Secretaria Municipal da Educação de Cravinhos

Secretaria Municipal da Educação de Cravinhos .

22/05/2026
Cravinhos encerra aplicação da Avaliação de Entrada de Fluência MatemáticaO município de Cravinhos concluiu a aplicação ...
21/05/2026

Cravinhos encerra aplicação da Avaliação de Entrada de Fluência Matemática

O município de Cravinhos concluiu a aplicação da Avaliação de Entrada de Fluência Matemática com os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, fortalecendo o compromisso com a aprendizagem e o acompanhamento do desenvolvimento educacional das crianças. As 5 escolas de Ensino Fundamental da rede participaram.

Desenvolvida pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), em parceria com o CAEd, a avaliação integra as ações do Programa Alfabetiza Juntos SP, iniciativa que reúne o Estado e os 645 municípios paulistas em prol da alfabetização na idade certa.

O teste foi organizado em três blocos principais, alinhados às competências previstas no Currículo Paulista para o 2º ano do Ensino Fundamental:

- Bloco 1: contagem, leitura de números e critérios de ordem;
- Bloco 2: operações de adição e subtração;
- Bloco 3: resolução de situações-problema do cotidiano.

A iniciativa tem como objetivo acompanhar o desenvolvimento das habilidades matemáticas dos estudantes, possibilitando um olhar mais atento para as aprendizagens e contribuindo para o planejamento de estratégias pedagógicas cada vez mais eficazes.

Com o encerramento desta etapa, Cravinhos reafirma seu compromisso com uma educação de qualidade, baseada no acompanhamento contínuo e no fortalecimento das aprendizagens desde os anos iniciais, parabenizando todas as equipes escolares que não têm medido esforços para garantir a participação dos estudantes, o desenvolvimento das aprendizagens e a construção de uma educação cada vez mais comprometida com o sucesso escolar de nossas crianças.

Cravinhos marca presença no Fórum Diálogos na Educação em Ribeirão PretoAconteceu nesta terça-feira, 20 de maio, em Ribe...
20/05/2026

Cravinhos marca presença no Fórum Diálogos na Educação em Ribeirão Preto

Aconteceu nesta terça-feira, 20 de maio, em Ribeirão Preto, a 5ª edição do Fórum Diálogos na Educação, uma iniciativa do Instituto EP. Com o tema “Tu me ensinas que eu te ensino”, o encontro reuniu educadores e especialistas para refletir sobre os desafios e caminhos da educação contemporânea.

A proposta central do fórum foi reafirmar que ninguém educa sozinho: a educação acontece na construção de vínculos, na valorização da diversidade de saberes e no reconhecimento mútuo entre todos os membros da comunidade escolar, promovendo uma educação mais humana, participativa e baseada na escuta e na partilha de experiências.

Representando o município de Cravinhos, participaram do encontro as supervisoras educacionais Flávia Lourenço Scatolino e Lucimara de Souza Gomes.

Realizado no Theatro Pedro II, o fórum contou com a palestra de abertura do psicólogo Alexandre Coimbra Amaral, terapeuta familiar e consultor em saúde mental organizacional, que trouxe reflexões sobre relações humanas, escuta e cuidado no contexto educacional.

O evento também promoveu uma mesa-redonda com especialistas da área da educação, abordando temas ligados às relações étnico-raciais, à educação para a não violência, à infância, à convivência escolar e às práticas pedagógicas, reforçando a importância do diálogo, da escuta qualificada e da construção coletiva do conhecimento.

O período da tarde foi dedicado às oficinas temáticas, nas quais os educadores puderam participar de atividades práticas, vivenciando momentos de troca de experiências e aprendizado.

Eventos como este fortalecem a certeza de que ninguém educa sozinho, reafirmando o valor da escuta, da colaboração e da construção coletiva do conhecimento.



20 de maio | DIA DO PEDAGOGOHoje celebramos aqueles que fazem da educação uma missão de cuidado, acolhimento e transform...
20/05/2026

20 de maio | DIA DO PEDAGOGO

Hoje celebramos aqueles que fazem da educação uma missão de cuidado, acolhimento e transformação. Ser pedagogo é acreditar no potencial de cada aluno, respeitar seus caminhos e semear aprendizagens que florescem por toda a vida.
Nossa gratidão a todos os pedagogos que, com dedicação, sensibilidade e compromisso, ajudam a construir um futuro melhor por meio da educação.

Parabéns!

FELIZ DIA DO PEDAGOGO!

18 de MaioDia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e AdolescentesProteger nossas crianças e ad...
18/05/2026

18 de Maio

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Proteger nossas crianças e adolescentes é um dever de todos. Neste 18 de maio, reforçamos a importância do cuidado, da escuta atenta e do compromisso coletivo no enfrentamento ao abuso e à exploração sexual infantil.

O silêncio não protege. A informação, a prevenção e a denúncia salvam vidas e ajudam a garantir o direito de crianças e adolescentes a uma infância segura, respeitada e protegida.

Que possamos fortalecer redes de apoio, acolhimento e proteção, promovendo ambientes seguros onde nossas crianças sejam ouvidas, cuidadas e amadas.

Faça bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes.

Disque 100. Denuncie.

A escola Evolua Educação esteve na EMEB Prof.ª Maria Helena Callegari Damião para a realização da primeira edição do Ves...
13/05/2026

A escola Evolua Educação esteve na EMEB Prof.ª Maria Helena Callegari Damião para a realização da primeira edição do Vestibulinho, uma iniciativa que proporcionou aos alunos uma experiência de avaliação e incentivo à qualificação profissional.

Os estudantes participaram de uma prova com questões de múltipla escolha, e os melhores colocados serão selecionados para participar das carreiras oferecidas pela Evolua Educação.

Os alunos que conquistarem o 1º, 2º e 3º lugar serão premiados com certificações e oportunidades de formação, fortalecendo ainda mais o desenvolvimento, o preparo e as oportunidades para o futuro.

Parabéns a todos os participantes por aceitarem esse desafio e darem mais um passo em busca do conhecimento e de novas conquistas!

Alunos da EMEB. Prof.ª Maria Helena Callegari Damião participam da campanha sobre o Dia das Mães A Secretaria Municipal ...
13/05/2026

Alunos da EMEB. Prof.ª Maria Helena Callegari Damião participam da campanha sobre o Dia das Mães

A Secretaria Municipal da Educação destaca a participação dos alunos do 2º ano da EMEB. Prof.ª Maria Helena Callegari Damião na campanha cultural “Desenhando Gratidão – Especial Dia das Mães”. A iniciativa, realizada em parceria com a Evolua Educação, promoveu o incentivo à expressão artística e à valorização dos vínculos familiares por meio do desenho.

Durante a atividade, os estudantes exploraram sua criatividade para homenagear as figuras maternas, resultando em trabalhos que aliam sensibilidade e técnica. Como forma de reconhecimento ao desempenho dos pequenos artistas, os autores dos desenhos selecionados foram contemplados com uma premiação especial, que incluiu ingressos de cinema para o filme Super Mario, além de prêmios tecnológicos como drones e fones gamer oferecidos pela Evolua.
Estendendo o impacto positivo da ação para além dos vencedores, todos os alunos da turma foram presenteados com imersões educacionais gratuitas.

A Secretaria da Educação parabeniza a equipe gestora, os professores e, especialmente, os alunos do 2º ano pelo envolvimento. Projetos como este reforçam o compromisso em oferecer atividades que integrem valores humanos, arte e o desenvolvimento tecnológico no cotidiano escolar.

Parceria entre Secretaria da Educação e Evolua Educação premia criatividade de alunos da EMEB. Antônio Joaquim da SilvaA...
13/05/2026

Parceria entre Secretaria da Educação e Evolua Educação premia criatividade de alunos da EMEB. Antônio Joaquim da Silva

A EMEB. Antônio Joaquim da Silva celebrou o talento de seus estudantes com o encerramento da campanha “Desenhando Gratidão – Especial Dia das Mães”. A iniciativa, realizada em parceria com a Evolua Educação, promoveu a integração entre arte, sensibilidade e tecnologia, mobilizando alunos do 2º ao 5º ano do período da manhã.

Os trabalhos apresentados retrataram, através do olhar dos estudantes, a importância das figuras maternas na comunidade escolar. Como reconhecimento pelo desempenho artístico, os autores dos desenhos selecionados foram premiados com ingressos de cinema para o filme Super Mario, além de prêmios tecnológicos como drones e fones gamer.

Além das premiações individuais, a parceria estendeu o benefício a todos os alunos das turmas participantes, que receberão imersões educacionais gratuitas oferecidas pela Evolua.

A Secretaria da Educação parabeniza todos os alunos, professores e a equipe gestora da EMEB Antônio Joaquim pelo empenho. Iniciativas como esta reforçam o compromisso do município em incentivar a criatividade e a formação de valores nas novas gerações.

O NAPEC (Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado de Cravinhos) tem se consolidado como referência regional na áre...
12/05/2026

O NAPEC (Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado de Cravinhos) tem se consolidado como referência regional na área da Educação Especial, destacando-se pelo trabalho comprometido com a inclusão e o desenvolvimento dos alunos.

Na sexta-feira (08/5/2026), o núcleo recebeu a visita de representantes e profissionais da Educação Especial do município de Pitangueiras, em um importante momento de troca de experiências, compartilhamento de práticas pedagógicas e fortalecimento das ações inclusivas.

A visita foi acompanhada pelos profissionais do NAPEC e pelas supervisoras Flávia e Lucimara, da Secretaria Municipal da Educação. Na ocasião foi, ainda apresentado o funcionamento do núcleo, os atendimentos realizados e as estratégias desenvolvidas no município.

A iniciativa reforça o compromisso de Cravinhos com uma educação cada vez mais humana, inclusiva e acessível, valorizando o acolhimento, o respeito às diferenças e a garantia de oportunidades para todos.


Mãe é abraço que acolhe, palavra que acalma e amor que ensina todos os dias. Na educação e na vida, são elas que ajudam ...
10/05/2026

Mãe é abraço que acolhe, palavra que acalma e amor que ensina todos os dias. Na educação e na vida, são elas que ajudam a construir sonhos, valores e caminhos.

Neste Dia das Mães, a Secretaria da Educação de Cravinhos homenageia todas as mães que, com dedicação e carinho, transformam o mundo começando dentro de casa.

FELIZ DIA DAS MÃES!

Inscrições para o Encceja 2026 começam em 4 de maio de 2026Pessoas interessadas em fazer o exame devem se inscrever some...
08/05/2026

Inscrições para o Encceja 2026 começam em 4 de maio de 2026

Pessoas interessadas em fazer o exame devem se inscrever somente por meio do Sistema Encceja para evitar contratempos e golpes.

A participação no Encceja Nacional 2026 é GRATUITA e voluntária, destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino.
Para participar, é necessário ter:

▶️ 15 anos completos para certificação do ensino fundamental

▶️18 anos completos para o ensino médio

MAIS INFORMAÇÕES:
Para mais informações, consulte o edital disp
https://www.in.gov.br/web/dou/-/edital-n-27-de-30-de-marco-de-2026-696446063

Inscrições:

https://enccejanacional.inep.gov.br/

Endereço

Cerqueira César, 136
Cravinhos, SP
14140-000

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:00 - 17:00
Terça-feira 08:00 - 17:00
Quarta-feira 08:00 - 17:00
Quinta-feira 08:00 - 17:00
Sexta-feira 08:00 - 17:00

Telefone

+551639512223

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Secretaria Municipal da Educação de Cravinhos posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Organização

Envie uma mensagem para Secretaria Municipal da Educação de Cravinhos:

Compartilhar