20/05/2026
Confira o que passou pela Sessão Ordinária de ontem:
Três projetos de autoria do poder executivo foram aprovados por unanimidade de votos, na sessão ordinária desta terça-feira (19), na Câmara de Vereadores de Monte Belo do Sul.
Os parlamentares aprovaram a extinção do cargo de Psicólogo, 12 horas, vinculado à Secretaria Municipal de Educação, que segundo o executivo, esta carga horária não atende de forma satisfatória às demandas crescentes no ambiente escolar. Houve também o pedido de desligamento da servidora. Para suprir esta necessidade, o prefeito encaminhou um projeto que cria o cargo de Psicólogo 20 horas, padrão E-9. O objetivo é atender demandas de apoio à saúde mental de professores e alunos. Também foi autorizado a contratação de um Fisioterapeuta, 20 horas. A finalidade é suprir a futura licença maternidade da servidora. Ambas as contratações irão ocorrer por meio de processo seletivo simplificado, com duração de 365 dias, podendo ser prorrogado por igual período.
Os legisladores também aprovaram projeto que abre crédito especial de 45 mil reais. O valor será utilizado na área da saúde, para ações de média e alta complexidade.
Os vereadores aprovaram ainda o pedido do afastamento do prefeito Jorge Benvenutti (MDB), pelo período de 22 a 30 de maio, para participar com a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (AMESNE) de visita institucional à Estônia e Finlândia. Neste período, a prefeitura será comandada pelo presidente da Câmara de Vereadores, Luciano Bombassaro (MDB), porque o vice-prefeito, Eder Zaffari, está de férias. O Poder Legislativo será presidido pela vice-presidente Nadia Fae (MDB).
Na sessão, o suplente Moisés Ivo Rossato (PP), assumiu o cargo de vereador, no lugar de Adair Cecconi, do mesmo partido, que solicitou licença interesse por 30 dias.
Na sessão ordinária também foi realizada a apresentação das metas fiscais relativas ao 1° quadrimestre de 2026 e também o relatório de gestão da saúde do mesmo período.
De acordo com o contador da prefeitura, Ernani Steilmann, foi arrecadado no período pouco mais de 12 milhões de reais e gastos pouco mais de 9 milhões de reais, ou seja, a cada real arrecadado, o município gastou 77 centavos. Na área da educação, a prefeitura investiu no período 22,54%, abaixo dos 25% exigidos por lei. Na área da saúde, foi investido 14,81% e a lei exige 15%. Nos dois casos, o percentual exigido por lei deve ser atingido ao final de cada ano.
A Secretária Municipal da Saúde, Viviane Ceriotti, apresentou os números dos atendimentos prestados à população pela sua pasta no período. Segundo ela, nos primeiros 4 meses do ano foram realizados na Unidade Básica de Saúde (UBS) do município, 2.216 atendimentos, 5 mil consultas e 16 mil procedimentos. Viviane diz que são cerca de 100 atendimentos por dia.
A próxima sessão ordinária será realizada no dia 2 de junho, às 18 horas.