Notícias de Uibaí - Página da PMU

Notícias de Uibaí - Página da PMU Informações sobre Uibaí para a comunidade uibaiense residente em Uibaí e em outras cidades

Página no Facebook destinada a compartilhar com a comunidade informações ´de interesse público envolvendo a Administração Municipal de Uibaí

SAMU de UIBAI - EsclarecimentoLamentamos profundamente um grave acidente ocorrido hoje em Uibaí, que vitimou duas pessoa...
08/06/2016

SAMU de UIBAI - Esclarecimento
Lamentamos profundamente um grave acidente ocorrido hoje em Uibaí, que vitimou duas pessoas de nossa comunidade , a avó, D. Maria Machado e a neta, a adolescente Maria Machado Neta, que faziam caminhada ao amanhecer e foram atropeladas por um veículo, cujo condutor fugiu sem prestar socorro.
A equipe de saúde da Prefeitura fez prontamente o atendimento e, ao constatar a gravidade dos ferimentos, achou por bem fazer o remanejamento das acidentadas para Irecê. Embora tendo a disposição três ambulâncias do Município, a complexidade do quadro levou a equipe de saúde a solicitar diligência à Central do SAMU, que destacou a Unidade de Presidente Dutra para fazer o atendimento, com mais recursos e segurança.
A Secretária Municipal de Saúde se encontra neste momento no Hospital, em Irecê, e informa que a adolescente Maria Machado Neta já foi submetida a procedimento cirúrgico e que a cirurgia foi um sucesso. A avó, D. Maria, também está fora de perigo.
Quanto à disponibilização e uso da Unidade de Uibaí pela Central Regional do SAMU, esclarecemos que a Prefeitura, tão logo recebeu a ambulância, construiu o espaço para acomodação do veículo e equipe, rigorosamente dentro dos padrões estabelecidos pelo SAMU. A Prefeitura fez a sua parte e aguarda a assinatura do convênio e o repasse dos recursos para contratação de pessoal.
Enquanto as novas Unidades que aguardam convênio não entram em operação, a Central Regional do SAMU faz os atendimentos de emergência acionando sempre a unidade mais próxima.
PREFEITURA
BRILHA UM NOVO TEMPO

18/05/2016

EDUCAÇÃO: Uibaí avança e é destaque no Território.

18/05/2016
A COMUNIDADE PARTICIPANDOCom o fornecimento de mudas e apoio da Prefeitura, a Comunidade se reuniu na última sexta feira...
14/05/2016

A COMUNIDADE PARTICIPANDO
Com o fornecimento de mudas e apoio da Prefeitura, a Comunidade se reuniu na última sexta feira e plantou 84 árvores no entorno da Academia de Saúde.
É o poder público estimulando e apoiando a participação popular.
PREFEITURA
BRILHA UM NOVO TEMPO

PREFEITURA TRABALHANDOA Prefeitura, através da Secretaria da Saúde, em parceria com o Governo do Estado, vai realizar um...
13/05/2016

PREFEITURA TRABALHANDO
A Prefeitura, através da Secretaria da Saúde, em parceria com o Governo do Estado, vai realizar um grande mutirão para rastreamento de câncer de mama.
A iniciativa, que resulta de avaliação estatística de ocorrências em nosso município, será realizada no período de 17 a 23 de maio de 2016, na Praça da Feira, a partir das 7 horas da manhã.
A Secretaria Municipal de Saúde mobilizará sua equipe para fazer uma identificação previa de público alvo, que envolverá mulheres com idade entre 50 e 69 anos.
Haverá transporte pera as mulheres da Vila e Povoados.
PREFEITURA
BRILHA UM NOVO TEMPO

PREFEITURA TRABALHANDOGinástica noturna na Academia de Saúde.É o poder público presente e atuante com ações para melhori...
07/05/2016

PREFEITURA TRABALHANDO
Ginástica noturna na Academia de Saúde.
É o poder público presente e atuante com ações para melhoria da qualidade de vida da população.
PREFEITURA
BRILHA UM NOVO TEMPO

PEDRO ROCHANem fraude e nem desvioO Ministério Público denunciou o Prefeito Pedro Rocha, acusando-o de ter praticado fra...
07/05/2016

PEDRO ROCHA
Nem fraude e nem desvio

O Ministério Público denunciou o Prefeito Pedro Rocha, acusando-o de ter praticado fraude e desvio de recursos da merenda escolar. O título da matéria que está no site do Ministério Público é abrangente e pode levar ao entendimento de que o gestor lesou os cofres públicos e usou os recursos da merenda escolar para fins escusos, o que lamentavelmente é comum nos dias atuais, mas não aconteceu em Uibaí nesta gestão.

A notícia causou estranheza em Uibaí e na região, por envolver um gestor austero, rigoroso e experiente, o que requer, de pronto, esclarecimentos para mostrar que Pedro Rocha não é mais um político desonesto.

Pois bem, para que a Prefeitura realize a compra de produtos para a merenda escolar é necessário realizar licitação pública. Dos gastos realizados pela Prefeitura de Uibaí em 2009 para compra de produtos com recursos do PNAE, totalizando R$ 192.616,63, apenas 72.311,62, referentes à compra de leite, foram feitos sem concorrência pública. Quando não há concorrência, pode ocorrer a presunção de que houve conluio com fornecedores para fraudar o processo de compra ou contratação, com a prática de preços exorbitantes e fora da realidade do mercado, o que infelizmente também é muito comum nos dias em que vivemos, mas não aconteceu em Uibaí nesta gestão.

Porque então a Prefeitura não realizou concorrência pública?
Ao assumir a Prefeitura em 2009, Pedro Rocha recebeu a rede de escolas municipais literalmente destruída, sem sanitários, sem cantinas, com carteiras quebras e telhados desabando, estrutura sem a menor condição de acolher as atividades do calendário letivo daquele ano. Por outro lado, face à ruptura política que resultou das eleições municipais de 2008, não houve transição eficaz, sendo que o novo gestor encontrou os serviços públicos de apoio, como a área de licitações públicas, completamente desmontados, sem sistemas, sem arquivos de computadores, sem bases de dados.

Diante do caos instalado nos serviços públicos do município, as assessorias contábil e jurídica aconselharam o gestor a decretar estado de emergência, de modo a permitir as contratações de urgência, como a compra de materiais de construção e produtos para a merenda escolar, mediante dispensa de licitação, mas com a devida cotação de preços.

Desse modo, para não inviabilizar a instalação regular do calendário escoar de 2009, a primeira compra de leite para a merenda escolar, foi realizada mediante cotação de preços e não concorrência pública. A aquisição foi feita à Cooperativa dos Produtores Rurais de Jussara – COOPERJ, entidade cuja natureza por si já justificaria uma compra sem licitação. Ou seja, do total gasto naquele ano, apenas 72.311,62, referente à compra de 33.000 litros de leite se deu mediante cotação de preços, exatamente para cobrir o período em que vigeu a decretação de emergência.

É importante reproduzir declaração da Nutricionista Leila Nunes Oliveira Machado, então responsável técnica pela merenda escolar municipal, em recente pronunciamento nas redes sociais sobre o assunto:

“... Iniciei meu trabalho como Nutricionista RT pela alimentação escolar do nosso município em abril de 2009. A primeira coisa que Pedro Rocha me pediu foi para colocar leite TODOS OS DIAS na alimentação escolar, respondi para ele que a gente ainda não podia, pois o recurso ainda era escasso. Então, nesse mesmo ano, o leite passou a ser inserido 3 vezes por semana na alimentação escolar. Vamos fazer uma conta básica: trabalhamos em média com 3.000 alunos/ano, um copo de leite (200 ml) X 3.000 alunos X 3 vezes por semana vai dar 7.200 lt de leite por mês e 72.000 lt/ano (trabalhamos com 10 meses). Então meus caros, os 33.000 de leite, posso lhes afirmar, que agregou valor nutricional a alimentação dos nossos educandos...”

Houve Fraude e desvio?
Não houve fraude, pois as compras foram realizadas mediante cotação de preços e os preços praticados foram em consonância com os valores de mercado. Quando um gestor decreta estado de emergência, para viabilizar a realização de processos de compra e contratação mais simplificados, age no sentido de atender o interesse público, como foi o caso do Prefeito Pedro Rocha, que agiu para não prejudicar o calendário escolar de 2009. Mas há gestores que usam a decretação de emergência para fraudar as ações de compra e contratação.

Também não houve desvio, pois o que se comprou com dispensa de licitação e mediante cotação de preços foi
o leite, que foi comprado, pago a preços de mercado e empregado na merenda escolar.

O Prefeito Pedro Rocha está seguro de que, bem assessorado, seguiu o melhor caminho para evitar prejuízos para a população, ante a tumultuada transição política dos anos de 2008 para 2009, agindo de acordo com os princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade e economicidade.

O secretário da Educação João Borges não é objeto da ação do Ministério Público, uma vez que a Secretaria não realiza licitações nem compra e contratações, atividades que são desenvolvidas por equipes subordinadas ao Prefeito. Nesse sentido, não há esclarecimentos a ser prestados pelo Secretário João Borges, uma vez que os assuntos abordados estão foram de sua área de gestão.

PREFEITURA TRABALHANDOO Prefeito Pedro Rocha, Secretários e lideranças da Comunidade visitaram, no início desta noite, a...
06/05/2016

PREFEITURA TRABALHANDO
O Prefeito Pedro Rocha, Secretários e lideranças da Comunidade visitaram, no início desta noite, as obras de pavimentação da Rua Mira Serra. Satisfeita com o andamento da obras, a equipe da Prefeitura ouviu e registrou sugestões da população sobre as novas espécies arbóreas que serão plantadas.
A Rua D. Pedro I receberá brevemente uma visita da Prefeitura para avaliar os serviços de pavimentação.
PREFEITURA
BRILHA UM NOVO TEMPO

PREFEITURA TRABALHANDOA Prefeitura, através da Secretaria da Administração, realizou audiência pública no início desta n...
05/05/2016

PREFEITURA TRABALHANDO
A Prefeitura, através da Secretaria da Administração, realizou audiência pública no início desta noite na comunidade de Lagoinha, com lideranças comunitárias e os beneficiários de 19 unidades de instalações sanitárias. Na pauta, explicações sobre o esforço do poder público municipal para zerar o déficit de sanitários no município de Uibaí e orientações aos beneficiários sobre a construção de 58 sanitários nas comunidades de Formosa, Sobreira, Mandacarú, Paraibinha, Altamira, sendo que as primeiras 19 unidades serão edificadas imediatamente no Povoado de Lagoinha.
O Prefeito Pedro Rocha informou que os sanitários terão pia, caixa d’água, revestimento em cerâmica, fossa séptica e sumidouro. Explicou que a fossa séptica é importante para que ocorra a fermentação dos resíduos, antes de sua destinação ao sumidouro, o que reduz os riscos de contaminação.
Conclamou os beneficiários a fiscalizar com a Prefeitura cada etapa da obra, a qualidade dos materiais, a realização de todos os itens (pia, fossa séptica, sumidouro, caixa d´gua, cerâmica e instalações hidráulicas e elétricas), até a entrega final,com tudo funcionando.
Os 58 sanitários serão construídos com recursos de emenda parlamentar do Deputado Afonso Florense.
PREFEITURA
BRILHA UM NOVO TEMPO

RÁDIO NOVO TEMPOA Prefeitura convida para uma reunião na obra de pavimentação da Rua Mira Serra, com a finalidade de ava...
03/05/2016

RÁDIO NOVO TEMPO
A Prefeitura convida para uma reunião na obra de pavimentação da Rua Mira Serra, com a finalidade de avaliar o andamento dos trabalhos e definir com a Comunidade o plano de arborização.
O evento será realizado nesta quinta feira, 7 horas da noite, na Rua Mira Serra.
É o poder público atuando com eficiência para atender as necessidades da população.
PREFEITURA
BRILHA UM NOVO TEMPO

PREFEITURA TRABALHANDOA Prefeitura convida para o lançamento da construção de 19 sanitários na Comunidade de Lagoinha (e...
03/05/2016

PREFEITURA TRABALHANDO
A Prefeitura convida para o lançamento da construção de 19 sanitários na Comunidade de Lagoinha (emenda do Deputado Afonso Florence), evento que será realizado nesta quarta feira, 7 horas da noite, no Colégio de Lagoinha.
Já zeramos o déficit de sanitários em Alto da Cruz, Alto Branco, Chapadinha, Baixão de Aureliano e Baixas do Eliodório. Com esta ação, Lagoinha também passa a ter todas as habitações com instalações sanitárias.
É o poder público atuando com eficiência para apoiar e atender as pessoas mais necessitadas.
PREFEITURA
BRILHA UM NOVO TEMPO

PREFEITURA TRABALHANDOA Prefeitura, através da Secretaria de desenvolvimento Social e Promoção da Igualdade, realizou, n...
02/05/2016

PREFEITURA TRABALHANDO
A Prefeitura, através da Secretaria de desenvolvimento Social e Promoção da Igualdade, realizou, nas dependências da Creche Minervina, mais uma importante reunião de trabalho com beneficiários do Programa Bolsa Família, para esclarecer os critérios de elegibilidade definidos pelo Governo Federal. A Secretária Armênia abordou, ainda, questões relacionadas com averiguação cadastral e bloqueio de benefícios, instrumentos de controle do programa.
João Borges, Secretário da Educação, foi ao evento para enfatizar que a frequência escolar mínima de 85% dos filhos em idade escolar é uma condição para que a família receba o benefício, destacando que a freqência escolar é um requisito essencial do Programa Bolsa Família, sem a qual o beneficiário perde a elegibilidade e o programa perde parte importante do seu conceito, que é a construção da cidadania através do fortalecimento da educação.
PREFEITURA
BRILHA UM NOVO TEMPO

Endereço

Avenida Pedro Joaquim Machado, S/nº
Centro
44.950.000

Telefone

74-36491201

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Notícias de Uibaí - Página da PMU posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Organização

Envie uma mensagem para Notícias de Uibaí - Página da PMU:

Compartilhar