Instituto Municipal de Assistência à Saúde Nise Da Silveira

Instituto Municipal de Assistência à Saúde Nise Da Silveira Página oficial do Instituto Municipal de Assistência à Saúde Nise da Silveira, órgão da SMS-Rio
(1)

O Instituto Municipal de Assistência à Saúde Nise da Silveira, órgão da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, é uma instituição datada do século XX que vem, orientada pelos preceitos da Reforma Psiquiátrica Brasileira, em franco trabalho de desconstrução de seu aparato manicomial nas últimas décadas. Tendo como base as ações de desinstitucionalização, o Instituto participou da saída de

diversos serviços assistenciais para o território com a conseqüente qualificação do atendimento e cuidado em saúde mental. Este trabalho se materializa pela saída de pessoas com longo histórico de institucionalização que passam a novamente poder usufruir de uma vida em liberdade. Por esta via, o trabalho de desconstrução da lógica asilar vem sendo gradativamente substituído por uma rede de cuidados extra-hospitalares de base territorial, assim como, pela transformação de antigos espaços destinados às práticas manicomiais, em projetos voltados para inclusão social através de atividades de cunho histórico, artístico, cultural e de formação.

Nem só de samba vive o Nise🎤🎼A manhã do dia 28/05  ganhou um significado especial no Instituto Municipal Nise da Silveir...
03/06/2026

Nem só de samba vive o Nise🎤🎼

A manhã do dia 28/05 ganhou um significado especial no Instituto Municipal Nise da Silveira através do projeto Manhãs de Quinta, uma iniciativa que promove saúde mental por meio da música e da convivência.
É um espaço de troca, acolhimento e expressão, mostrando como a música pode ser uma poderosa ferramenta de cuidado. A cada encontro, usuários, trabalhadores, familiares e visitantes compartilham momentos de alegria e pertencimento.

Esse é um projeto organizado pelo Memorial da Loucura, PATAA e Polo Ciclos, que preparam uma linda programação a cada edição.

E como todo bom encontro, a manhã também contou com o Bistrô QuiDeliche, onde o público pode se deliciar e botar as conversas em dia. Os participantes também puderam visitar a exposição permanente do Memorial, conhecendo mais sobre a história da Saúde Mental. Também estavam presentes os ilustres gatinhos do PATAA, fazendo a festa ainda mais divertida.

Desta vez, tivemos a honra de receber os músicos Ciro Magnani, Kleberson Caetano, Domenico Botelho e Dan Sebastian, que encantaram com uma apresentação cheia de talento, sensibilidade e afeto.

Cuidar da saúde mental também é cantar, ouvir, sentir e compartilhar experiências. Que venham muitos outros encontros como este! 🎵

02/06/2026

Falta pouco! 📚✨

A 4ª edição do Simpósio Patrimônio em Foco está chegando para promover reflexões sobre a importância do patrimônio histórico, material e imaterial do Instituto Municipal Nise da Silveira.

Neste ano, os debates irão destacar a importância dos acervos na preservação da memória institucional e na compreensão das transformações da psiquiatria e da saúde mental ao longo do tempo, especialmente por meio de sua contribuição para a formação acadêmica e profissional.

A programação também abordará as relações entre infância, instituições e os discursos manicomiais, trazendo discussões fundamentadas em pesquisas desenvolvidas a partir dos acervos do Instituto nos últimos anos.

➡️ Garanta sua participação e inscreva-se pelo link (clicável na bio):
https://bit.ly/43GjGiB

Festival Nós na Luta - 3º Dia ✊🏾✨Durante a manhã, a mesa de debate sobre os 25 anos da Lei 10.216 no Cetape reuniu refle...
29/05/2026

Festival Nós na Luta - 3º Dia ✊🏾✨

Durante a manhã, a mesa de debate sobre os 25 anos da Lei 10.216 no Cetape reuniu reflexões fundamentais sobre a Reforma Psiquiátrica, celebrando conquistas históricas e reforçando a importância de seguir combatendo práticas de exclusão e violência. Participaram da mesa, os psicólogos: Simone Delgado, Eduardo Torre e Fernanda Santana. A mediação foi feita pela psiquiatra Marta Macedo. Lembrar é também resistir. Manicômio nunca mais!

Já à tarde, tivemos uma deliciosa feijoada, servida pelos usuários do Polo Ciclos: Geração de Renda e Trabalho.

Nesse clima de festa, o Memorial da Loucura foi tomado pelo som dos instrumentos e vozes que ecoaram liberdade no grande encontro de rodas de samba.

O Loucura Suburbana convidou: CAPSad Paulo da Portela, CAPS Dircinha e Linda Batista, CAPS Rubens Corrêa e CAPSad Dona Ivone Lara.

Foi um dia de encontros e celebração da vida em liberdade.

Festival Nós na Luta - 2° Dia🗓🤎O Festival Nós na Luta foi marcado pelos 10 anos do Espaço Travessia com um dia potente d...
28/05/2026

Festival Nós na Luta - 2° Dia🗓🤎

O Festival Nós na Luta foi marcado pelos 10 anos do Espaço Travessia com um dia potente de encontros, arte e celebração da vida em liberdade ✨

Ao longo de sua trajetória, o Travessia vem promovendo Saúde Mental por meio da arte e da cultura. Oferece residências artísticas, ocupações temporárias, oficinas e ateliês que estimulam a escuta, a criação e a construção de vínculos.

Foram dois dias de comemoração dos 10 anos do Travessia que reafirmaram a importância do espaço como instrumento de cuidado em liberdade. No dia 21/05 conteceram oficinas, apresentações, sarau, o lançamento do livro "Poesias Agudas" de Altair Pinheiro e muita festa. E teve mais no dia 23/05, o Travessia realizou um cortejo que saiu da linha do trem até o Instituto marcando o território do Engenho de Dentro.

Essa comemoração celebra 10 anos ampliando vozes, fortalecendo histórias e incentivando a participação ativa de artistas na produção, acreditando que todos somos artistas.

Seguimos atravessando caminhos de cuidado, arte e liberdade!

📷| Pâmela Perez / IMAS Nise da Silveira

Festival Nós na Luta - 1° Dia✊🏼🧡Arrasta para o lado para conferir um pouco das atividades que tivemos na quarta-feira (2...
28/05/2026

Festival Nós na Luta - 1° Dia✊🏼🧡

Arrasta para o lado para conferir um pouco das atividades que tivemos na quarta-feira (20/05)!

Onde corpos já foram enclausurados, a liberdade falou alto. O festival ocupou os espaços com arte, encontros de escuta ativa e criação coletiva, permitindo atravessar e ser atravessado pelo outro.

No primeiro dia, tivemos a contação de histórias, promovida pelo CECO Trilhos do Engenho e pelo Memorial da Loucura. Além da aula de biodanza, que também aconteceu pela manhã. Já à tarde, o Ambulatório realizou uma atividade com retratos, o Trilhos apresentou uma peça de teatro, do grupo Os Inumeráveis, e o Espaço Travessia promoveu uma apresentação de dança: o Ballet Osun. Por fim, aconteceu uma importante roda de debate com os artistas. Tivemos vendinhas de produtos e comidas durante todo o dia com o Polo Ciclos: Geração de Renda e Trabalho.

Todas essas atividades reafirmam o cuidado em liberdade e a potência do encontro humano. Enquanto muitas vezes a loucura é retratada como algo que não possui espaço na sociedade, aqui, cada centímetro revelou afeto, expressão, humanidade e pertencimento.

Agradecemos a todos os artistas, trabalhadores, usuários, visitantes e parceiros que fizeram parte dessa construção coletiva tão potente. Seguimos na luta por uma sociedade sem manicômios.

📷✍🏻: Caroline Goes / Estudante de psicologia ( )

Entre memórias e histórias, o Instituto Municipal Nise da Silveira também abriu espaço para um mergulho na trajetória do...
27/05/2026

Entre memórias e histórias, o Instituto Municipal Nise da Silveira também abriu espaço para um mergulho na trajetória do cuidado em liberdade ✊🏽

Na última visita guiada promovida pelo Centro de Documentação e Memória, os participantes puderam conhecer mais sobre as mudanças históricas no tratamento da Saúde Mental no Brasil, percorrendo espaços marcados pela luta antimanicomial e pela construção de novas formas de cuidado.

Conduzida pela historiadora e professora Daniele Ribeiro, a atividade reuniu história, memória e reflexão durante uma tarde de trocas e aprendizado no Festival Nós na Luta.

Em celebração aos 65 anos do CETAPE e compondo a programação do Festival Nós na Luta, o Instituto Municipal Nise da Silv...
27/05/2026

Em celebração aos 65 anos do CETAPE e compondo a programação do Festival Nós na Luta, o Instituto Municipal Nise da Silveira recebeu, no dia 19 de maio, uma aula magna conduzida pelo psiquiatra, professor e pesquisador Paulo Amarante, referência histórica da Reforma Psiquiátrica e da luta antimanicomial no Brasil.

Com uma trajetória marcada pela defesa do cuidado em liberdade, da atenção psicossocial e da desinstitucionalização da loucura, Paulo Amarante compartilhou reflexões fundamentais sobre saúde mental, direitos humanos e construção de uma sociedade sem manicômios.

A atividade aconteceu na Semana da Luta Antimanicomial e integrou a programação do Festival Nós na Luta. Estiveram presentes profissionais, estudantes, usuários da rede e participantes comprometidos com o fortalecimento do cuidado em liberdade.

Seguimos celebrando a história do CETAPE valorizando encontros que ampliam diálogos, trocas e caminhos para uma saúde mental humana e coletiva. ✨

20/05/2026

RECADO IMPORTANTE SOBRE A PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL NÓS NA LUTA DEVIDO A CHUVA!🚨

• Contação de histórias: 10h na Sala de Espelhos, no Trilhos do Engenho

• Planetário móvel e lançamento de foguetes: CANCELADOS!

• Biodanza: 10h no Ginásio do Polo Esportivo

O RESTANTE DA PROGRAMAÇÃO ESTÁ MANTIDA! ✅

Endereço

Rio De Janeiro, RJ

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:00 - 17:00
Terça-feira 08:00 - 17:00
Quarta-feira 08:00 - 17:00
Quinta-feira 08:00 - 17:00
Sexta-feira 08:00 - 17:00
Sábado 09:00 - 16:00

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Instituto Municipal de Assistência à Saúde Nise Da Silveira posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Organização

Envie uma mensagem para Instituto Municipal de Assistência à Saúde Nise Da Silveira:

Compartilhar