19/02/2017
Neste dia 19/02/2017 o Movimento Juvenil de Maceió realizou uma trilha ecológica no Parque Municipal de Maceió.
Uma manhã entre caminhadas, encontros e reflexões para podermos sentir a importancia da natureza, dos espaços verdes e este contato com a vida!
Na ocasião aprofundamos o pensamento de Chiara Lubich sobre a Ecologia através de uma carta a um lider religioso budista Nikkyo Niwano, fundador da Comunidade Risho Kosekai, japonesa.
Citamos alguns trechos de sua mensagem da qual foi feita uma reflexão:
"(...) A ecologia, no fundo, representa um desafio que se pode vencer somente mudando a mentalidade e formando as consciências.
(…)Já foi demonstrado por muitos estudos científicos sérios que não faltam recursos técnicos nem econômicos para melhor o ambiente. O que falta é aquele suplemento espiritual, aquele novo amor pelo homem, que nos faz sentir responsáveis uns pelos outros, no esforço comum de administrar os recursos da Terra num modo inteligente, justo, moderado.(…)
A distribuição dos bens no mundo, a ajuda às populações mais pobres, a solidariedade do Norte para com o Sul, dos ricos em relação aos pobres é a outra face do problema ecológico.
Se os imensos recursos econômicos destinados à indústria bélica e a uma super produção, que requer o incremento de super-consumidores, sem falar no desperdício dos bens nos Países ricos, se esses enormes recursos servissem pelo menos em parte para ajudar o Terceiro Mundo a encontrar um caminho digno de desenvolvimento, como o clima seria mais respirável, quantas florestas seriam poupadas, quantas regiões não conheceriam a desertificação e quantas vidas humanas seriam salvas!
(…) Mesmo assim, sem uma nova consciência de solidariedade universal nunca se dará um passo em frente.
(…) Se o homem não está em paz com Deus nem sequer a Terra estará em paz. As pessoas que vivem a religião sentem o “sofrimento” da Terra quando o homem não a usa segundo o plano de Deus, mas só por egoísmo, por um desejo insaciável de possuir.
Este egoísmo e desejo contaminam o ambiente ainda mais e pior do que qualquer outra poluição, que é só uma sua consequência.
(…). Agora, essas consequências desastrosas nos obrigam a encarar a realidade juntos na perspectiva de um mundo unido: se não enfrentarmos este problema todos juntos, ele não se resolverá.
(…) Se descobrirmos que toda a criação é um dom de um Padre que nos ama, será muito mais fácil encontrar uma relação harmoniosa com a natureza.
E se descobrirmos também que este dom é para todos os membros da família humana, e não só para alguns, estaremos mais atentos e respeitaremos melhor algo que pertence à humanidade inteira, presente e futura».
Também aprofundamos 10 dicas do Papa Francisco de como podemos melhor ajudar a salvar o planeta!
Um domingo muito proveitoso.