Nos meses de agosto e setembro, o verde da Serra do Lopo, em Extrema, começa a f**ar pontilhado de amarelo. É a florada do Ipê Amarelo, árvore que proporciona um verdadeiro espetáculo visual, colorindo as matas e as ruas de muitas cidades brasileiras, anunciando o fim do inverno. Por conta desta maravilha da natureza, um grupo de extremenses se sensibilizou e, através da internet, está buscando ad
eptos para um projeto de plantio de mudas de Ipê na Serra do Lopo. Os interessados poderão acessar em breve o site www.ipenaserra.com.br., que está sendo elaborado justamente para alavancar o projeto de plantio. Quem quiser ajudar a nomear o projeto pode participar do evento no facebook "Início dos trabalhos para replantio de Ipês na Serra" (www.facebook.com/events/320153551414664/). O ipê está espalhado por quase todo o Brasil. São várias espécies e suas flores podem ter as cores amarela, roxa, rosa e branca, esta última uma raridade. A flor do ipê-amarelo é considerada a flor símbolo do Brasil. As árvores, de grande porte, perdem todas as folhas e f**am cobertas pelas flores, em cachos, em um amarelo vivo que se destaca na paisagem, mesmo à distância. Mas tudo o que é bom dura pouco. Em algumas semanas, as flores caem, forrando o chão de amarelo. Em poucos meses, vêm os frutos e as sementes aladas, para que sejam levadas pelo vento, disseminando a espécie. Segundo o publicitário Thiago Nascimento da Silva, a idéia de plantar ipês na serra surgiu numa conversa em uma comunidade do facebook (Boca no Trombone) sobre como extrema f**a bonita com a floração do Ipê amarelo. “Durante a conversa, começamos a rememorar como a Serra de Extrema era ainda mais bela antes de um incêndio florestal que matou a maioria dos ipês na montanha”, disse. A idéia de plantar mais ipês na Serra do Lopo ainda está sendo elaborada. Segundo Thiago, os participantes estão dando suas sugestões de como guiar esta ação. “Em princípio, precisamos verif**ar a viabilidade do projeto, onde poderíamos arrumar as mudas de ipê, se juridicamente é viável, a forma como o poder público pode nos ajudar (viabilidade e divulgação), qual o custo do projeto, como fazer para sensibilizar os extremenses neste projeto e qual a colaboração que as entidades privadas podem dar”, explicou. Entre os engajados, se destacam Edilaine V.G. Oliveira, Medina Onisto, Elismar Meira Pereira e André Silva, que começaram a planejar esta ação. “Mas como tudo que envolve as redes sociais da internet e a população, esta idéia é mutável e acaba adquirindo sinergia própria, vai depender muito da participação de todos os envolvidos”, disse Thiago. Para não ter nenhuma interferência nas eleições e não virar palco de propaganda eleitoral, o grupo pretende iniciar o plantio após as eleições. “Previamente colocamos o dia 14 de outubro no facebook, mas esta data ainda poderá ser alterada”. Para conseguir as mudas e sementes, os participantes do projeto pretendem apresentar o projeto ao poder público municipal e do Instituto Estadual de Florestas, vinculada à Secretaria do Estado de Meio Ambiente. A quantidade de mudas e onde podem ser plantadas vai depender muito da colaboração do poder público, que possui agentes especializados neste levantamento. Thiago contou que o grupo de interessados no plantio de ipês na serra está crescendo rapidamente. “Tudo começou com uma conversa na última terça-feira, dia 14, entre quatro ou cinco pessoas no facebook. No dia seguinte já estávamos alcançando quase 50 pessoas dispostas a ajudar nas mais diversas áreas. O objetivo é sensibilizar a população da cidade para que possam ajudar, ou ao menos incentivar de alguma forma. O projeto nasceu em uma rede social, mas esperamos que cresça na cidade toda”, declarou.
“Resolveram plantar árvores pela forte impressão que a vista dos ipês floridos na serra causa nos visitantes e nos próprios moradores, a própria visão do paraíso. Queremos recuperar o que já tivemos um dia. Queremos dar a outros a oportunidade de ver o que nós já tivemos o privilégio de usufruir”, acrescentou.