentistas.
Em 2015 o Sindicato completa 25 anos de fundação e uma sessão solene na Câmara Municipal de Guarulhos marca a data. Além de toda a diretoria e Trabalhadores Gráficos, o evento reunião presidentes e diretores dos Sindicatos dos Têxteis, Vigilantes, Metalúrgicos, Frentistas, Servidores Públicos e dirigentes gráficos de outras cidades e estados e também representantes da Força Sindical. Autoridades políticas também prestigiaram o evento, entre elas o ex-prefeito de Guarulhos Elói Pietá.
Juntamente com as batalhas por melhorias nos salários e condições, a história do Sindicato é conhecida pelas lutas em favor dos demais ganhos que complementam os direitos dos Gráficos. Nosso objetivo sempre foi e continuará sendo a valorização profissional e a melhoria nas condições de trabalho.
Na parte social os Gráficos possuem à sua disposição uma série de benefícios, todos eles frutos das lutas que travamos. Temos uma excelente Colônia de Férias completamente equipada e próxima as mais belas praias do Estado de São Paulo.
Oferecemos convênio com Dentista para os Trabalhadores e seus familiares dependentes. Dois modernos consultórios atendem na sede e subsede do Sindicato.
O Sindicato disponibiliza Assessoria Jurídica com o objetivo de impedir que os Trabalhadores sofram prejuízo de direitos, quando encontram pela frente algum patrão inescrupuloso. Temos um amplo Salão de Festas que serve aos Trabalhadores e também no qual é realizada anualmente uma grande celebração em homenagem ao Dia das Crianças, proporcionando lazer e diversão a família dos Gráficos.
Nos preocupamos com a capacitação dos Gráficos, por isso oferecemos uma série de cursos, além de descontos nas principais instituições de ensino superior de Guarulhos e Região.
Nós que estamos hoje a frente do Sindicato enaltecemos e agradecemos os companheiros que inauguraram as atividades há 25 anos atrás. Trazemos conosco o compromisso de sempre nos manter alerta e seguir lutando em defesa dos Gráficos.
Esse é um breve relato da história de vinte anos de trajetória e da luta incansável do STIGGUA em defesa dos direitos dos trabalhadores gráficos de Guarulhos e Região.

FETIGESP APOIA E PARABENIZA A NOVA DIRETORIA ELEITA DO STIG MARÍLIA E DESEJA UM ÓTIMO MANDATO.A Federação dos Trabalhado...
15/05/2025

FETIGESP APOIA E PARABENIZA A NOVA DIRETORIA ELEITA DO STIG MARÍLIA E DESEJA UM ÓTIMO MANDATO.

A Federação dos Trabalhadores Gráficos do Estado de São Paulo parabeniza os trabalhadores gráficos da região de Marília, Álvaro de Carvalho, Assis, Bernardino de Campos, Borá, Cafelândia, Campos Novos Paulista, Cândido Mota, Chavantes, Cruzália, Dourado, Echaporã, Florínia, Gália, Garça, Guaimbê, Guarantã, Herculândia, Ibirarema, Lins, Lutécia, Maracaí, Ocauçu, Oriente, Ourinhos, Palmital, Paraguaçu Paulista, Pedrinhas Paulista, Platina, Pompéia, Quatá, Queiroz, Quintana, Ribeirão do Sul, Salto Grande, Santa Cruz do Rio Pardo, São Pedro do Turvo, Tarumã, Tupã e Vera Cruz.

Pelo Processo Eleitoral, transparente e democrático realizado na última segunda-feira, dia 12 de maio, que culminou na reeleição do Presidente José Aparecido de Souza e todos os demais membros da Chapa 1, com 89,65% de aprovação dos votos válidos.

A FETIGESP também reassume seu compromisso com a luta dos gráficos desta região e convoca todos os trabalhadores e trabalhadoras a se filiarem ao STIG de Marília para fortalecerem o sindicato na defesa dos direitos da categoria.

“Temos muitas batalhas a serem combatidas, porém, as vitórias somente virão pela luta e com a participação efetiva dos trabalhadores junto ao seu sindicato”

Declarou Leandro Rodrigues, Presidente da Federação dos Trabalhadores Gráficos Paulistas.

01/05/2025

1º De Maio Dia de luta... nosso dia!

Os mártires de Chicago...

Em maio 1886, os operários da cidade de Chicago (importante centro industrial dos Estados Unidos) se levantaram contra as péssimas condições de trabalho, exigindo a redução da jornada de trabalho, naquela época a jornada de trabalho variava entre 13 e 16 horas.
Neste período a cidade estava imersa em grandes lutas, barricadas e greves. No dia três de maio daquele ano, durante o enfrentamento com a polícia, seis trabalhadores foram mortos, o que resultou num protesto furioso no dia seguinte, na confusão morreu um policial e outros trinta e oito operários foram assassinados e cento e quinze feridos, sendo decretado Estado de Sítio. A repressão prendeu oito companheiros que eram lideranças do movimento, cinco foram condenados a forca, o anarquista Hessois Auguste Spies, diretor do diário dos trabalhadores (jornal “diário operário”) os sindicalistas Adolph Fisher, George Engels, Albert R Parsons, Louis Lingg, porém, um dia antes da execução, 11 de novembro de 1887, Louis Lingg, aparece morto na prisão, na época, as autoridades declaram que o mesmo se suicidara. Os presos, Michael Schwab, Oscar Neeb, Samuel Fielden são condenados à prisão perpetua. Entre os Mártires, dois eram gráficos, o tipógrafo e encadernador Michael Schwab, que fora condenado a prisão perpétua, e também tipógrafo e jornalista George Engel, que fora condenado a forca .
Da vida, da luta, e do sangue desses homens, não surgiu apenas o Dia do Trabalhador, surgiu também a coragem e a força na classe trabalhadora de todo o mundo, e pela participação neste momento histórico, a categoria gráfica também pode se orgulhar.

A luta dos Mártires de Chicago espalhou-se pelo mundo todo, os trabalhadores não aceitavam mais uma jornada de trabalho superior a 48 horas semanais, no Brasil, a jornada de trabalho de 48 horas só fora implantada na Constituição Federal de 1937,

A referida jornada de trabalho permaneceu por cinquenta e um anos anos, e só fora reduzida depois da grande greve realizada pelos metalúrgicos do ABC, no ano 1985 depois de vários dias de paralisação, a categoria conquistou a jornada de 44 horas semanais, cuja redução iniciou com 47, depois, 46, 45 e 44, no mesmo ano, os trabalhadores gráficos do estado de São Paulo, químicos de São Paulo e ABC, plásticos de São Paulo e Caieiras e metalúrgicos de São Paulo, que após realizarem a greve geral unificada, também, conquistaram a redução de jornada de trabalho para 44 horas semanais.

O 1º de maio representa, antes de mais nada, um dia de luta, por melhores condições de trabalho, por melhores salários, pela dignidade do trabalhador, e principalmente, um marco na história da luta pela redução de jornada de trabalho.

Neste 1° de maio vamos juntos juntos
Pelo fim da Escala de trabalho 6x1
Pela isenção de IR pra quem ganha até 5.000.
Pelo direito a aposentadoria digna...

“Salve os Mártires de Chicago” Salve 1º de Maio dia do trabalhador...

Leandro Rodrigues
Presidente

Manifesto pelo fim da Escala 6X1A FEDERACAO DOS TRABALHADORES DA INDUSTRIA GRAFICA, DA COMUNICACAO GRAFICA E DOS SERVICO...
22/04/2025

Manifesto pelo fim da Escala 6X1

A FEDERACAO DOS TRABALHADORES DA INDUSTRIA GRAFICA, DA COMUNICACAO GRAFICA E DOS SERVICOS GRAFICOS DO ESTADO DE SAO PAULO, juntamente de seus sindicatos reafirma seu compromisso histórico na defesa de condições de trabalho dignas e da redução da jornada laboral. O regime de seis dias de trabalho seguidos por um de descanso (6x1), amplamente praticado no Brasil, compromete a dignidade dos trabalhadores, dificultando a convivência familiar, a organização pessoal e a qualidade de vida. Esse modelo é particularmente prejudicial para os trabalhadores gráficos e de demais categorias, onde a rotina extenuante é uma realidade cotidiana.

É urgente revisar esse modelo em favor de jornadas que respeitem o tempo de vida do trabalhador, como já acontece em países que utilizam a tecnologia para reduzir as horas de trabalho sem perda de produtividade. No Brasil, entretanto, ainda enfrentamos desafios significativos. A jornada semanal de 44 horas, aliada a elevados índices de informalidade e agravada pela reforma trabalhista, reflete a necessidade premente de mudanças estruturais.

Por isso, propomos um regime que contemple intervalos mais equilibrados, no qual o tempo de trabalho e descanso se harmonizam. Essa proposta se alinha às transformações do mundo contemporâneo, que impõem novas demandas sobre o tempo e a saúde dos trabalhadores.

Conclamamos à toda sociedade, às empresas e ao poder público para que compreendam que abolir o regime 6x1 é um passo essencial rumo à valorização da dignidade e ao bem-estar dos trabalhadores.

A Federação junto de seus sindicatos, permanecerá na luta e convoca a sua base, bem como toda sociedade a participar de todas as ações, manifestações, plebiscitos para extinguir a Escala de trabalho 6x1, bem como, intensificar a luta pela redução da Jornada de trabalho sem redução salarial, pois, só assim conseguiremos construir uma Jornada de trabalho descente que permita que o trabalhador possa ter direito a cultura, lazer e melhor convívio familiar.

A Diretoria

Hoje é 7 de Fevereiro...Hoje é nosso dia... Dia do Gráfico...Parabéns a todos os trabalhadores.Em 1923 na busca por melh...
07/02/2025

Hoje é 7 de Fevereiro...Hoje é nosso dia... Dia do Gráfico...Parabéns a todos os trabalhadores.
Em 1923 na busca por melhores condições de trabalho, por uma jornada de trabalho de oito horas por dia, descanso semanal remunerado, proibição do trabalho noturno para mulheres e menores, a UGT convocou uma assembléia geral para aprovação de uma tabela de salários e uma Pauta de Reivindicações que foi encaminhada aos empregadores. Os patrões ignoraram as reivindicações e negaram-se a negociar com a UTG. Não a reconheciam como representante dos trabalhadores e ameaçou proibir os trabalhadores de ter acesso aos instrumentos de trabalho necessários para a sua atividade, caso fizessem greves.
A UTG decidiu então, no dia 07 de fevereiro de 1923, convocar um comício para se discutir medidas diante da situação. Na assembléia além da greve decidiram lutar pelo reconhecimento da UTG como legítima representante dos operários gráficos da cidade de São Paulo.
A paralisação durou mais de 45 dias. Alguns empresários se articulavam com a polícia, visando acabar com a greve e intimidar os manifestantes. João da Costa Pimenta foi preso e, apesar da pressão exercida sobre os trabalhadores, uma onda de solidariedade pairou sobre o movimento que começou a receber ajuda de várias fontes. Alimentos e doações em dinheiro eram distribuídos através de comitês.
Diante do sucesso da paralisação os empregadores começaram a negociar e aceitar as exigências contidas na Pauta de Reivindicações. No dia vinte de fevereiro, cinco estabelecimentos gráficos aceitam algumas reivindicações dos grevistas. Até o mês de abril de 1923 todas as indústrias gráficas aceitaram as reivindicações.
Reconhecendo a magnitude dessa histórica jornada de mais de 45 dias de resistência, o I Congresso Nacional dos Trabalhadores Gráficos do Brasil escolheu o dia 7 de fevereiro, como o Dia Nacional do Trabalhador Gráfico. Um legado de lutas, conquistas, organização e honra na defesa dos interesses dos gráficos, nos foi deixado pelos valorosos companheiros da vitoriosa campanha de 1923. A Diretoria da Federação dos Gráficos do Estado de São Paulo, saúda todos trabalhadores gráficos pelo seu dia. “Salve 7 de fevereiro dia do Gráfico”.

05/11/2024

Atendendo a determinação judicial, na condição de administrador provisório, nomeado nos autos do Processo nº 0010318-88.2024.5.15.0024. Venho comunicar a todos os trabalhadores gráficos de Jaú, Mineiros do Tietê e Macatuba, sobre o edital de encerramento de registro de chapa:

EDITAL
ENCERRAMENTO DE REGISTRO DE CHAPAS
ELEIÇÕES 2024.
Pelo presente edital informamos a todos os trabalhadores da categoria gráfica com vinculo empregatício e aposentados da base territorial do SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS GRÁFICAS E CARTONAGENS DE JAÚ, MINEIROS DO TIETÊ E MACATUBA, que aos ( 05 ) cinco dias do mês de ( 11 ) novembro de 2024, as 17:00 horas, na Rua Marechal Deodoro, nº 440, Vila Nova, Jaú /SP, CEP- 17.202-000, foi encerrada o prazo para inscrições de chapas ao Pleito Eleitoral, constatando-se que houve o registro de inscrição de (uma única) chapa para concorrer às eleições sindicais que serão realizadas no dia 06 de dezembro de 2024, conforme Edital de Convocação publicado nos Jornais, Folha de São Paulo, pág.38, edição de 01 de novembro de 2024. Jornal Gente, pág. 03, edição de 01 de novembro de 2024 e Jornal da Cidade, pág. 15, edição de 01 de novembro de 2024, denominada Chapa 1 – “GRAFICOS NA LUTA”, constituída dos seguintes membros:

RELAÇÃO DE CANDIDATOS
MEMBROS EFETIVOS DA DIRETORIA
Presidente: CLAUDEMIR RINALDO DOMINGUES.
Secretário: MARCOS TADEU RODRIGUES
Tesoureiro: EVANDRO CHARLES MIRANDA

MEMBROS SUPLENTES DA DIRETORIA
01 – LUCIANO MACEO FASCINA
02 – ALEX GALACINI
03 – GABRIEL FRIEDL

MEMBROS EFETIVOS DO CONSELHO FISCAL
01 – BENEDITO MARTINS
02 – FRANCISCO MANOEL TOLEDO
03 – JORGE TEIXEIRA DE SANTANA
MEMBRO SUPLENTES DO CONSELHO FISCAL
01 – REGINALDO APARECIDO SOARES
02 – JOSÉ MARQUES
03 – FRANCISCO MORATELLI
DELEGADOS DE REPRESENTAÇÃO FEDERATIVA
MEMBROS EFETIVOS
01 – CLAUDEMIR RINALDO DOMINGUES
02 – REGINALDO APARECIDO SOARES
MEMBROS SUPLENTES
01 – FRANCISCO MANOEL TOLEDO
02 – MARCOS TADEU RODRIGUES

Diante do exposto, a partir de 06 de novembro de 2024, inicia-se o prazo de cinco dias para a apresentação de impugnações das candidaturas, nos termos do artigo 89 do Estatuto Social e nos termos do Edital de Convocação de Eleições, acima referido.

LEANDRO RODRIGUES DA SILVA
ADMINISTRADOR PROVISÓRIO DO SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS GRÁFICAS E CARTONAGENS DE JAÚ, MINEIROS DO TIETÊ E MACATUBA

01/11/2024

Por determinação judicial convoco os trabalhadores das cidades de Jaú, Macatuba e Mineiros do Tietê a participarem das Eleições do Sindicato, conforme o presente edital, que também foi públicado nos Jornais Folha de São Paulo. Jornal Gente de Jaú e Jornal da Cidade de Bauru.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO
ELEIÇÕES SINDICAIS-
O SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS GRÁFICAS E CARTONAGENS DE JAÚ, MINEIROS DO TIETÊ E MACATUBA, CNPJ 11.065.423/0001-06, nesse ato, representado pelo administrador provisório, nomeado nos autos do Processo nº 0010318-88.2024.5.15.0024, Sr, Leandro Rodrigues da Silva, inscrito no CPF/MF sob o nº 188.221.728-41, atual presidente da Federação dos Trabalhadores da Indústria Gráfica, da Comunicação Gráfica e dos Serviços Gráficos do Estado de São Paulo, na forma prevista no Capítulo 11 do Estatuto Social, e nos termos da. sentença prolatada nos autos do Processo nº 0010318-88.2024.5.15.0024, CONVOCA todos os trabalhadores da categoria gráfica com vinculo empregatício e aposentados de sua base territorial, para participarem da Eleição Sindical para renovação da Diretoria Administrativa e suplentes, Conselho Fiscal e suplentes e Delegados junto a Federação, efetivos e suplentes, cuja votação será realizada, excepcionalmente, em ÚNICA CONVOCAÇÃO E POR ESCRUTÍNIO SECRETO, no dia 06 de dezembro de 2024, no período das 07:00 ás 19.00 horas, através de 1 (uma) mesa coletora fixa de votos, que será instalada na Rua Marechal Deodoro, nº 440, Vila Nova, Jaú /SP, CEP- 17.202-000. O prazo para registro das chapas será de 05 dias, da publicação do presente, ou seja, inicia-se dia 01/11/2024 e encerra-se no dia 05/11/2024, na Rua Marechal Deodoro, nº 440, Vila Nova, Jaú /SP, CEP- 17.202-000, horário das 09:00 às 17:00 horas, mediante requerimento de registro, com cópia de todos os documentos previsto no art. 54º do Estatuto. Excepcionalmente, ainda, conforme decisão exarada no processo supracitado, todos os membros da categoria poderão votar, desde que comprova tal condição, mediante apresentação da CTPS e último holerite. Ademais, todos poderão ser votados, desde que estejam na categoria e dela pertença, com tempo superior há dois anos, mediante comprovação documental, prevista no Estatuto. A divulgação do registro de chapas inscritas será mediante edital afixada no dia seguinte do encerramento da inscrição de chapas, quando iniciará o prazo de cinco dias (06/11/2024 a 11/11/2024) para apresentação de impugnações no mesmo local e horário da inscrição de chapas. Ressalva-se que excepcionalmente não será Constituída Comissão Eleitoral, cujo Processo Eleitoral será coordenado pelo Administrador Provisório. Jaú 01 de Novembro de 2024. Leandro Rodrigues da Silva.

Bom dia a todos e todas, lhes desejo bom trabalho e bom final de semana. Leiam a matéria de hoje, ela fala sobre a prime...
11/08/2023

Bom dia a todos e todas, lhes desejo bom trabalho e bom final de semana. Leiam a matéria de hoje, ela fala sobre a primeira rodada de negociações salariais, compartilhem no Facebook e wattsApp. Colaborem com a distribuição das matérias, "Ajudem à fortalecer a nossa comunicação e luta sindical!"

✊️🏭
PATRONAL É FAVORÁVEL A VÁRIAS PAUTAS DOS GRÁFICOS PAULISTAS NA RODADA INICIAL DIANTE DA UNIDADE DOS STIGS NA FTIGESP👇

A mudança positiva no cenário social e econômico após a chegada de Lula no comando do Brasil, com a queda da inflação e da taxa de juros, bem como a melhora da economia, do PIB, da produção e dos empregos, garantindo ganho real no salário para 3/4 das mais de 7 mil negociações das categorias profissionais pelo país realizadas no 1° semestre, já refletiu na negociação salarial entre os sindicatos dos patrões e trabalhadores gráficos do estado de São Paulo nesta quinta-feira (10).

O patronal sinalizou para a renovação dos mais de 80 direitos pré-existentes e superiores à CLT, e com melhoria em alguns deles, em especial aos voltado às mulheres gráficas. E pode retomar, também, o funcionamento da comissão paritária voltada a temas do setor, como parceria para a formação profissional e debater criticamente sobre o grande número de contratos de trabalho temporários.

Com postura diferente das praticadas no período dos governos de Temer e de Bolsonaro, marcados pelo pico de inflação, crise econômica, queda salarial, retirada de direitos, desemprego e intransigência, o patronal voltou a dialogar e já acenou favorável a certas pautas da categoria. A negociação, desta vez, foi realizada com a nova comissão da Federação Estadual dos Gráficos (Ftigesp), formada pelos STIGs paulistas e agora liderada pelo Sindigráficos de Cajamar, Jundiaí, Vinhedo e região.

A mudança de postura patronal também deriva dessa transformação recente: maior unidade dos STIGs e diferente postura na mesa de negociação por parte da nova diretoria da Ftigesp, o que demonstra e eleva a correlação de forças da classe trabalhadora. Isso gerou um impacto positivo nesta primeira rodada das três marcadas com o patronal com o objetivo de concluir a negociação positivamente.

"Apesar de não ter nada consolidado ainda, há tempos não temos um começo de negociação marcada pelo diálogo e aceno positivo por parte do patronal em relação à pauta dos trabalhadores. De início, não veio com pauta bomba para retirar direitos. Pelo contrário, concordou em renovar a Convenção Coletiva de Trabalho. Aceitou negociar melhorias reivindicadas, como na licença remunerada às trabalhadoras e auxílio-creche", fala Leandro Rodrigues, presidente da Ftigesp e do Sindigráficos.

A qualificação profissional no setor, via Senai, pode voltar a ser debatida entre o patronal e a Ftigesp, caso seja recriada a comissão permanente pelas entidades, já sendo sinalizado a possibilidade. E ainda o debate sobre a aplicação controversa dos contratos de trabalho temporários e precários.

A segunda rodada será realizada no dia 24, na sede do patronal novamente. Na ocasião, podem ser acordados todos os detalhes sobre todos direitos coletivos da categoria por mais um ano, a partir de 1° de setembro (data-base). Também deve ser introduzido o debate referente ao reajuste salarial, com conclusão prevista na terceira rodada, no dia 13 de setembro, se a postura patronal seguir de forma respeitosa, como atualmente. Os STIGs, por sua vez, manterão a mesma postura unificada e aberta ao diálogo e combativa.

A Ftigesp, dessa forma, já realizará uma nova reunião com a comissão de STIGs nos próximos dias, mas dessa vez ainda mais ampliada com os demais STIGs paulistas, mesmo estes tendo aprovado a comissão para negociar em nome de todos eles. O objetivo será avaliar o resultado da 1° mesa de negociação com o patronal, bem como realinhar a tática e estratégia da campanha salarial até a 2° rodada. Juntos somos fortes. A luta continua! Gráfico: seja forte, seja sócio. Participe e Sindicalize-se!

Bom dia a todos e todas. Hoje inicia mais uma luta para nós... "A Luta da Campanha Salarial". Peço Deus que nos dê sabed...
10/08/2023

Bom dia a todos e todas.
Hoje inicia mais uma luta para nós... "A Luta da Campanha Salarial". Peço Deus que nos dê sabedoria para conduzir essa luta junto com os demais companheiros e companheiras das fabricas.
A nossa missão é fazer o melhor possível na defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, mesmo que por muitas vezes não sejamos compreendidos e injustiçados.

Juntos venceremos...

Nova diretoria da Federação enfrentará a primeira luta importante do mandato. “A luta da Campanha salarial”A nova Direto...
09/08/2023

Nova diretoria da Federação enfrentará a primeira luta importante do mandato. “A luta da Campanha salarial”
A nova Diretoria começou o mandato com muita disposição e já iníciou a luta por avanços nos direitos dos gráficos através da Campanha Salarial. A pauta já foi debatida e aprovada nas assembleias.
Também já protocolada no Sindicato patronal, que já confirmou as datas das primeiras rodadas de negociações. A 1ª reunião oficialmente será no dia 10 de agosto, a 2ª no dia 24 de agosto e a 3ª no dia 13 de setembro, logo após a divulgação do índice do INPC de agosto. São varias as reivindicações, sendo a principal a pauta por reajuste salarial com aumento real, em todos as cláusulas econômicas, inclusive nos pisos e na PLR. Outras pautas importantes também estão sendo reivindicadas, como melhoria na Cesta básica, avanços no auxilio creche, ampliação da clausula das ausências legais da mulher trabalhadora pra acompanhar filho no medico, Indenização por invalides, retorno das homologações, entre outras.
Procure seu sindicato e participe das mobilizações regionais, pois, o tamanho das nossas conquistas será de acordo com o tamanho da nossa luta e participação.
Acompanhe o Facebook da Federação curta e compartilhe, ajude a fortalecer a nossa categoria.

Federação inicia o mandato com gestão mais democrática e foca no fortalecimento sindical dos Gráficos do Estado de Pão P...
03/08/2023

Federação inicia o mandato com gestão mais democrática e foca no fortalecimento sindical dos Gráficos do Estado de Pão Paulo
A nova Diretoria da Federação que assumiu a pouco mais de uma mês o comando da entidade, está a todo v***r, com um formato renovado de gestão sindical, onde as decisões estão sendo tomadas de maneira mais coletivas, buscando promover uma participação maior dos diretores dividindo trabalhos, bem como as decisões, quebrando um pouco o modelo presidencialista centralizado e promovendo um modelo ainda presidencialista, porém, com decisões mais colegiadas.
A conjuntura é outra e o momento mais promissor. Diante destes novos tempos o comportamento dos trabalhadores também tem que mudar, cabe a diretoria da Federação organizar a luta, como a exemplo a luta da Campanha Salarial, preparar melhor os dirigentes sindicais promovendo a formação de novos quadros e qualificando melhor os dirigentes que estão na luta, para que os sindicatos se fortaleçam.
Cabe aos sindicatos reforçarem seu trabalho de base, estreitarem a distancia com os trabalhadores, promoverem renovações e melhorarem a sua comunicação.
Cabe aos trabalhadores se filiarem aos sindicatos, contribuírem com a sua manutenção, participarem da luta e as atividades cotidianas, bem como de suas decisões.
Só assim conseguiremos retomar o caminho do fortalecimento sindical, avançar em novas conquistas e recuperar os direitos que as reformas nos arrancou. É com este enfoque que a nova Diretoria da Federação já está trabalhando neste novo mandato.
Acompanhe o Facebook da Federação curta e compartilhe, ajude a fortalecer a nossa categoria.

Endereço

Rua Barão De Itapetininga, 255
São Paulo/Sp
01042-917

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Ftigesp - Federação dos Trabalhadores da indústria gráfica posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Organização

Envie uma mensagem para Ftigesp - Federação dos Trabalhadores da indústria gráfica:

Compartilhar